Origem e destino social do Homo Academicus: percursos formativos de intelectuais portugueses / Origin and social destiny of Homo Academicus: formative paths of portuguese intellectuals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Camila Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes, Rodrigo de Macedo, Negrão, Felipe da Costa, Silva, Priscila Thayane de Carvalho, Rattes, Meiry Jane Cavalcante, Guelber, Fábio Rodrigo Severiano, de Jesus, Audrilene Santos, Aragão, Roberth Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50297
Resumo: O trabalho retraça as trajetórias formativas de dez intelectuais portugueses da área das Ciências da Educação, com vistas a analisar a relação entre as histórias individuais de um grupo de agentes e o espaço social que comporta este mesmo grupo. A partir de uma investigação ancorada na Sociologia Compreensiva, que congrega as abordagens quanti e qualitativa (mixed methods) e tem na perspectiva bourdieusiana seu principal quadro referencial, escrutina-se o corpus analítico composto por dez entrevistas biográficas. Para tal, apresenta inicialmente uma reflexão acerca do papel da objetivação das narrativas biográficas sobre os processos formativos dos homens e mulheres da Academia, com especial preocupação em apontar a necessidade de se abandonar o tratamento baseado no discurso que coloca o que deveria ser o intelectual sobreposto ao que de fato é este sujeito. Em seguida, são discutidas as entrevistas e o trabalho de categorização e de análise realizado a partir delas, os itinerários formativos e a escolha e entrada na área de atuação ganham, pois, relevo no exercício de compreender os tipos de destino social trazidos à tona a partir do estudo do Homo Academicus e de sua história. Para além de revolver questões epistêmico-metodológicas em torno da pesquisa biográfica, os resultados deste estudo apontam entrecruzamentos nos espaços dos possíveis entre os percursos dos diferentes sujeitos estudados e o desenvolvimento do campo acadêmico das Ciências da Educação em Portugal.
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