Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Luana Kelly
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferraz, Júlia Maria Soares, Lopes, Bruno Galdino, Santos, Rhayane de Oliveira, de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47092
Resumo: A Química é considerada, pela maioria dos discentes, uma disciplina difícil de ser compreendida, essa questão pode estar relacionada a diversos fatores, dentre eles, o modo como os conteúdos são frequentemente abordados. Dessa forma, a implementação de conteúdos e metodologias diversificadas, em conjunto ao ensino dessa ciência, torna-se fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, o Programa de Educação Tutorial - PET Química, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferta uma atividade de ensino nomeada “Ciclo de Palestras”, que possui o objetivo de abordar temas presentes no cotidiano, que normalmente não estão presentes na matriz curricular do curso de Licenciatura em Química. Nesse trabalho, ressaltou a Alquimia, uma temática pouco explorada e de suma importância para o avanço da Química como ciência. As metodologias utilizadas para a execução foram de natureza qualitativa e participante. Para o desenvolvimento da atividade, a priori, foi disponibilizado um Instrumento de Sondagem Avaliativo (ISA), no intuito de obter informações acerca dos conhecimentos prévios dos participantes sobre a temática abordada. Sequencialmente, ministrou-se a palestra intitulada: “O estudo da Alquimia na cultura POP”. Posteriormente à palestra, foi entregue um Instrumento Final Avaliativo (IFA) para analisar o progresso adquirido dos licenciandos. Com os resultados obtidos por meio dos instrumentos de avaliação foi perceptível que atividades como essa são fundamentais na formação de futuros docentes, contribuindo de forma significativa em sua formação. Percebe-se que a utilização de metodologias diversificadas e o incentivo do uso de recursos presentes no cotidiano concomitantes aos saberes científicos, desperta um senso crítico em relação ao ensino de Química.
id VERACRUZ-0_0c0a7a693e1e242cea3cd25969216509
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47092
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culturealquimiaensino de químicapalestras.A Química é considerada, pela maioria dos discentes, uma disciplina difícil de ser compreendida, essa questão pode estar relacionada a diversos fatores, dentre eles, o modo como os conteúdos são frequentemente abordados. Dessa forma, a implementação de conteúdos e metodologias diversificadas, em conjunto ao ensino dessa ciência, torna-se fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, o Programa de Educação Tutorial - PET Química, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferta uma atividade de ensino nomeada “Ciclo de Palestras”, que possui o objetivo de abordar temas presentes no cotidiano, que normalmente não estão presentes na matriz curricular do curso de Licenciatura em Química. Nesse trabalho, ressaltou a Alquimia, uma temática pouco explorada e de suma importância para o avanço da Química como ciência. As metodologias utilizadas para a execução foram de natureza qualitativa e participante. Para o desenvolvimento da atividade, a priori, foi disponibilizado um Instrumento de Sondagem Avaliativo (ISA), no intuito de obter informações acerca dos conhecimentos prévios dos participantes sobre a temática abordada. Sequencialmente, ministrou-se a palestra intitulada: “O estudo da Alquimia na cultura POP”. Posteriormente à palestra, foi entregue um Instrumento Final Avaliativo (IFA) para analisar o progresso adquirido dos licenciandos. Com os resultados obtidos por meio dos instrumentos de avaliação foi perceptível que atividades como essa são fundamentais na formação de futuros docentes, contribuindo de forma significativa em sua formação. Percebe-se que a utilização de metodologias diversificadas e o incentivo do uso de recursos presentes no cotidiano concomitantes aos saberes científicos, desperta um senso crítico em relação ao ensino de Química.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4709210.34117/bjdv8n4-532Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 30916-30927Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 30916-30927Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 30916-309272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47092/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Luana KellyFerraz, Júlia Maria SoaresLopes, Bruno GaldinoSantos, Rhayane de Oliveirade Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves2022-06-22T19:48:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47092Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:45.312819Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture
title Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture
spellingShingle Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture
de Lima, Luana Kelly
alquimia
ensino de química
palestras.
title_short Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture
title_full Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture
title_fullStr Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture
title_full_unstemmed Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture
title_sort Ciclo de palestras: o estudo da alquimia contextualizado com a cultura POP / Lecture cycle: the study of alchemy contextualized with POP culture
author de Lima, Luana Kelly
author_facet de Lima, Luana Kelly
Ferraz, Júlia Maria Soares
Lopes, Bruno Galdino
Santos, Rhayane de Oliveira
de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves
author_role author
author2 Ferraz, Júlia Maria Soares
Lopes, Bruno Galdino
Santos, Rhayane de Oliveira
de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Luana Kelly
Ferraz, Júlia Maria Soares
Lopes, Bruno Galdino
Santos, Rhayane de Oliveira
de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves
dc.subject.por.fl_str_mv alquimia
ensino de química
palestras.
topic alquimia
ensino de química
palestras.
description A Química é considerada, pela maioria dos discentes, uma disciplina difícil de ser compreendida, essa questão pode estar relacionada a diversos fatores, dentre eles, o modo como os conteúdos são frequentemente abordados. Dessa forma, a implementação de conteúdos e metodologias diversificadas, em conjunto ao ensino dessa ciência, torna-se fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, o Programa de Educação Tutorial - PET Química, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferta uma atividade de ensino nomeada “Ciclo de Palestras”, que possui o objetivo de abordar temas presentes no cotidiano, que normalmente não estão presentes na matriz curricular do curso de Licenciatura em Química. Nesse trabalho, ressaltou a Alquimia, uma temática pouco explorada e de suma importância para o avanço da Química como ciência. As metodologias utilizadas para a execução foram de natureza qualitativa e participante. Para o desenvolvimento da atividade, a priori, foi disponibilizado um Instrumento de Sondagem Avaliativo (ISA), no intuito de obter informações acerca dos conhecimentos prévios dos participantes sobre a temática abordada. Sequencialmente, ministrou-se a palestra intitulada: “O estudo da Alquimia na cultura POP”. Posteriormente à palestra, foi entregue um Instrumento Final Avaliativo (IFA) para analisar o progresso adquirido dos licenciandos. Com os resultados obtidos por meio dos instrumentos de avaliação foi perceptível que atividades como essa são fundamentais na formação de futuros docentes, contribuindo de forma significativa em sua formação. Percebe-se que a utilização de metodologias diversificadas e o incentivo do uso de recursos presentes no cotidiano concomitantes aos saberes científicos, desperta um senso crítico em relação ao ensino de Química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47092
10.34117/bjdv8n4-532
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47092
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47092/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 30916-30927
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 30916-30927
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 30916-30927
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645593840451584