O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azenha, Eunice Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Neocatto, Maritê Medianeira Moro, Rocha, Karla Marques da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23064
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa cuja abordagem é a integração das Tecnologias Educacionais em Rede às práticas pedagógicas dos professores municipais, a partir da implementação do projeto Aluno Monitor da Sala de Informática pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). É um projeto com oficinas de formação, embasado nos procedimentos da pesquisa-ação, que analisou e interpretou, através do WebQDA, as percepções dos participantes nos fóruns do Moodle. A tabulação dos dados do experimento, realizado em 2015, apresentou resultados expressivos, gerando o projeto de dissertação em Tecnologias Educacionais em Rede, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a proposta de formação do aluno monitor com perfil protagonista e incentivador da integração das tecnologias educacionais, contribuindo para a cultura da aprendizagem colaborativa na escola. Assim, corroboram-se os resultados do WebQDA, demonstrando, no ciclo da ação e da avaliação da proposta, a possibilidade de multiplicar a formação para toda a rede municipal de ensino de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
id VERACRUZ-0_0affa74f93ac3769a6d3e3c9587ad00e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23064
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a FormationMonitorProtagonismoAprendizagem ColaborativaTecnologiasWebQDA.Este artigo trata de uma pesquisa cuja abordagem é a integração das Tecnologias Educacionais em Rede às práticas pedagógicas dos professores municipais, a partir da implementação do projeto Aluno Monitor da Sala de Informática pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). É um projeto com oficinas de formação, embasado nos procedimentos da pesquisa-ação, que analisou e interpretou, através do WebQDA, as percepções dos participantes nos fóruns do Moodle. A tabulação dos dados do experimento, realizado em 2015, apresentou resultados expressivos, gerando o projeto de dissertação em Tecnologias Educacionais em Rede, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a proposta de formação do aluno monitor com perfil protagonista e incentivador da integração das tecnologias educacionais, contribuindo para a cultura da aprendizagem colaborativa na escola. Assim, corroboram-se os resultados do WebQDA, demonstrando, no ciclo da ação e da avaliação da proposta, a possibilidade de multiplicar a formação para toda a rede municipal de ensino de Santa Maria, Rio Grande do Sul.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2306410.34117/bjdv7n1-323Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 4745-4772Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 4745-4772Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 4745-47722525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23064/18535Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzenha, Eunice PereiraNeocatto, Maritê Medianeira MoroRocha, Karla Marques da2021-09-21T10:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23064Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:47.125060Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation
title O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation
spellingShingle O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation
Azenha, Eunice Pereira
Monitor
Protagonismo
Aprendizagem Colaborativa
Tecnologias
WebQDA.
title_short O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation
title_full O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation
title_fullStr O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation
title_full_unstemmed O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation
title_sort O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation
author Azenha, Eunice Pereira
author_facet Azenha, Eunice Pereira
Neocatto, Maritê Medianeira Moro
Rocha, Karla Marques da
author_role author
author2 Neocatto, Maritê Medianeira Moro
Rocha, Karla Marques da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azenha, Eunice Pereira
Neocatto, Maritê Medianeira Moro
Rocha, Karla Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Monitor
Protagonismo
Aprendizagem Colaborativa
Tecnologias
WebQDA.
topic Monitor
Protagonismo
Aprendizagem Colaborativa
Tecnologias
WebQDA.
description Este artigo trata de uma pesquisa cuja abordagem é a integração das Tecnologias Educacionais em Rede às práticas pedagógicas dos professores municipais, a partir da implementação do projeto Aluno Monitor da Sala de Informática pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). É um projeto com oficinas de formação, embasado nos procedimentos da pesquisa-ação, que analisou e interpretou, através do WebQDA, as percepções dos participantes nos fóruns do Moodle. A tabulação dos dados do experimento, realizado em 2015, apresentou resultados expressivos, gerando o projeto de dissertação em Tecnologias Educacionais em Rede, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a proposta de formação do aluno monitor com perfil protagonista e incentivador da integração das tecnologias educacionais, contribuindo para a cultura da aprendizagem colaborativa na escola. Assim, corroboram-se os resultados do WebQDA, demonstrando, no ciclo da ação e da avaliação da proposta, a possibilidade de multiplicar a formação para toda a rede municipal de ensino de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23064
10.34117/bjdv7n1-323
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23064
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23064/18535
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 4745-4772
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 4745-4772
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 4745-4772
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645504913866752