Educação Ambiental e Programa Agrinho: Ações de práticas sustentáveis / Environmental Education and Agrinho Program: Actions of sustainable

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lavor, Francisco Ivo Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leite, Michael Douglas Sousa, de Araújo, Weslley Alves, Nobre, Kadydja Mayara Ramos, dos Santos, Ana Patrícia Oliveira, Santos, Kaio Luís de Azevêdo, Bezerra, Mayle Alves, de Moraes, Socorro Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39195
Resumo: O tema educação ambiental surge da grande preocupação do homem com os aspectos ambientais, devido a grandes desastres naturais que têm acarretado impactos no ambiente nas últimas décadas. A principal função da educação ambiental é a conscientização de expor a importância e a responsabilidade que cada cidadão tem sobre o meio ambiente, educar a população a usar nossos recursos de maneira sustentável. Diante disso, esse artigo tem como objetivo demonstrar a evolução de práticas sustentáveis por meio da aplicação de um Programa Educação Ambiental denominado Programa Agrinho. Focou-se nas práticas voltadas para a Educação Ambiental realizadas pelos membros e participantes do programa, no Munícipio de Iguatu-Ceará, onde foram analisados os portfólios de ações referentes aos anos de 2017 e 2018, verificando em especial os resultados dessas ações. Metodologicamente utilizou-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Os resultados mostraram que o programa Agrinho é atrativa e engajadora, haja vista requerer tanto envolvimento de todos. Conclui-se que as educações ambientais nos termos do Agrinho possibilitam uma construção de cultura sustentável, pois dialoga com o que se defende, internacionalmente, como protótipo de uma experiência assertiva e eficaz.  
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