A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldissarelli, Juciele Marta
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Adelcio Machado dos, Santos, Monica França dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15008
Resumo: Nos últimos anos, tem sido observado um aumento da população idosa em relação às demais, bem como uma maior longevidade e expectativa de vida dessas pessoas. Com isso, atualmente se percebe uma presença cada vez crescente desse público nos mais diversos meios da sociedade, dentre os quais destaca-se o acadêmico, no qual tem sido considerável a inserção de pessoas com idade superior a 50 anos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar quais foram os motivos que levaram as pessoas com mais de 50 anos a ingressarem no ensino superior. Para isso, este estudo, de natureza quantitativa, do tipo descritiva e survey, teve como amostra 20 alunos dos cursos de administração, direito, psicologia, agronomia, engenharia elétrica e serviço social de uma Universidade situada no meio oeste do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos entrevistados retornou à universidade em busca de novos conhecimentos, para realizar um antigo sonho, aperfeiçoar-se profissionalmente, para manter-se ativo após a aposentaria e para se reinventar na profissão. Conclui-se que são necessários estudos complementares, no sentido de fazer com que esta inserção ocorra devidamente por meio da Instituição de Ensino Superior, já que tem sido crescente a demanda dessa população no meio acadêmico, e com isso se requer adaptações para melhor atendê-la.
id VERACRUZ-0_0d322b6197f64f48567975e1efeba331
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15008
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazilconhecimentoensino superiorgraduaçãoinclusãomaturidade.Nos últimos anos, tem sido observado um aumento da população idosa em relação às demais, bem como uma maior longevidade e expectativa de vida dessas pessoas. Com isso, atualmente se percebe uma presença cada vez crescente desse público nos mais diversos meios da sociedade, dentre os quais destaca-se o acadêmico, no qual tem sido considerável a inserção de pessoas com idade superior a 50 anos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar quais foram os motivos que levaram as pessoas com mais de 50 anos a ingressarem no ensino superior. Para isso, este estudo, de natureza quantitativa, do tipo descritiva e survey, teve como amostra 20 alunos dos cursos de administração, direito, psicologia, agronomia, engenharia elétrica e serviço social de uma Universidade situada no meio oeste do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos entrevistados retornou à universidade em busca de novos conhecimentos, para realizar um antigo sonho, aperfeiçoar-se profissionalmente, para manter-se ativo após a aposentaria e para se reinventar na profissão. Conclui-se que são necessários estudos complementares, no sentido de fazer com que esta inserção ocorra devidamente por meio da Instituição de Ensino Superior, já que tem sido crescente a demanda dessa população no meio acadêmico, e com isso se requer adaptações para melhor atendê-la.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1500810.34117/bjdv6n8-287Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58167-58179Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58167-58179Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58167-581792525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15008/12390Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaldissarelli, Juciele MartaSantos, Adelcio Machado dosSantos, Monica França dos2021-02-18T19:52:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15008Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:53.576073Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil
title A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil
spellingShingle A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil
Baldissarelli, Juciele Marta
conhecimento
ensino superior
graduação
inclusão
maturidade.
title_short A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil
title_full A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil
title_fullStr A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil
title_full_unstemmed A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil
title_sort A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil
author Baldissarelli, Juciele Marta
author_facet Baldissarelli, Juciele Marta
Santos, Adelcio Machado dos
Santos, Monica França dos
author_role author
author2 Santos, Adelcio Machado dos
Santos, Monica França dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldissarelli, Juciele Marta
Santos, Adelcio Machado dos
Santos, Monica França dos
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento
ensino superior
graduação
inclusão
maturidade.
topic conhecimento
ensino superior
graduação
inclusão
maturidade.
description Nos últimos anos, tem sido observado um aumento da população idosa em relação às demais, bem como uma maior longevidade e expectativa de vida dessas pessoas. Com isso, atualmente se percebe uma presença cada vez crescente desse público nos mais diversos meios da sociedade, dentre os quais destaca-se o acadêmico, no qual tem sido considerável a inserção de pessoas com idade superior a 50 anos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar quais foram os motivos que levaram as pessoas com mais de 50 anos a ingressarem no ensino superior. Para isso, este estudo, de natureza quantitativa, do tipo descritiva e survey, teve como amostra 20 alunos dos cursos de administração, direito, psicologia, agronomia, engenharia elétrica e serviço social de uma Universidade situada no meio oeste do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos entrevistados retornou à universidade em busca de novos conhecimentos, para realizar um antigo sonho, aperfeiçoar-se profissionalmente, para manter-se ativo após a aposentaria e para se reinventar na profissão. Conclui-se que são necessários estudos complementares, no sentido de fazer com que esta inserção ocorra devidamente por meio da Instituição de Ensino Superior, já que tem sido crescente a demanda dessa população no meio acadêmico, e com isso se requer adaptações para melhor atendê-la.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15008
10.34117/bjdv6n8-287
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15008
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15008/12390
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58167-58179
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58167-58179
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58167-58179
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645471465340928