Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1691 |
Resumo: | O acesso à informação é um dos fatores que promove a inclusão das pessoas na sociedade. No entanto, a percepção de acessibilidade depende das necessidades individuais, considerando que há uma variedade de usuários. Este trabalho busca analisar a acessibilidade em dois portais institucionais de educação com o uso de softwares validadores automáticos. Possui abordagem qualitativa, propósito descritivo e a coleta dos dados foi baseada nos relatórios dos validadores ASES e Acess Monitor. Os resultados apontam para a atenção que deve ser dada às características de acesso dos diversos usuários na Web. |
id |
VERACRUZ-0_0d669156e29cc2729ede80085a6e33b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1691 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sitesacessibilidadesítios institucionaisvalidadores automáticos de acessibilidadepessoas com deficiência. O acesso à informação é um dos fatores que promove a inclusão das pessoas na sociedade. No entanto, a percepção de acessibilidade depende das necessidades individuais, considerando que há uma variedade de usuários. Este trabalho busca analisar a acessibilidade em dois portais institucionais de educação com o uso de softwares validadores automáticos. Possui abordagem qualitativa, propósito descritivo e a coleta dos dados foi baseada nos relatórios dos validadores ASES e Acess Monitor. Os resultados apontam para a atenção que deve ser dada às características de acesso dos diversos usuários na Web.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/169110.34117/bjdv5n6-0052Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4976-4989Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4976-4989Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4976-49892525-876110.34117/bjdv5n6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1691/1710Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sylvana Karla da Silva de LemosTeixeira, Laysse Noleto BalbinoKafure, Ivette2019-06-04T17:04:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1691Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:30.087414Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites |
title |
Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites |
spellingShingle |
Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos acessibilidade sítios institucionais validadores automáticos de acessibilidade pessoas com deficiência. |
title_short |
Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites |
title_full |
Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites |
title_fullStr |
Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites |
title_full_unstemmed |
Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites |
title_sort |
Acessível para quem? uma análise da acessibilidade em sítios institucionais / Affordable for whom? an analysis of accessibility in institutional sites |
author |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos |
author_facet |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos Teixeira, Laysse Noleto Balbino Kafure, Ivette |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Laysse Noleto Balbino Kafure, Ivette |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos Teixeira, Laysse Noleto Balbino Kafure, Ivette |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acessibilidade sítios institucionais validadores automáticos de acessibilidade pessoas com deficiência. |
topic |
acessibilidade sítios institucionais validadores automáticos de acessibilidade pessoas com deficiência. |
description |
O acesso à informação é um dos fatores que promove a inclusão das pessoas na sociedade. No entanto, a percepção de acessibilidade depende das necessidades individuais, considerando que há uma variedade de usuários. Este trabalho busca analisar a acessibilidade em dois portais institucionais de educação com o uso de softwares validadores automáticos. Possui abordagem qualitativa, propósito descritivo e a coleta dos dados foi baseada nos relatórios dos validadores ASES e Acess Monitor. Os resultados apontam para a atenção que deve ser dada às características de acesso dos diversos usuários na Web. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1691 10.34117/bjdv5n6-0052 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1691 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n6-0052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1691/1710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4976-4989 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4976-4989 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4976-4989 2525-8761 10.34117/bjdv5n6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645417463676928 |