Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ione Coelho de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Silmia Pereira Alves da, Amorim, Laís Coelho, Coutinho, José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7966
Resumo: A dimensão ambiental da educação é um instrumento importante de transformação social. Este artigo tem por objetivo investigar as percepções sobre Educação Ambiental dos professores e estudantes de uma escola da rede pública estadual de Petrolina-PE, bem como de que forma o tema está sendo desenvolvido em sala de aula, considerando o potencial que tem a Educação Ambiental de contribuir para a reorientação teórico-metodológica e formação cidadã. Ao final, conclui-se que a inserção da temática ambiental no planejamento escolar ainda é um desafio importante para a Instituição, porém há forte aliada: a ecopedagogia. Ela dispõe de estratégia pedagógica capaz de transformar o ato pedagógico em um ato político e libertador.
id VERACRUZ-0_0f419302ab6941e9a9dba5d075d4e5cc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7966
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educatorsEducação AmbientalEcopedagogiaCidadania.A dimensão ambiental da educação é um instrumento importante de transformação social. Este artigo tem por objetivo investigar as percepções sobre Educação Ambiental dos professores e estudantes de uma escola da rede pública estadual de Petrolina-PE, bem como de que forma o tema está sendo desenvolvido em sala de aula, considerando o potencial que tem a Educação Ambiental de contribuir para a reorientação teórico-metodológica e formação cidadã. Ao final, conclui-se que a inserção da temática ambiental no planejamento escolar ainda é um desafio importante para a Instituição, porém há forte aliada: a ecopedagogia. Ela dispõe de estratégia pedagógica capaz de transformar o ato pedagógico em um ato político e libertador.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/796610.34117/bjdv6n3-348Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 14416-14440Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 14416-14440Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 14416-144402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7966/6902Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Ione Coelho deSilva, Silmia Pereira Alves daAmorim, Laís CoelhoCoutinho, José Gusmão2020-05-27T17:55:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7966Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:38.184953Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators
title Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators
spellingShingle Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators
Sousa, Ione Coelho de
Educação Ambiental
Ecopedagogia
Cidadania.
title_short Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators
title_full Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators
title_fullStr Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators
title_full_unstemmed Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators
title_sort Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators
author Sousa, Ione Coelho de
author_facet Sousa, Ione Coelho de
Silva, Silmia Pereira Alves da
Amorim, Laís Coelho
Coutinho, José Gusmão
author_role author
author2 Silva, Silmia Pereira Alves da
Amorim, Laís Coelho
Coutinho, José Gusmão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ione Coelho de
Silva, Silmia Pereira Alves da
Amorim, Laís Coelho
Coutinho, José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Ecopedagogia
Cidadania.
topic Educação Ambiental
Ecopedagogia
Cidadania.
description A dimensão ambiental da educação é um instrumento importante de transformação social. Este artigo tem por objetivo investigar as percepções sobre Educação Ambiental dos professores e estudantes de uma escola da rede pública estadual de Petrolina-PE, bem como de que forma o tema está sendo desenvolvido em sala de aula, considerando o potencial que tem a Educação Ambiental de contribuir para a reorientação teórico-metodológica e formação cidadã. Ao final, conclui-se que a inserção da temática ambiental no planejamento escolar ainda é um desafio importante para a Instituição, porém há forte aliada: a ecopedagogia. Ela dispõe de estratégia pedagógica capaz de transformar o ato pedagógico em um ato político e libertador.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7966
10.34117/bjdv6n3-348
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7966
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7966/6902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 14416-14440
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 14416-14440
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 14416-14440
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645444157276160