Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47092 |
Resumo: | A Química é considerada, pela maioria dos discentes, uma disciplina difícil de ser compreendida, essa questão pode estar relacionada a diversos fatores, dentre eles, o modo como os conteúdos são frequentemente abordados. Dessa forma, a implementação de conteúdos e metodologias diversificadas, em conjunto ao ensino dessa ciência, torna-se fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, o Programa de Educação Tutorial - PET Química, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferta uma atividade de ensino nomeada “Ciclo de Palestras”, que possui o objetivo de abordar temas presentes no cotidiano, que normalmente não estão presentes na matriz curricular do curso de Licenciatura em Química. Nesse trabalho, ressaltou a Alquimia, uma temática pouco explorada e de suma importância para o avanço da Química como ciência. As metodologias utilizadas para a execução foram de natureza qualitativa e participante. Para o desenvolvimento da atividade, a priori, foi disponibilizado um Instrumento de Sondagem Avaliativo (ISA), no intuito de obter informações acerca dos conhecimentos prévios dos participantes sobre a temática abordada. Sequencialmente, ministrou-se a palestra intitulada: “O estudo da Alquimia na cultura POP”. Posteriormente à palestra, foi entregue um Instrumento Final Avaliativo (IFA) para analisar o progresso adquirido dos licenciandos. Com os resultados obtidos por meio dos instrumentos de avaliação foi perceptível que atividades como essa são fundamentais na formação de futuros docentes, contribuindo de forma significativa em sua formação. Percebe-se que a utilização de metodologias diversificadas e o incentivo do uso de recursos presentes no cotidiano concomitantes aos saberes científicos, desperta um senso crítico em relação ao ensino de Química. |
id |
VERACRUZ-0_0c0a7a693e1e242cea3cd25969216509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47092 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culturealquimiaensino de químicapalestras.A Química é considerada, pela maioria dos discentes, uma disciplina difícil de ser compreendida, essa questão pode estar relacionada a diversos fatores, dentre eles, o modo como os conteúdos são frequentemente abordados. Dessa forma, a implementação de conteúdos e metodologias diversificadas, em conjunto ao ensino dessa ciência, torna-se fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, o Programa de Educação Tutorial - PET Química, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferta uma atividade de ensino nomeada “Ciclo de Palestras”, que possui o objetivo de abordar temas presentes no cotidiano, que normalmente não estão presentes na matriz curricular do curso de Licenciatura em Química. Nesse trabalho, ressaltou a Alquimia, uma temática pouco explorada e de suma importância para o avanço da Química como ciência. As metodologias utilizadas para a execução foram de natureza qualitativa e participante. Para o desenvolvimento da atividade, a priori, foi disponibilizado um Instrumento de Sondagem Avaliativo (ISA), no intuito de obter informações acerca dos conhecimentos prévios dos participantes sobre a temática abordada. Sequencialmente, ministrou-se a palestra intitulada: “O estudo da Alquimia na cultura POP”. Posteriormente à palestra, foi entregue um Instrumento Final Avaliativo (IFA) para analisar o progresso adquirido dos licenciandos. Com os resultados obtidos por meio dos instrumentos de avaliação foi perceptível que atividades como essa são fundamentais na formação de futuros docentes, contribuindo de forma significativa em sua formação. Percebe-se que a utilização de metodologias diversificadas e o incentivo do uso de recursos presentes no cotidiano concomitantes aos saberes científicos, desperta um senso crítico em relação ao ensino de Química.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4709210.34117/bjdv8n4-532Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 30916-30927Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 30916-30927Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 30916-309272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47092/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Luana KellyFerraz, Júlia Maria SoaresLopes, Bruno GaldinoSantos, Rhayane de Oliveirade Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves2022-06-22T19:48:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47092Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:45.312819Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture |
title |
Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture |
spellingShingle |
Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture de Lima, Luana Kelly alquimia ensino de química palestras. |
title_short |
Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture |
title_full |
Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture |
title_fullStr |
Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture |
title_full_unstemmed |
Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture |
title_sort |
Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture |
author |
de Lima, Luana Kelly |
author_facet |
de Lima, Luana Kelly Ferraz, Júlia Maria Soares Lopes, Bruno Galdino Santos, Rhayane de Oliveira de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Júlia Maria Soares Lopes, Bruno Galdino Santos, Rhayane de Oliveira de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Luana Kelly Ferraz, Júlia Maria Soares Lopes, Bruno Galdino Santos, Rhayane de Oliveira de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alquimia ensino de química palestras. |
topic |
alquimia ensino de química palestras. |
description |
A Química é considerada, pela maioria dos discentes, uma disciplina difícil de ser compreendida, essa questão pode estar relacionada a diversos fatores, dentre eles, o modo como os conteúdos são frequentemente abordados. Dessa forma, a implementação de conteúdos e metodologias diversificadas, em conjunto ao ensino dessa ciência, torna-se fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, o Programa de Educação Tutorial - PET Química, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferta uma atividade de ensino nomeada “Ciclo de Palestras”, que possui o objetivo de abordar temas presentes no cotidiano, que normalmente não estão presentes na matriz curricular do curso de Licenciatura em Química. Nesse trabalho, ressaltou a Alquimia, uma temática pouco explorada e de suma importância para o avanço da Química como ciência. As metodologias utilizadas para a execução foram de natureza qualitativa e participante. Para o desenvolvimento da atividade, a priori, foi disponibilizado um Instrumento de Sondagem Avaliativo (ISA), no intuito de obter informações acerca dos conhecimentos prévios dos participantes sobre a temática abordada. Sequencialmente, ministrou-se a palestra intitulada: “O estudo da Alquimia na cultura POP”. Posteriormente à palestra, foi entregue um Instrumento Final Avaliativo (IFA) para analisar o progresso adquirido dos licenciandos. Com os resultados obtidos por meio dos instrumentos de avaliação foi perceptível que atividades como essa são fundamentais na formação de futuros docentes, contribuindo de forma significativa em sua formação. Percebe-se que a utilização de metodologias diversificadas e o incentivo do uso de recursos presentes no cotidiano concomitantes aos saberes científicos, desperta um senso crítico em relação ao ensino de Química. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47092 10.34117/bjdv8n4-532 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47092 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47092/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 30916-30927 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 30916-30927 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 30916-30927 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645593840451584 |