A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15008 |
Resumo: | Nos últimos anos, tem sido observado um aumento da população idosa em relação às demais, bem como uma maior longevidade e expectativa de vida dessas pessoas. Com isso, atualmente se percebe uma presença cada vez crescente desse público nos mais diversos meios da sociedade, dentre os quais destaca-se o acadêmico, no qual tem sido considerável a inserção de pessoas com idade superior a 50 anos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar quais foram os motivos que levaram as pessoas com mais de 50 anos a ingressarem no ensino superior. Para isso, este estudo, de natureza quantitativa, do tipo descritiva e survey, teve como amostra 20 alunos dos cursos de administração, direito, psicologia, agronomia, engenharia elétrica e serviço social de uma Universidade situada no meio oeste do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos entrevistados retornou à universidade em busca de novos conhecimentos, para realizar um antigo sonho, aperfeiçoar-se profissionalmente, para manter-se ativo após a aposentaria e para se reinventar na profissão. Conclui-se que são necessários estudos complementares, no sentido de fazer com que esta inserção ocorra devidamente por meio da Instituição de Ensino Superior, já que tem sido crescente a demanda dessa população no meio acadêmico, e com isso se requer adaptações para melhor atendê-la. |
id |
VERACRUZ-0_0d322b6197f64f48567975e1efeba331 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15008 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazilconhecimentoensino superiorgraduaçãoinclusãomaturidade.Nos últimos anos, tem sido observado um aumento da população idosa em relação às demais, bem como uma maior longevidade e expectativa de vida dessas pessoas. Com isso, atualmente se percebe uma presença cada vez crescente desse público nos mais diversos meios da sociedade, dentre os quais destaca-se o acadêmico, no qual tem sido considerável a inserção de pessoas com idade superior a 50 anos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar quais foram os motivos que levaram as pessoas com mais de 50 anos a ingressarem no ensino superior. Para isso, este estudo, de natureza quantitativa, do tipo descritiva e survey, teve como amostra 20 alunos dos cursos de administração, direito, psicologia, agronomia, engenharia elétrica e serviço social de uma Universidade situada no meio oeste do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos entrevistados retornou à universidade em busca de novos conhecimentos, para realizar um antigo sonho, aperfeiçoar-se profissionalmente, para manter-se ativo após a aposentaria e para se reinventar na profissão. Conclui-se que são necessários estudos complementares, no sentido de fazer com que esta inserção ocorra devidamente por meio da Instituição de Ensino Superior, já que tem sido crescente a demanda dessa população no meio acadêmico, e com isso se requer adaptações para melhor atendê-la.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1500810.34117/bjdv6n8-287Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58167-58179Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58167-58179Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58167-581792525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15008/12390Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaldissarelli, Juciele MartaSantos, Adelcio Machado dosSantos, Monica França dos2021-02-18T19:52:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15008Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:53.576073Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil |
title |
A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil |
spellingShingle |
A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil Baldissarelli, Juciele Marta conhecimento ensino superior graduação inclusão maturidade. |
title_short |
A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil |
title_full |
A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil |
title_fullStr |
A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil |
title_full_unstemmed |
A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil |
title_sort |
A universidade para quem tem mais de 50 anos: um estudo de caso em uma IES do meio oeste de Santa Catarina, Brasil / The university for those who have more than 50 years: a case study in a west in the middle EAST of Santa Catarina, Brazil |
author |
Baldissarelli, Juciele Marta |
author_facet |
Baldissarelli, Juciele Marta Santos, Adelcio Machado dos Santos, Monica França dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Adelcio Machado dos Santos, Monica França dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldissarelli, Juciele Marta Santos, Adelcio Machado dos Santos, Monica França dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
conhecimento ensino superior graduação inclusão maturidade. |
topic |
conhecimento ensino superior graduação inclusão maturidade. |
description |
Nos últimos anos, tem sido observado um aumento da população idosa em relação às demais, bem como uma maior longevidade e expectativa de vida dessas pessoas. Com isso, atualmente se percebe uma presença cada vez crescente desse público nos mais diversos meios da sociedade, dentre os quais destaca-se o acadêmico, no qual tem sido considerável a inserção de pessoas com idade superior a 50 anos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar quais foram os motivos que levaram as pessoas com mais de 50 anos a ingressarem no ensino superior. Para isso, este estudo, de natureza quantitativa, do tipo descritiva e survey, teve como amostra 20 alunos dos cursos de administração, direito, psicologia, agronomia, engenharia elétrica e serviço social de uma Universidade situada no meio oeste do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos entrevistados retornou à universidade em busca de novos conhecimentos, para realizar um antigo sonho, aperfeiçoar-se profissionalmente, para manter-se ativo após a aposentaria e para se reinventar na profissão. Conclui-se que são necessários estudos complementares, no sentido de fazer com que esta inserção ocorra devidamente por meio da Instituição de Ensino Superior, já que tem sido crescente a demanda dessa população no meio acadêmico, e com isso se requer adaptações para melhor atendê-la. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15008 10.34117/bjdv6n8-287 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15008 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15008/12390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58167-58179 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58167-58179 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58167-58179 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645471465340928 |