A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Mônica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paniago, Rosenilde Nogueira, Belisário, Celso Martins, Oliveira, Adrielly Aparecida de, Nunes, Patrícia Gouvêa, Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira, Ferminio, Elizabeth Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614
Resumo: Este texto trata de pesquisa, cujo objetivo foi identificar os elementos que colocam em risco a permanência dos alunos nos cursos de formação inicial de professores, em Ciências Biológicas e Química em um Instituto Federal, aqui denominado como Campus A. De abordagem qualitativa, utilizou-se, inicialmente, na coleta de dados, um questionário aplicado por meio do “Google Forms” e, posteriormente, recolheu-se narrativas orais de 8 licenciandos. Os resultados sinalizam que os principais elementos que colocam em risco a permanência são de ordem externa e interna, sendo de ordem externa os desafios em conciliar trabalho e estudo; e de ordem interna, os métodos de ensino-aprendizagem e processo de avaliação dos professores.
id VERACRUZ-0_1119480f679ea66ba195d06c82d2f64f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7614
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal instituteEvasãoFormação inicial de professoresInstituto Federal.Este texto trata de pesquisa, cujo objetivo foi identificar os elementos que colocam em risco a permanência dos alunos nos cursos de formação inicial de professores, em Ciências Biológicas e Química em um Instituto Federal, aqui denominado como Campus A. De abordagem qualitativa, utilizou-se, inicialmente, na coleta de dados, um questionário aplicado por meio do “Google Forms” e, posteriormente, recolheu-se narrativas orais de 8 licenciandos. Os resultados sinalizam que os principais elementos que colocam em risco a permanência são de ordem externa e interna, sendo de ordem externa os desafios em conciliar trabalho e estudo; e de ordem interna, os métodos de ensino-aprendizagem e processo de avaliação dos professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/761410.34117/bjdv6n3-172Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12059-12074Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12059-12074Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12059-120742525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614/6617Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, MônicaPaniago, Rosenilde NogueiraBelisário, Celso MartinsOliveira, Adrielly Aparecida deNunes, Patrícia GouvêaMarcionilio, Suzana Maria Loures de OliveiraFerminio, Elizabeth Maria2020-05-27T17:55:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7614Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:27.393574Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute
title A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute
spellingShingle A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute
Moraes, Mônica
Evasão
Formação inicial de professores
Instituto Federal.
title_short A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute
title_full A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute
title_fullStr A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute
title_full_unstemmed A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute
title_sort A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute
author Moraes, Mônica
author_facet Moraes, Mônica
Paniago, Rosenilde Nogueira
Belisário, Celso Martins
Oliveira, Adrielly Aparecida de
Nunes, Patrícia Gouvêa
Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira
Ferminio, Elizabeth Maria
author_role author
author2 Paniago, Rosenilde Nogueira
Belisário, Celso Martins
Oliveira, Adrielly Aparecida de
Nunes, Patrícia Gouvêa
Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira
Ferminio, Elizabeth Maria
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Mônica
Paniago, Rosenilde Nogueira
Belisário, Celso Martins
Oliveira, Adrielly Aparecida de
Nunes, Patrícia Gouvêa
Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira
Ferminio, Elizabeth Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
Formação inicial de professores
Instituto Federal.
topic Evasão
Formação inicial de professores
Instituto Federal.
description Este texto trata de pesquisa, cujo objetivo foi identificar os elementos que colocam em risco a permanência dos alunos nos cursos de formação inicial de professores, em Ciências Biológicas e Química em um Instituto Federal, aqui denominado como Campus A. De abordagem qualitativa, utilizou-se, inicialmente, na coleta de dados, um questionário aplicado por meio do “Google Forms” e, posteriormente, recolheu-se narrativas orais de 8 licenciandos. Os resultados sinalizam que os principais elementos que colocam em risco a permanência são de ordem externa e interna, sendo de ordem externa os desafios em conciliar trabalho e estudo; e de ordem interna, os métodos de ensino-aprendizagem e processo de avaliação dos professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614
10.34117/bjdv6n3-172
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614/6617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12059-12074
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12059-12074
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12059-12074
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645443103457280