O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Loureiro, Robson Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1202
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada em 2011.1 com alunos e docentes participantes da formação de professores do ensino superior para o uso das tecnologias da informação e comunicação que procurou estabelecer por meio das mídias caminhos didáticos e metodológicos que tendem a motivar novas formas de docência. Esta formação foi a primeira edição de um processo continuado, apoiado pela administração superior da Universidade. A metodologia aplicada integrou o desenvolvimento de parcerias entre docentes e discentes pautada por práticas integrativas e colaborativas e avaliadas a partir da perspectiva ausubeliana. Professores e alunos atuaram em conjunto formando pares de trabalho e aplicando nas aulas presenciais as suas descobertas sobre os usos de mídias multimodais. Para este trabalho optou-se pela abordagem de estudo de caso onde as informações coletadas em momentos diferenciados da formação são comparadas e fundamentadas em análises posteriores. Constataram-se mudanças na utilização de ferramentas multimodais e do uso das redes sociais pelos participantes da formação indicando tendências de maior integração e alterações possíveis na docência superior. 
id VERACRUZ-0_09b051be9d14b2afc88f31bb0392f3d7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1202
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher trainingTICs. Formação de Professores. Ensino Superior.Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada em 2011.1 com alunos e docentes participantes da formação de professores do ensino superior para o uso das tecnologias da informação e comunicação que procurou estabelecer por meio das mídias caminhos didáticos e metodológicos que tendem a motivar novas formas de docência. Esta formação foi a primeira edição de um processo continuado, apoiado pela administração superior da Universidade. A metodologia aplicada integrou o desenvolvimento de parcerias entre docentes e discentes pautada por práticas integrativas e colaborativas e avaliadas a partir da perspectiva ausubeliana. Professores e alunos atuaram em conjunto formando pares de trabalho e aplicando nas aulas presenciais as suas descobertas sobre os usos de mídias multimodais. Para este trabalho optou-se pela abordagem de estudo de caso onde as informações coletadas em momentos diferenciados da formação são comparadas e fundamentadas em análises posteriores. Constataram-se mudanças na utilização de ferramentas multimodais e do uso das redes sociais pelos participantes da formação indicando tendências de maior integração e alterações possíveis na docência superior. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/120210.34117/bjdv5n3-1202Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 3 (2019); 1946-1960Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 3 (2019); 1946-1960Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 3 (2019); 1946-19602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1202/1062Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana deLoureiro, Robson Carlos2019-03-18T20:19:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1202Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:16.590313Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training
title O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training
spellingShingle O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training
Lima, Luciana de
TICs. Formação de Professores. Ensino Superior.
title_short O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training
title_full O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training
title_fullStr O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training
title_full_unstemmed O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training
title_sort O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training
author Lima, Luciana de
author_facet Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
author_role author
author2 Loureiro, Robson Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv TICs. Formação de Professores. Ensino Superior.
topic TICs. Formação de Professores. Ensino Superior.
description Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada em 2011.1 com alunos e docentes participantes da formação de professores do ensino superior para o uso das tecnologias da informação e comunicação que procurou estabelecer por meio das mídias caminhos didáticos e metodológicos que tendem a motivar novas formas de docência. Esta formação foi a primeira edição de um processo continuado, apoiado pela administração superior da Universidade. A metodologia aplicada integrou o desenvolvimento de parcerias entre docentes e discentes pautada por práticas integrativas e colaborativas e avaliadas a partir da perspectiva ausubeliana. Professores e alunos atuaram em conjunto formando pares de trabalho e aplicando nas aulas presenciais as suas descobertas sobre os usos de mídias multimodais. Para este trabalho optou-se pela abordagem de estudo de caso onde as informações coletadas em momentos diferenciados da formação são comparadas e fundamentadas em análises posteriores. Constataram-se mudanças na utilização de ferramentas multimodais e do uso das redes sociais pelos participantes da formação indicando tendências de maior integração e alterações possíveis na docência superior. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1202
10.34117/bjdv5n3-1202
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1202
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n3-1202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1202/1062
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 3 (2019); 1946-1960
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 3 (2019); 1946-1960
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 3 (2019); 1946-1960
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645415768129536