A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n3-172 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614 |
Resumo: | Este texto trata de pesquisa, cujo objetivo foi identificar os elementos que colocam em risco a permanência dos alunos nos cursos de formação inicial de professores, em Ciências Biológicas e Química em um Instituto Federal, aqui denominado como Campus A. De abordagem qualitativa, utilizou-se, inicialmente, na coleta de dados, um questionário aplicado por meio do “Google Forms” e, posteriormente, recolheu-se narrativas orais de 8 licenciandos. Os resultados sinalizam que os principais elementos que colocam em risco a permanência são de ordem externa e interna, sendo de ordem externa os desafios em conciliar trabalho e estudo; e de ordem interna, os métodos de ensino-aprendizagem e processo de avaliação dos professores. |
id |
VERACRUZ-0_1119480f679ea66ba195d06c82d2f64f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7614 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal instituteEvasãoFormação inicial de professoresInstituto Federal.Este texto trata de pesquisa, cujo objetivo foi identificar os elementos que colocam em risco a permanência dos alunos nos cursos de formação inicial de professores, em Ciências Biológicas e Química em um Instituto Federal, aqui denominado como Campus A. De abordagem qualitativa, utilizou-se, inicialmente, na coleta de dados, um questionário aplicado por meio do “Google Forms” e, posteriormente, recolheu-se narrativas orais de 8 licenciandos. Os resultados sinalizam que os principais elementos que colocam em risco a permanência são de ordem externa e interna, sendo de ordem externa os desafios em conciliar trabalho e estudo; e de ordem interna, os métodos de ensino-aprendizagem e processo de avaliação dos professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/761410.34117/bjdv6n3-172Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12059-12074Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12059-12074Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12059-120742525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614/6617Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, MônicaPaniago, Rosenilde NogueiraBelisário, Celso MartinsOliveira, Adrielly Aparecida deNunes, Patrícia GouvêaMarcionilio, Suzana Maria Loures de OliveiraFerminio, Elizabeth Maria2020-05-27T17:55:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7614Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:27.393574Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
title |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
spellingShingle |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute Moraes, Mônica Evasão Formação inicial de professores Instituto Federal. Moraes, Mônica Evasão Formação inicial de professores Instituto Federal. |
title_short |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
title_full |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
title_fullStr |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
title_full_unstemmed |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
title_sort |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
author |
Moraes, Mônica |
author_facet |
Moraes, Mônica Moraes, Mônica Paniago, Rosenilde Nogueira Belisário, Celso Martins Oliveira, Adrielly Aparecida de Nunes, Patrícia Gouvêa Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira Ferminio, Elizabeth Maria Paniago, Rosenilde Nogueira Belisário, Celso Martins Oliveira, Adrielly Aparecida de Nunes, Patrícia Gouvêa Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira Ferminio, Elizabeth Maria |
author_role |
author |
author2 |
Paniago, Rosenilde Nogueira Belisário, Celso Martins Oliveira, Adrielly Aparecida de Nunes, Patrícia Gouvêa Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira Ferminio, Elizabeth Maria |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Mônica Paniago, Rosenilde Nogueira Belisário, Celso Martins Oliveira, Adrielly Aparecida de Nunes, Patrícia Gouvêa Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira Ferminio, Elizabeth Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Formação inicial de professores Instituto Federal. |
topic |
Evasão Formação inicial de professores Instituto Federal. |
description |
Este texto trata de pesquisa, cujo objetivo foi identificar os elementos que colocam em risco a permanência dos alunos nos cursos de formação inicial de professores, em Ciências Biológicas e Química em um Instituto Federal, aqui denominado como Campus A. De abordagem qualitativa, utilizou-se, inicialmente, na coleta de dados, um questionário aplicado por meio do “Google Forms” e, posteriormente, recolheu-se narrativas orais de 8 licenciandos. Os resultados sinalizam que os principais elementos que colocam em risco a permanência são de ordem externa e interna, sendo de ordem externa os desafios em conciliar trabalho e estudo; e de ordem interna, os métodos de ensino-aprendizagem e processo de avaliação dos professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614 10.34117/bjdv6n3-172 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614/6617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12059-12074 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12059-12074 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12059-12074 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183719232864256 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-172 |