O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23064 |
Resumo: | Este artigo trata de uma pesquisa cuja abordagem é a integração das Tecnologias Educacionais em Rede às práticas pedagógicas dos professores municipais, a partir da implementação do projeto Aluno Monitor da Sala de Informática pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). É um projeto com oficinas de formação, embasado nos procedimentos da pesquisa-ação, que analisou e interpretou, através do WebQDA, as percepções dos participantes nos fóruns do Moodle. A tabulação dos dados do experimento, realizado em 2015, apresentou resultados expressivos, gerando o projeto de dissertação em Tecnologias Educacionais em Rede, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a proposta de formação do aluno monitor com perfil protagonista e incentivador da integração das tecnologias educacionais, contribuindo para a cultura da aprendizagem colaborativa na escola. Assim, corroboram-se os resultados do WebQDA, demonstrando, no ciclo da ação e da avaliação da proposta, a possibilidade de multiplicar a formação para toda a rede municipal de ensino de Santa Maria, Rio Grande do Sul. |
id |
VERACRUZ-0_0affa74f93ac3769a6d3e3c9587ad00e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23064 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a FormationMonitorProtagonismoAprendizagem ColaborativaTecnologiasWebQDA.Este artigo trata de uma pesquisa cuja abordagem é a integração das Tecnologias Educacionais em Rede às práticas pedagógicas dos professores municipais, a partir da implementação do projeto Aluno Monitor da Sala de Informática pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). É um projeto com oficinas de formação, embasado nos procedimentos da pesquisa-ação, que analisou e interpretou, através do WebQDA, as percepções dos participantes nos fóruns do Moodle. A tabulação dos dados do experimento, realizado em 2015, apresentou resultados expressivos, gerando o projeto de dissertação em Tecnologias Educacionais em Rede, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a proposta de formação do aluno monitor com perfil protagonista e incentivador da integração das tecnologias educacionais, contribuindo para a cultura da aprendizagem colaborativa na escola. Assim, corroboram-se os resultados do WebQDA, demonstrando, no ciclo da ação e da avaliação da proposta, a possibilidade de multiplicar a formação para toda a rede municipal de ensino de Santa Maria, Rio Grande do Sul.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2306410.34117/bjdv7n1-323Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 4745-4772Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 4745-4772Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 4745-47722525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23064/18535Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzenha, Eunice PereiraNeocatto, Maritê Medianeira MoroRocha, Karla Marques da2021-09-21T10:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23064Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:47.125060Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation |
title |
O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation |
spellingShingle |
O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation Azenha, Eunice Pereira Monitor Protagonismo Aprendizagem Colaborativa Tecnologias WebQDA. |
title_short |
O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation |
title_full |
O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation |
title_fullStr |
O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation |
title_full_unstemmed |
O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation |
title_sort |
O Projeto Aluno Monitor da sala de informática nas escolas da rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação/ The Monitor Student Project of the computer room in the Santa Maria Municipal schools network: Reflections of a Formation |
author |
Azenha, Eunice Pereira |
author_facet |
Azenha, Eunice Pereira Neocatto, Maritê Medianeira Moro Rocha, Karla Marques da |
author_role |
author |
author2 |
Neocatto, Maritê Medianeira Moro Rocha, Karla Marques da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azenha, Eunice Pereira Neocatto, Maritê Medianeira Moro Rocha, Karla Marques da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitor Protagonismo Aprendizagem Colaborativa Tecnologias WebQDA. |
topic |
Monitor Protagonismo Aprendizagem Colaborativa Tecnologias WebQDA. |
description |
Este artigo trata de uma pesquisa cuja abordagem é a integração das Tecnologias Educacionais em Rede às práticas pedagógicas dos professores municipais, a partir da implementação do projeto Aluno Monitor da Sala de Informática pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). É um projeto com oficinas de formação, embasado nos procedimentos da pesquisa-ação, que analisou e interpretou, através do WebQDA, as percepções dos participantes nos fóruns do Moodle. A tabulação dos dados do experimento, realizado em 2015, apresentou resultados expressivos, gerando o projeto de dissertação em Tecnologias Educacionais em Rede, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a proposta de formação do aluno monitor com perfil protagonista e incentivador da integração das tecnologias educacionais, contribuindo para a cultura da aprendizagem colaborativa na escola. Assim, corroboram-se os resultados do WebQDA, demonstrando, no ciclo da ação e da avaliação da proposta, a possibilidade de multiplicar a formação para toda a rede municipal de ensino de Santa Maria, Rio Grande do Sul. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23064 10.34117/bjdv7n1-323 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23064 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23064/18535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 4745-4772 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 4745-4772 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 4745-4772 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645504913866752 |