A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614 |
Resumo: | Este texto trata de pesquisa, cujo objetivo foi identificar os elementos que colocam em risco a permanência dos alunos nos cursos de formação inicial de professores, em Ciências Biológicas e Química em um Instituto Federal, aqui denominado como Campus A. De abordagem qualitativa, utilizou-se, inicialmente, na coleta de dados, um questionário aplicado por meio do “Google Forms” e, posteriormente, recolheu-se narrativas orais de 8 licenciandos. Os resultados sinalizam que os principais elementos que colocam em risco a permanência são de ordem externa e interna, sendo de ordem externa os desafios em conciliar trabalho e estudo; e de ordem interna, os métodos de ensino-aprendizagem e processo de avaliação dos professores. |
id |
VERACRUZ-0_1119480f679ea66ba195d06c82d2f64f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7614 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal instituteEvasãoFormação inicial de professoresInstituto Federal.Este texto trata de pesquisa, cujo objetivo foi identificar os elementos que colocam em risco a permanência dos alunos nos cursos de formação inicial de professores, em Ciências Biológicas e Química em um Instituto Federal, aqui denominado como Campus A. De abordagem qualitativa, utilizou-se, inicialmente, na coleta de dados, um questionário aplicado por meio do “Google Forms” e, posteriormente, recolheu-se narrativas orais de 8 licenciandos. Os resultados sinalizam que os principais elementos que colocam em risco a permanência são de ordem externa e interna, sendo de ordem externa os desafios em conciliar trabalho e estudo; e de ordem interna, os métodos de ensino-aprendizagem e processo de avaliação dos professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/761410.34117/bjdv6n3-172Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12059-12074Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12059-12074Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12059-120742525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614/6617Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, MônicaPaniago, Rosenilde NogueiraBelisário, Celso MartinsOliveira, Adrielly Aparecida deNunes, Patrícia GouvêaMarcionilio, Suzana Maria Loures de OliveiraFerminio, Elizabeth Maria2020-05-27T17:55:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7614Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:27.393574Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
title |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
spellingShingle |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute Moraes, Mônica Evasão Formação inicial de professores Instituto Federal. |
title_short |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
title_full |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
title_fullStr |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
title_full_unstemmed |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
title_sort |
A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute |
author |
Moraes, Mônica |
author_facet |
Moraes, Mônica Paniago, Rosenilde Nogueira Belisário, Celso Martins Oliveira, Adrielly Aparecida de Nunes, Patrícia Gouvêa Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira Ferminio, Elizabeth Maria |
author_role |
author |
author2 |
Paniago, Rosenilde Nogueira Belisário, Celso Martins Oliveira, Adrielly Aparecida de Nunes, Patrícia Gouvêa Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira Ferminio, Elizabeth Maria |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Mônica Paniago, Rosenilde Nogueira Belisário, Celso Martins Oliveira, Adrielly Aparecida de Nunes, Patrícia Gouvêa Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira Ferminio, Elizabeth Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Formação inicial de professores Instituto Federal. |
topic |
Evasão Formação inicial de professores Instituto Federal. |
description |
Este texto trata de pesquisa, cujo objetivo foi identificar os elementos que colocam em risco a permanência dos alunos nos cursos de formação inicial de professores, em Ciências Biológicas e Química em um Instituto Federal, aqui denominado como Campus A. De abordagem qualitativa, utilizou-se, inicialmente, na coleta de dados, um questionário aplicado por meio do “Google Forms” e, posteriormente, recolheu-se narrativas orais de 8 licenciandos. Os resultados sinalizam que os principais elementos que colocam em risco a permanência são de ordem externa e interna, sendo de ordem externa os desafios em conciliar trabalho e estudo; e de ordem interna, os métodos de ensino-aprendizagem e processo de avaliação dos professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614 10.34117/bjdv6n3-172 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7614/6617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12059-12074 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12059-12074 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12059-12074 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645443103457280 |