Proposta de um guia de atividades de simulações com o software Modellus / Proposal for a simulation activity guide with Modellus software
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26321 |
Resumo: | A evolução tecnológica e, principalmente, o acesso a ferramentas como computadores, tablets, smartfones etc. tornou possível utilizar simulações computacionais interativas como recurso educacional, em uma forma controlada de analisar e descrever os eventos físicos. Estes dois processos envolvem procedimentos (análise de variáveis, estudo de relações entre variáveis, manipulações algébricas, entre outros) que compõem o conjunto de conhecimentos adquiridos e que raramente são considerados como componentes do currículo escolar. Nesse caso, os conhecimentos procedimentais, se acompanhados da compreensão conceitual, podem contribuir para mostrar e tornar lúdico aos estudantes que os eventos e as grandezas físicas podem ser modificados mediante a ações bem específicas. Este trabalho apresenta resultados da elaboração e utilização de um guia de atividades a ser utilizado no desenvolvimento de atividades com o software Modellus. Sua forma de organização tem como objetivo estimular os estudantes a exporem as ações e procedimentos necessários durante a análise de um evento, em uma ação exploratória e interativa. Para isso, apresenta uma situação problema, preferencialmente relacionada a situações mais próximas da realidade. Para resolvê-la o aluno necessita manipular parâmetros, encontrar relações/equações matemáticas, levantar hipóteses, testar suas hipóteses, avaliar os resultados e registrar todas as suas ações. Resultados indicaram que, partindo da proposta investigativa utilizando o software modellus, foi possível que os alunos relacionassem conteúdos conceituais e procedimentais. Além disso, verificou-se que o formato do guia é adequado, visualmente organizado e receptivo aos estudantes, a linguagem é adequada e de fácil assimilação e entendimento pelo leitor e, por fim, este apresenta uma boa organização didática e metodológica que contribui para o desenvolvimento e o objetivo da atividade, podendo ser estruturado e incorporado ao planejamento de Física como mais um recurso para o ensino dessa disciplina. |
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Proposta de um guia de atividades de simulações com o software Modellus / Proposal for a simulation activity guide with Modellus softwareEnsino por investigaçãoSimulaçõesSituação- problema.A evolução tecnológica e, principalmente, o acesso a ferramentas como computadores, tablets, smartfones etc. tornou possível utilizar simulações computacionais interativas como recurso educacional, em uma forma controlada de analisar e descrever os eventos físicos. Estes dois processos envolvem procedimentos (análise de variáveis, estudo de relações entre variáveis, manipulações algébricas, entre outros) que compõem o conjunto de conhecimentos adquiridos e que raramente são considerados como componentes do currículo escolar. Nesse caso, os conhecimentos procedimentais, se acompanhados da compreensão conceitual, podem contribuir para mostrar e tornar lúdico aos estudantes que os eventos e as grandezas físicas podem ser modificados mediante a ações bem específicas. Este trabalho apresenta resultados da elaboração e utilização de um guia de atividades a ser utilizado no desenvolvimento de atividades com o software Modellus. Sua forma de organização tem como objetivo estimular os estudantes a exporem as ações e procedimentos necessários durante a análise de um evento, em uma ação exploratória e interativa. Para isso, apresenta uma situação problema, preferencialmente relacionada a situações mais próximas da realidade. Para resolvê-la o aluno necessita manipular parâmetros, encontrar relações/equações matemáticas, levantar hipóteses, testar suas hipóteses, avaliar os resultados e registrar todas as suas ações. Resultados indicaram que, partindo da proposta investigativa utilizando o software modellus, foi possível que os alunos relacionassem conteúdos conceituais e procedimentais. Além disso, verificou-se que o formato do guia é adequado, visualmente organizado e receptivo aos estudantes, a linguagem é adequada e de fácil assimilação e entendimento pelo leitor e, por fim, este apresenta uma boa organização didática e metodológica que contribui para o desenvolvimento e o objetivo da atividade, podendo ser estruturado e incorporado ao planejamento de Física como mais um recurso para o ensino dessa disciplina. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2632110.34117/bjdv7n3-334Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 25790-25801Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 25790-25801Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 25790-258012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26321/20873Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Paulo Celso MoraisFernandes, Simone A.2022-03-29T12:15:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26321Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:15.278831Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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