Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31851 |
Resumo: | O entendimento da aprendizagem solidária como inovação educativa é tema deste estudo desenvolvido com o objetivo de encontrar convergências de campos teóricos da aprendizagem solidária e inovação educativa em contextos de projetos integradores voltados a questões sociais e desenvolvidos em uma Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES), com acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. O trabalho completo compõe uma dissertação de mestrado, trata-se aqui, de um recorte. Como contexto teórico-metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da autoetnografia, que reconhece e inclui a narrativa pessoal, a subjetividade, a emotividade e a perspectiva do pesquisador no processo de investigação. Os achados a partir da análise, conduziram a quatro categorias: qualidade do serviço solidário, qualidade da aprendizagem, impacto do projeto de serviço-solidário e impacto institucional do projeto e revelaram o campo de convergências da aprendizagem solidária e inovação educativa, nas evidências de aprendizagem colaborativa, desafiadora, crítica e ativa, além do protagonismos e engajamento dos estudantes no projeto social desenvolvido no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Concluiu-se que os projetos integradores transformam as práticas universitárias e promovem um espaço de integração propício para o exercício da solidariedade e da autonomia para transformar a realidade. |
id |
VERACRUZ-0_07bb79f0b8116d42b60c3feb80801b87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31851 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation fieldAprendizagem solidáriaInovação educativaProjetos IntegradoresUniversidade e ComunidadeO entendimento da aprendizagem solidária como inovação educativa é tema deste estudo desenvolvido com o objetivo de encontrar convergências de campos teóricos da aprendizagem solidária e inovação educativa em contextos de projetos integradores voltados a questões sociais e desenvolvidos em uma Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES), com acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. O trabalho completo compõe uma dissertação de mestrado, trata-se aqui, de um recorte. Como contexto teórico-metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da autoetnografia, que reconhece e inclui a narrativa pessoal, a subjetividade, a emotividade e a perspectiva do pesquisador no processo de investigação. Os achados a partir da análise, conduziram a quatro categorias: qualidade do serviço solidário, qualidade da aprendizagem, impacto do projeto de serviço-solidário e impacto institucional do projeto e revelaram o campo de convergências da aprendizagem solidária e inovação educativa, nas evidências de aprendizagem colaborativa, desafiadora, crítica e ativa, além do protagonismos e engajamento dos estudantes no projeto social desenvolvido no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Concluiu-se que os projetos integradores transformam as práticas universitárias e promovem um espaço de integração propício para o exercício da solidariedade e da autonomia para transformar a realidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3185110.34117/bjdv7n6-573Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62585-62602Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62585-62602Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62585-626022525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31851/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSevero, Christian GuimarãesJunqueira, Sonia Maria da Silva2021-09-21T11:05:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31851Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:51.283532Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field |
title |
Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field |
spellingShingle |
Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field Severo, Christian Guimarães Aprendizagem solidária Inovação educativa Projetos Integradores Universidade e Comunidade |
title_short |
Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field |
title_full |
Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field |
title_fullStr |
Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field |
title_sort |
Aprendizagem solidária em projetos integradores: campo de inovação educativa / Solidarity learning in integrating projects: educational innovation field |
author |
Severo, Christian Guimarães |
author_facet |
Severo, Christian Guimarães Junqueira, Sonia Maria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Junqueira, Sonia Maria da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severo, Christian Guimarães Junqueira, Sonia Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem solidária Inovação educativa Projetos Integradores Universidade e Comunidade |
topic |
Aprendizagem solidária Inovação educativa Projetos Integradores Universidade e Comunidade |
description |
O entendimento da aprendizagem solidária como inovação educativa é tema deste estudo desenvolvido com o objetivo de encontrar convergências de campos teóricos da aprendizagem solidária e inovação educativa em contextos de projetos integradores voltados a questões sociais e desenvolvidos em uma Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES), com acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. O trabalho completo compõe uma dissertação de mestrado, trata-se aqui, de um recorte. Como contexto teórico-metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da autoetnografia, que reconhece e inclui a narrativa pessoal, a subjetividade, a emotividade e a perspectiva do pesquisador no processo de investigação. Os achados a partir da análise, conduziram a quatro categorias: qualidade do serviço solidário, qualidade da aprendizagem, impacto do projeto de serviço-solidário e impacto institucional do projeto e revelaram o campo de convergências da aprendizagem solidária e inovação educativa, nas evidências de aprendizagem colaborativa, desafiadora, crítica e ativa, além do protagonismos e engajamento dos estudantes no projeto social desenvolvido no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Concluiu-se que os projetos integradores transformam as práticas universitárias e promovem um espaço de integração propício para o exercício da solidariedade e da autonomia para transformar a realidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31851 10.34117/bjdv7n6-573 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31851 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31851/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62585-62602 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62585-62602 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62585-62602 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645541197742080 |