Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Rosana Cabral
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Ágna Retyelly Sampaio de, Oliveira, Anderson dos Santos, Mont’ Alverne, André Luis do Nascimento, Fernandes, Camilla Ytala Pinheiro, Oliveira, Dyandra Fernanda Lima de, Vale, Thamires Santos do, Costa, José Edson Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n9-456
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36481
Resumo: O trabalho surgiu a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, para subsidiar os futuros educandos à compreensão dos desafios inerentes a esta. Com isso, pretende-se compartilhar as experiências vividas, ressaltando os desafios e dificuldades encontrados e contornados. O estudo trata-se de um relato de experiência vivenciado na Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva. Para a construção utilizou-se a metodologia qualitativa e, a partir de uma abordagem combinada, alguns métodos de coleta foram adotados, como: observação, entrevista e análise dos documentos através das atividades realizadas. A amostra foi elaborada com a participação de 343 discentes de ambos os sexos, com idades entre 15 a 20 anos. Na intervenção prática, percebeu-se que a maioria correspondia ao conteúdo e às propostas desenvolvidas nas aulas, embora as aulas práticas tenham contribuído para o distanciamento da conscientização do aluno em adotar uma postura mais ativa por meio da vivência. A intervenção extraclasse possibilitou aos alunos vivenciar e compartilhar inspirações a partir dos elementos da natureza, experimentando os diferentes gestos e movimentos necessários das propostas, a fim de despertar o entusiasmo e a harmonização do grupo na base do respeito e valorização entre os colegas e a natureza. Em suma, o estágio possibilitou a formação educacional em que o aluno teve a oportunidade de participar de forma orientada e científica na perspectiva da reflexão sobre os conteúdos discutidos e o estilo de vida dos alunos, estabelecendo critérios com a finalidade de realizar práticas corporais saudáveis.
id VERACRUZ-0_08e46e96e14e8d8d89b9c7346ba49268
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36481
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher trainingEstágio supervisionadoLicenciatura em educação físicaAbordagem saúde renovada.O trabalho surgiu a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, para subsidiar os futuros educandos à compreensão dos desafios inerentes a esta. Com isso, pretende-se compartilhar as experiências vividas, ressaltando os desafios e dificuldades encontrados e contornados. O estudo trata-se de um relato de experiência vivenciado na Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva. Para a construção utilizou-se a metodologia qualitativa e, a partir de uma abordagem combinada, alguns métodos de coleta foram adotados, como: observação, entrevista e análise dos documentos através das atividades realizadas. A amostra foi elaborada com a participação de 343 discentes de ambos os sexos, com idades entre 15 a 20 anos. Na intervenção prática, percebeu-se que a maioria correspondia ao conteúdo e às propostas desenvolvidas nas aulas, embora as aulas práticas tenham contribuído para o distanciamento da conscientização do aluno em adotar uma postura mais ativa por meio da vivência. A intervenção extraclasse possibilitou aos alunos vivenciar e compartilhar inspirações a partir dos elementos da natureza, experimentando os diferentes gestos e movimentos necessários das propostas, a fim de despertar o entusiasmo e a harmonização do grupo na base do respeito e valorização entre os colegas e a natureza. Em suma, o estágio possibilitou a formação educacional em que o aluno teve a oportunidade de participar de forma orientada e científica na perspectiva da reflexão sobre os conteúdos discutidos e o estilo de vida dos alunos, estabelecendo critérios com a finalidade de realizar práticas corporais saudáveis.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3648110.34117/bjdv7n9-456Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92967-92980Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92967-92980Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92967-929802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36481/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Rosana CabralSouza, Ágna Retyelly Sampaio deOliveira, Anderson dos SantosMont’ Alverne, André Luis do NascimentoFernandes, Camilla Ytala PinheiroOliveira, Dyandra Fernanda Lima deVale, Thamires Santos doCosta, José Edson Ferreira da2022-06-02T12:31:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36481Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:53.892387Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
title Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
spellingShingle Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
Pinheiro, Rosana Cabral
Estágio supervisionado
Licenciatura em educação física
Abordagem saúde renovada.
Pinheiro, Rosana Cabral
Estágio supervisionado
Licenciatura em educação física
Abordagem saúde renovada.
title_short Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
title_full Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
title_fullStr Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
title_full_unstemmed Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
title_sort Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
author Pinheiro, Rosana Cabral
author_facet Pinheiro, Rosana Cabral
Pinheiro, Rosana Cabral
Souza, Ágna Retyelly Sampaio de
Oliveira, Anderson dos Santos
Mont’ Alverne, André Luis do Nascimento
Fernandes, Camilla Ytala Pinheiro
Oliveira, Dyandra Fernanda Lima de
Vale, Thamires Santos do
Costa, José Edson Ferreira da
Souza, Ágna Retyelly Sampaio de
Oliveira, Anderson dos Santos
Mont’ Alverne, André Luis do Nascimento
Fernandes, Camilla Ytala Pinheiro
Oliveira, Dyandra Fernanda Lima de
Vale, Thamires Santos do
Costa, José Edson Ferreira da
author_role author
author2 Souza, Ágna Retyelly Sampaio de
Oliveira, Anderson dos Santos
Mont’ Alverne, André Luis do Nascimento
Fernandes, Camilla Ytala Pinheiro
Oliveira, Dyandra Fernanda Lima de
Vale, Thamires Santos do
Costa, José Edson Ferreira da
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Rosana Cabral
Souza, Ágna Retyelly Sampaio de
Oliveira, Anderson dos Santos
Mont’ Alverne, André Luis do Nascimento
Fernandes, Camilla Ytala Pinheiro
Oliveira, Dyandra Fernanda Lima de
Vale, Thamires Santos do
Costa, José Edson Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Licenciatura em educação física
Abordagem saúde renovada.
topic Estágio supervisionado
Licenciatura em educação física
Abordagem saúde renovada.
description O trabalho surgiu a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, para subsidiar os futuros educandos à compreensão dos desafios inerentes a esta. Com isso, pretende-se compartilhar as experiências vividas, ressaltando os desafios e dificuldades encontrados e contornados. O estudo trata-se de um relato de experiência vivenciado na Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva. Para a construção utilizou-se a metodologia qualitativa e, a partir de uma abordagem combinada, alguns métodos de coleta foram adotados, como: observação, entrevista e análise dos documentos através das atividades realizadas. A amostra foi elaborada com a participação de 343 discentes de ambos os sexos, com idades entre 15 a 20 anos. Na intervenção prática, percebeu-se que a maioria correspondia ao conteúdo e às propostas desenvolvidas nas aulas, embora as aulas práticas tenham contribuído para o distanciamento da conscientização do aluno em adotar uma postura mais ativa por meio da vivência. A intervenção extraclasse possibilitou aos alunos vivenciar e compartilhar inspirações a partir dos elementos da natureza, experimentando os diferentes gestos e movimentos necessários das propostas, a fim de despertar o entusiasmo e a harmonização do grupo na base do respeito e valorização entre os colegas e a natureza. Em suma, o estágio possibilitou a formação educacional em que o aluno teve a oportunidade de participar de forma orientada e científica na perspectiva da reflexão sobre os conteúdos discutidos e o estilo de vida dos alunos, estabelecendo critérios com a finalidade de realizar práticas corporais saudáveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36481
10.34117/bjdv7n9-456
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36481
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36481/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92967-92980
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92967-92980
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92967-92980
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183790352531456
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n9-456