Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n5-088 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47511 |
Resumo: | Esse artigo relata o processo de construção e execução de um Recital de Formatura Online durante a pandemia e todos os enfrentamentos para a aceitação dessa nova modalidade, no meio acadêmico. O texto conjuga as experiências do aluno e do professor e descreve o desenvolvimento de formas alternativas de comunicação e de compartilhamento de saberes musicais e tecnológicos. Novas interações surgiram entre professor e aluno, entre performer e público, por meio de softwares e plataformas online. Nesse período de isolamento social, a necessidade de utilização de recursos tecnológicos forçou um aprendizado fora do círculo acadêmico e sem tutoria presencial, além de estimular a capacitação de docentes e discentes em áreas anteriormente consideradas não prioritárias. Parte do conhecimento adquirido nessa empreitada foi fruto da interação do aluno com outros alunos, de forma colaborativa. O artigo descreve os desafios da gravação de áudio e vídeo de forma remota e a apresentação de um recital, no qual público e performer interagem de forma não presencial, possibilitando o aumento do alcance de público. |
id |
VERACRUZ-0_0c0d6ffcc80c7770cae909df11033415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47511 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemicensino de instrumento onlineeducação musicalprocesso de ensino e aprendizagem.Esse artigo relata o processo de construção e execução de um Recital de Formatura Online durante a pandemia e todos os enfrentamentos para a aceitação dessa nova modalidade, no meio acadêmico. O texto conjuga as experiências do aluno e do professor e descreve o desenvolvimento de formas alternativas de comunicação e de compartilhamento de saberes musicais e tecnológicos. Novas interações surgiram entre professor e aluno, entre performer e público, por meio de softwares e plataformas online. Nesse período de isolamento social, a necessidade de utilização de recursos tecnológicos forçou um aprendizado fora do círculo acadêmico e sem tutoria presencial, além de estimular a capacitação de docentes e discentes em áreas anteriormente consideradas não prioritárias. Parte do conhecimento adquirido nessa empreitada foi fruto da interação do aluno com outros alunos, de forma colaborativa. O artigo descreve os desafios da gravação de áudio e vídeo de forma remota e a apresentação de um recital, no qual público e performer interagem de forma não presencial, possibilitando o aumento do alcance de público.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4751110.34117/bjdv8n5-088Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 33958-33969Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 33958-33969Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 33958-339692525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47511/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Douglas de OliveiraVasconcellos, Renato de2022-06-01T11:49:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47511Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:56.758153Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic |
title |
Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic |
spellingShingle |
Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic Silva, Douglas de Oliveira ensino de instrumento online educação musical processo de ensino e aprendizagem. Silva, Douglas de Oliveira ensino de instrumento online educação musical processo de ensino e aprendizagem. |
title_short |
Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic |
title_full |
Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic |
title_fullStr |
Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic |
title_full_unstemmed |
Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic |
title_sort |
Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic |
author |
Silva, Douglas de Oliveira |
author_facet |
Silva, Douglas de Oliveira Silva, Douglas de Oliveira Vasconcellos, Renato de Vasconcellos, Renato de |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcellos, Renato de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Douglas de Oliveira Vasconcellos, Renato de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de instrumento online educação musical processo de ensino e aprendizagem. |
topic |
ensino de instrumento online educação musical processo de ensino e aprendizagem. |
description |
Esse artigo relata o processo de construção e execução de um Recital de Formatura Online durante a pandemia e todos os enfrentamentos para a aceitação dessa nova modalidade, no meio acadêmico. O texto conjuga as experiências do aluno e do professor e descreve o desenvolvimento de formas alternativas de comunicação e de compartilhamento de saberes musicais e tecnológicos. Novas interações surgiram entre professor e aluno, entre performer e público, por meio de softwares e plataformas online. Nesse período de isolamento social, a necessidade de utilização de recursos tecnológicos forçou um aprendizado fora do círculo acadêmico e sem tutoria presencial, além de estimular a capacitação de docentes e discentes em áreas anteriormente consideradas não prioritárias. Parte do conhecimento adquirido nessa empreitada foi fruto da interação do aluno com outros alunos, de forma colaborativa. O artigo descreve os desafios da gravação de áudio e vídeo de forma remota e a apresentação de um recital, no qual público e performer interagem de forma não presencial, possibilitando o aumento do alcance de público. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47511 10.34117/bjdv8n5-088 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47511 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47511/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 33958-33969 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 33958-33969 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 33958-33969 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183677230055424 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-088 |