O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1202 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada em 2011.1 com alunos e docentes participantes da formação de professores do ensino superior para o uso das tecnologias da informação e comunicação que procurou estabelecer por meio das mídias caminhos didáticos e metodológicos que tendem a motivar novas formas de docência. Esta formação foi a primeira edição de um processo continuado, apoiado pela administração superior da Universidade. A metodologia aplicada integrou o desenvolvimento de parcerias entre docentes e discentes pautada por práticas integrativas e colaborativas e avaliadas a partir da perspectiva ausubeliana. Professores e alunos atuaram em conjunto formando pares de trabalho e aplicando nas aulas presenciais as suas descobertas sobre os usos de mídias multimodais. Para este trabalho optou-se pela abordagem de estudo de caso onde as informações coletadas em momentos diferenciados da formação são comparadas e fundamentadas em análises posteriores. Constataram-se mudanças na utilização de ferramentas multimodais e do uso das redes sociais pelos participantes da formação indicando tendências de maior integração e alterações possíveis na docência superior. |
id |
VERACRUZ-0_09b051be9d14b2afc88f31bb0392f3d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1202 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher trainingTICs. Formação de Professores. Ensino Superior.Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada em 2011.1 com alunos e docentes participantes da formação de professores do ensino superior para o uso das tecnologias da informação e comunicação que procurou estabelecer por meio das mídias caminhos didáticos e metodológicos que tendem a motivar novas formas de docência. Esta formação foi a primeira edição de um processo continuado, apoiado pela administração superior da Universidade. A metodologia aplicada integrou o desenvolvimento de parcerias entre docentes e discentes pautada por práticas integrativas e colaborativas e avaliadas a partir da perspectiva ausubeliana. Professores e alunos atuaram em conjunto formando pares de trabalho e aplicando nas aulas presenciais as suas descobertas sobre os usos de mídias multimodais. Para este trabalho optou-se pela abordagem de estudo de caso onde as informações coletadas em momentos diferenciados da formação são comparadas e fundamentadas em análises posteriores. Constataram-se mudanças na utilização de ferramentas multimodais e do uso das redes sociais pelos participantes da formação indicando tendências de maior integração e alterações possíveis na docência superior. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/120210.34117/bjdv5n3-1202Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 3 (2019); 1946-1960Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 3 (2019); 1946-1960Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 3 (2019); 1946-19602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1202/1062Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana deLoureiro, Robson Carlos2019-03-18T20:19:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1202Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:16.590313Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training |
title |
O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training |
spellingShingle |
O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training Lima, Luciana de TICs. Formação de Professores. Ensino Superior. |
title_short |
O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training |
title_full |
O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training |
title_fullStr |
O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training |
title_full_unstemmed |
O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training |
title_sort |
O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training |
author |
Lima, Luciana de |
author_facet |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Robson Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TICs. Formação de Professores. Ensino Superior. |
topic |
TICs. Formação de Professores. Ensino Superior. |
description |
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada em 2011.1 com alunos e docentes participantes da formação de professores do ensino superior para o uso das tecnologias da informação e comunicação que procurou estabelecer por meio das mídias caminhos didáticos e metodológicos que tendem a motivar novas formas de docência. Esta formação foi a primeira edição de um processo continuado, apoiado pela administração superior da Universidade. A metodologia aplicada integrou o desenvolvimento de parcerias entre docentes e discentes pautada por práticas integrativas e colaborativas e avaliadas a partir da perspectiva ausubeliana. Professores e alunos atuaram em conjunto formando pares de trabalho e aplicando nas aulas presenciais as suas descobertas sobre os usos de mídias multimodais. Para este trabalho optou-se pela abordagem de estudo de caso onde as informações coletadas em momentos diferenciados da formação são comparadas e fundamentadas em análises posteriores. Constataram-se mudanças na utilização de ferramentas multimodais e do uso das redes sociais pelos participantes da formação indicando tendências de maior integração e alterações possíveis na docência superior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1202 10.34117/bjdv5n3-1202 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1202 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n3-1202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1202/1062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 3 (2019); 1946-1960 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 3 (2019); 1946-1960 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 3 (2019); 1946-1960 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645415768129536 |