Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Laysse Noleto Balbino, Kafure, Ivette
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1691
Resumo:  O acesso à informação é um dos fatores que promove a inclusão das pessoas na sociedade. No entanto, a percepção de acessibilidade depende das necessidades individuais, considerando que há uma variedade de usuários. Este trabalho busca analisar a acessibilidade em dois portais institucionais de educação com o uso de softwares validadores automáticos. Possui abordagem qualitativa, propósito descritivo e a coleta dos dados foi baseada nos relatórios dos validadores ASES e Acess Monitor. Os resultados apontam para a atenção que deve ser dada às características de acesso dos diversos usuários na Web.
id VERACRUZ-0_0d669156e29cc2729ede80085a6e33b2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1691
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sitesacessibilidadesítios institucionaisvalidadores automáticos de acessibilidadepessoas com deficiência. O acesso à informação é um dos fatores que promove a inclusão das pessoas na sociedade. No entanto, a percepção de acessibilidade depende das necessidades individuais, considerando que há uma variedade de usuários. Este trabalho busca analisar a acessibilidade em dois portais institucionais de educação com o uso de softwares validadores automáticos. Possui abordagem qualitativa, propósito descritivo e a coleta dos dados foi baseada nos relatórios dos validadores ASES e Acess Monitor. Os resultados apontam para a atenção que deve ser dada às características de acesso dos diversos usuários na Web.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/169110.34117/bjdv5n6-0052Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4976-4989Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4976-4989Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4976-49892525-876110.34117/bjdv5n6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1691/1710Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sylvana Karla da Silva de LemosTeixeira, Laysse Noleto BalbinoKafure, Ivette2019-06-04T17:04:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1691Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:30.087414Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites
title Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites
spellingShingle Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
acessibilidade
sítios institucionais
validadores automáticos de acessibilidade
pessoas com deficiência.
title_short Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites
title_full Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites
title_fullStr Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites
title_full_unstemmed Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites
title_sort Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites
author Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
author_facet Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
Teixeira, Laysse Noleto Balbino
Kafure, Ivette
author_role author
author2 Teixeira, Laysse Noleto Balbino
Kafure, Ivette
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
Teixeira, Laysse Noleto Balbino
Kafure, Ivette
dc.subject.por.fl_str_mv acessibilidade
sítios institucionais
validadores automáticos de acessibilidade
pessoas com deficiência.
topic acessibilidade
sítios institucionais
validadores automáticos de acessibilidade
pessoas com deficiência.
description  O acesso à informação é um dos fatores que promove a inclusão das pessoas na sociedade. No entanto, a percepção de acessibilidade depende das necessidades individuais, considerando que há uma variedade de usuários. Este trabalho busca analisar a acessibilidade em dois portais institucionais de educação com o uso de softwares validadores automáticos. Possui abordagem qualitativa, propósito descritivo e a coleta dos dados foi baseada nos relatórios dos validadores ASES e Acess Monitor. Os resultados apontam para a atenção que deve ser dada às características de acesso dos diversos usuários na Web.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1691
10.34117/bjdv5n6-0052
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1691
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n6-0052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1691/1710
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4976-4989
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4976-4989
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4976-4989
2525-8761
10.34117/bjdv5n6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645417463676928