Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7966 |
Resumo: | A dimensão ambiental da educação é um instrumento importante de transformação social. Este artigo tem por objetivo investigar as percepções sobre Educação Ambiental dos professores e estudantes de uma escola da rede pública estadual de Petrolina-PE, bem como de que forma o tema está sendo desenvolvido em sala de aula, considerando o potencial que tem a Educação Ambiental de contribuir para a reorientação teórico-metodológica e formação cidadã. Ao final, conclui-se que a inserção da temática ambiental no planejamento escolar ainda é um desafio importante para a Instituição, porém há forte aliada: a ecopedagogia. Ela dispõe de estratégia pedagógica capaz de transformar o ato pedagógico em um ato político e libertador. |
id |
VERACRUZ-0_0f419302ab6941e9a9dba5d075d4e5cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7966 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educatorsEducação AmbientalEcopedagogiaCidadania.A dimensão ambiental da educação é um instrumento importante de transformação social. Este artigo tem por objetivo investigar as percepções sobre Educação Ambiental dos professores e estudantes de uma escola da rede pública estadual de Petrolina-PE, bem como de que forma o tema está sendo desenvolvido em sala de aula, considerando o potencial que tem a Educação Ambiental de contribuir para a reorientação teórico-metodológica e formação cidadã. Ao final, conclui-se que a inserção da temática ambiental no planejamento escolar ainda é um desafio importante para a Instituição, porém há forte aliada: a ecopedagogia. Ela dispõe de estratégia pedagógica capaz de transformar o ato pedagógico em um ato político e libertador.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/796610.34117/bjdv6n3-348Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 14416-14440Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 14416-14440Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 14416-144402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7966/6902Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Ione Coelho deSilva, Silmia Pereira Alves daAmorim, Laís CoelhoCoutinho, José Gusmão2020-05-27T17:55:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7966Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:38.184953Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators |
title |
Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators |
spellingShingle |
Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators Sousa, Ione Coelho de Educação Ambiental Ecopedagogia Cidadania. |
title_short |
Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators |
title_full |
Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators |
title_fullStr |
Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators |
title_sort |
Percepções sobre educação ambiental entre professores e estudantes da EJA / Perceptions on environmental education between EJA educators |
author |
Sousa, Ione Coelho de |
author_facet |
Sousa, Ione Coelho de Silva, Silmia Pereira Alves da Amorim, Laís Coelho Coutinho, José Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Silmia Pereira Alves da Amorim, Laís Coelho Coutinho, José Gusmão |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ione Coelho de Silva, Silmia Pereira Alves da Amorim, Laís Coelho Coutinho, José Gusmão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Ecopedagogia Cidadania. |
topic |
Educação Ambiental Ecopedagogia Cidadania. |
description |
A dimensão ambiental da educação é um instrumento importante de transformação social. Este artigo tem por objetivo investigar as percepções sobre Educação Ambiental dos professores e estudantes de uma escola da rede pública estadual de Petrolina-PE, bem como de que forma o tema está sendo desenvolvido em sala de aula, considerando o potencial que tem a Educação Ambiental de contribuir para a reorientação teórico-metodológica e formação cidadã. Ao final, conclui-se que a inserção da temática ambiental no planejamento escolar ainda é um desafio importante para a Instituição, porém há forte aliada: a ecopedagogia. Ela dispõe de estratégia pedagógica capaz de transformar o ato pedagógico em um ato político e libertador. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7966 10.34117/bjdv6n3-348 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7966 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7966/6902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 14416-14440 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 14416-14440 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 14416-14440 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645444157276160 |