Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n9-456 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36481 |
Resumo: | O trabalho surgiu a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, para subsidiar os futuros educandos à compreensão dos desafios inerentes a esta. Com isso, pretende-se compartilhar as experiências vividas, ressaltando os desafios e dificuldades encontrados e contornados. O estudo trata-se de um relato de experiência vivenciado na Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva. Para a construção utilizou-se a metodologia qualitativa e, a partir de uma abordagem combinada, alguns métodos de coleta foram adotados, como: observação, entrevista e análise dos documentos através das atividades realizadas. A amostra foi elaborada com a participação de 343 discentes de ambos os sexos, com idades entre 15 a 20 anos. Na intervenção prática, percebeu-se que a maioria correspondia ao conteúdo e às propostas desenvolvidas nas aulas, embora as aulas práticas tenham contribuído para o distanciamento da conscientização do aluno em adotar uma postura mais ativa por meio da vivência. A intervenção extraclasse possibilitou aos alunos vivenciar e compartilhar inspirações a partir dos elementos da natureza, experimentando os diferentes gestos e movimentos necessários das propostas, a fim de despertar o entusiasmo e a harmonização do grupo na base do respeito e valorização entre os colegas e a natureza. Em suma, o estágio possibilitou a formação educacional em que o aluno teve a oportunidade de participar de forma orientada e científica na perspectiva da reflexão sobre os conteúdos discutidos e o estilo de vida dos alunos, estabelecendo critérios com a finalidade de realizar práticas corporais saudáveis. |
id |
VERACRUZ-0_08e46e96e14e8d8d89b9c7346ba49268 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36481 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher trainingEstágio supervisionadoLicenciatura em educação físicaAbordagem saúde renovada.O trabalho surgiu a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, para subsidiar os futuros educandos à compreensão dos desafios inerentes a esta. Com isso, pretende-se compartilhar as experiências vividas, ressaltando os desafios e dificuldades encontrados e contornados. O estudo trata-se de um relato de experiência vivenciado na Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva. Para a construção utilizou-se a metodologia qualitativa e, a partir de uma abordagem combinada, alguns métodos de coleta foram adotados, como: observação, entrevista e análise dos documentos através das atividades realizadas. A amostra foi elaborada com a participação de 343 discentes de ambos os sexos, com idades entre 15 a 20 anos. Na intervenção prática, percebeu-se que a maioria correspondia ao conteúdo e às propostas desenvolvidas nas aulas, embora as aulas práticas tenham contribuído para o distanciamento da conscientização do aluno em adotar uma postura mais ativa por meio da vivência. A intervenção extraclasse possibilitou aos alunos vivenciar e compartilhar inspirações a partir dos elementos da natureza, experimentando os diferentes gestos e movimentos necessários das propostas, a fim de despertar o entusiasmo e a harmonização do grupo na base do respeito e valorização entre os colegas e a natureza. Em suma, o estágio possibilitou a formação educacional em que o aluno teve a oportunidade de participar de forma orientada e científica na perspectiva da reflexão sobre os conteúdos discutidos e o estilo de vida dos alunos, estabelecendo critérios com a finalidade de realizar práticas corporais saudáveis.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3648110.34117/bjdv7n9-456Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92967-92980Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92967-92980Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92967-929802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36481/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Rosana CabralSouza, Ágna Retyelly Sampaio deOliveira, Anderson dos SantosMont’ Alverne, André Luis do NascimentoFernandes, Camilla Ytala PinheiroOliveira, Dyandra Fernanda Lima deVale, Thamires Santos doCosta, José Edson Ferreira da2022-06-02T12:31:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36481Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:53.892387Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training |
title |
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training |
spellingShingle |
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training Pinheiro, Rosana Cabral Estágio supervisionado Licenciatura em educação física Abordagem saúde renovada. Pinheiro, Rosana Cabral Estágio supervisionado Licenciatura em educação física Abordagem saúde renovada. |
title_short |
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training |
title_full |
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training |
title_fullStr |
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training |
title_sort |
Educação física escolar através da abordagem saúde renovada: práticas que norteiam a formação de professores / School physical education through the renewed health approach: practices that guide teacher training |
author |
Pinheiro, Rosana Cabral |
author_facet |
Pinheiro, Rosana Cabral Pinheiro, Rosana Cabral Souza, Ágna Retyelly Sampaio de Oliveira, Anderson dos Santos Mont’ Alverne, André Luis do Nascimento Fernandes, Camilla Ytala Pinheiro Oliveira, Dyandra Fernanda Lima de Vale, Thamires Santos do Costa, José Edson Ferreira da Souza, Ágna Retyelly Sampaio de Oliveira, Anderson dos Santos Mont’ Alverne, André Luis do Nascimento Fernandes, Camilla Ytala Pinheiro Oliveira, Dyandra Fernanda Lima de Vale, Thamires Santos do Costa, José Edson Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Ágna Retyelly Sampaio de Oliveira, Anderson dos Santos Mont’ Alverne, André Luis do Nascimento Fernandes, Camilla Ytala Pinheiro Oliveira, Dyandra Fernanda Lima de Vale, Thamires Santos do Costa, José Edson Ferreira da |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Rosana Cabral Souza, Ágna Retyelly Sampaio de Oliveira, Anderson dos Santos Mont’ Alverne, André Luis do Nascimento Fernandes, Camilla Ytala Pinheiro Oliveira, Dyandra Fernanda Lima de Vale, Thamires Santos do Costa, José Edson Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Licenciatura em educação física Abordagem saúde renovada. |
topic |
Estágio supervisionado Licenciatura em educação física Abordagem saúde renovada. |
description |
O trabalho surgiu a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, para subsidiar os futuros educandos à compreensão dos desafios inerentes a esta. Com isso, pretende-se compartilhar as experiências vividas, ressaltando os desafios e dificuldades encontrados e contornados. O estudo trata-se de um relato de experiência vivenciado na Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva. Para a construção utilizou-se a metodologia qualitativa e, a partir de uma abordagem combinada, alguns métodos de coleta foram adotados, como: observação, entrevista e análise dos documentos através das atividades realizadas. A amostra foi elaborada com a participação de 343 discentes de ambos os sexos, com idades entre 15 a 20 anos. Na intervenção prática, percebeu-se que a maioria correspondia ao conteúdo e às propostas desenvolvidas nas aulas, embora as aulas práticas tenham contribuído para o distanciamento da conscientização do aluno em adotar uma postura mais ativa por meio da vivência. A intervenção extraclasse possibilitou aos alunos vivenciar e compartilhar inspirações a partir dos elementos da natureza, experimentando os diferentes gestos e movimentos necessários das propostas, a fim de despertar o entusiasmo e a harmonização do grupo na base do respeito e valorização entre os colegas e a natureza. Em suma, o estágio possibilitou a formação educacional em que o aluno teve a oportunidade de participar de forma orientada e científica na perspectiva da reflexão sobre os conteúdos discutidos e o estilo de vida dos alunos, estabelecendo critérios com a finalidade de realizar práticas corporais saudáveis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36481 10.34117/bjdv7n9-456 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36481 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36481/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92967-92980 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92967-92980 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92967-92980 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183790352531456 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-456 |