Kahoot! Como ferramenta de revisão de conteúdo em neurociências / Kahoot! As a tool for content review in neuroscience
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2110 |
Resumo: | O aprendizado baseado em jogos é uma estratégia com crescimento progressivo, sobretudo com o advento de novas tecnologias de informação e comunicação. O Kahoot! é uma ferramenta virtual para a criação de Quiz com questões de múltipla escolha. Assim, esse estudo pretende relatar a implementação do Kahoot! na disciplina de Neurociências como estratégia de revisão de conteúdos antes da prova discursiva nos cursos de graduação em Biomedicina e Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (Campus Nova Friburgo). As questões foram elaboradas pelos estudantes em grupos conforme os temas de aula que seriam cobrados na prova discursiva, revisadas pelo docente e inseridas no Kahoot! pelo monitor. No dia da aplicação do Kahoot!, as questões foram projetadas no quadro branco e os estudantes responderam as questões em grupo através de seus dispositivos móveis (Bring Your Own Device). Como resultado, notou-se grande interação entre o docente e os estudantes, assim como entre os estudantes na discussão das alternativas de resposta. O desempenho dos grupos foi satisfatório, demandando pouco tempo para responder às questões. O Kahoot! gera um rank em tempo real dos grupos e acertos e isso motivou os estudantes a se empenharem na atividade para ficar na primeira colocação. Concluímos que o Kahoot! é uma ferramenta dinâmica e valiosa como instrumento de avaliação, motivação e engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. |
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