Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Christian Guimarães
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Junqueira, Sonia Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31851
Resumo: O entendimento da aprendizagem solidária como inovação educativa é tema deste estudo desenvolvido com o objetivo de encontrar convergências de campos teóricos da aprendizagem solidária e inovação educativa em contextos de projetos integradores voltados a questões sociais e desenvolvidos em uma Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES), com acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.  O trabalho completo compõe uma dissertação de mestrado, trata-se aqui, de um recorte. Como contexto teórico-metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da autoetnografia, que reconhece e inclui a narrativa pessoal, a subjetividade, a emotividade e a perspectiva do pesquisador no processo de investigação. Os achados a partir da análise, conduziram a quatro categorias: qualidade do serviço solidário, qualidade da aprendizagem, impacto do projeto de serviço-solidário e impacto institucional do projeto e revelaram o campo de convergências da aprendizagem solidária e inovação educativa, nas evidências de aprendizagem colaborativa, desafiadora, crítica e ativa, além do protagonismos e engajamento dos estudantes no projeto social desenvolvido no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Concluiu-se que os projetos integradores transformam as práticas universitárias e promovem um espaço de integração propício para o exercício da solidariedade e da autonomia para transformar a realidade.
id VERACRUZ-0_07bb79f0b8116d42b60c3feb80801b87
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31851
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation fieldAprendizagem solidáriaInovação educativaProjetos IntegradoresUniversidade e ComunidadeO entendimento da aprendizagem solidária como inovação educativa é tema deste estudo desenvolvido com o objetivo de encontrar convergências de campos teóricos da aprendizagem solidária e inovação educativa em contextos de projetos integradores voltados a questões sociais e desenvolvidos em uma Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES), com acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.  O trabalho completo compõe uma dissertação de mestrado, trata-se aqui, de um recorte. Como contexto teórico-metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da autoetnografia, que reconhece e inclui a narrativa pessoal, a subjetividade, a emotividade e a perspectiva do pesquisador no processo de investigação. Os achados a partir da análise, conduziram a quatro categorias: qualidade do serviço solidário, qualidade da aprendizagem, impacto do projeto de serviço-solidário e impacto institucional do projeto e revelaram o campo de convergências da aprendizagem solidária e inovação educativa, nas evidências de aprendizagem colaborativa, desafiadora, crítica e ativa, além do protagonismos e engajamento dos estudantes no projeto social desenvolvido no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Concluiu-se que os projetos integradores transformam as práticas universitárias e promovem um espaço de integração propício para o exercício da solidariedade e da autonomia para transformar a realidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3185110.34117/bjdv7n6-573Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62585-62602Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62585-62602Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62585-626022525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31851/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSevero, Christian GuimarãesJunqueira, Sonia Maria da Silva2021-09-21T11:05:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31851Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:51.283532Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field
title Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field
spellingShingle Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field
Severo, Christian Guimarães
Aprendizagem solidária
Inovação educativa
Projetos Integradores
Universidade e Comunidade
title_short Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field
title_full Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field
title_fullStr Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field
title_full_unstemmed Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field
title_sort Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field
author Severo, Christian Guimarães
author_facet Severo, Christian Guimarães
Junqueira, Sonia Maria da Silva
author_role author
author2 Junqueira, Sonia Maria da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Christian Guimarães
Junqueira, Sonia Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem solidária
Inovação educativa
Projetos Integradores
Universidade e Comunidade
topic Aprendizagem solidária
Inovação educativa
Projetos Integradores
Universidade e Comunidade
description O entendimento da aprendizagem solidária como inovação educativa é tema deste estudo desenvolvido com o objetivo de encontrar convergências de campos teóricos da aprendizagem solidária e inovação educativa em contextos de projetos integradores voltados a questões sociais e desenvolvidos em uma Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES), com acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.  O trabalho completo compõe uma dissertação de mestrado, trata-se aqui, de um recorte. Como contexto teórico-metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da autoetnografia, que reconhece e inclui a narrativa pessoal, a subjetividade, a emotividade e a perspectiva do pesquisador no processo de investigação. Os achados a partir da análise, conduziram a quatro categorias: qualidade do serviço solidário, qualidade da aprendizagem, impacto do projeto de serviço-solidário e impacto institucional do projeto e revelaram o campo de convergências da aprendizagem solidária e inovação educativa, nas evidências de aprendizagem colaborativa, desafiadora, crítica e ativa, além do protagonismos e engajamento dos estudantes no projeto social desenvolvido no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Concluiu-se que os projetos integradores transformam as práticas universitárias e promovem um espaço de integração propício para o exercício da solidariedade e da autonomia para transformar a realidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31851
10.34117/bjdv7n6-573
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31851
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31851/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62585-62602
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62585-62602
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62585-62602
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645541197742080