Projeto de extensão saber sus: a educação como objeto transformador / Extension project to know sus: education as a transforming object
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8814 |
Resumo: | Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é um direito social universal a ser garantido pelo Estado a assistência integral à saúde, porém muitas vezes o indivíduo desconhece o seu papel como usuário. O conhecimento do funcionamento do SUS pelo usuário e a capacidade de traduzi-lo em uma linguagem acessível, permite-lhe ter um papel ativo, garantindo uma melhor qualidade de atendimento. Dessa forma, a educação em relação ao nosso sistema de saúde é importante do ponto de vista assistencial. O conhecimento sobre as diferenças entre os níveis de atenção á saúde implica, na prática, um melhor direcionamento dos pacientes, auxiliando tanto quem recebe essa educação, quanto o próprio sistema de saúde que fica menos sobrecarregado. Objetivo: Promover a educação em saúde sobre o Sistema Único de Saúde á estudantes do ensino médio de Jataí-GO. Metodologia: As atividades ocorreram em escolas de ensino médio públicas e privadas do município de Jataí, Goiás. As ações basearam-se em dinâmicas divididas em cinco estações. Nelas, os estudantes de medicina abordaram temas relevantes sobre o SUS e que envolvem o cotidiano dos alunos. Os temas abordados foram: os mitos e verdades sobre a vacinação; a localização das UBS do município; os conceitos de Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF); pra que serve e quando procurar uma UBS e uma UPA; as atribuições do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); a classificação de prioridade de atendimento segundo as cores e os princípios e diretrizes do SUS. Resultados: Após delinear cada ação, pôde-se observar que as intervenções foram marcadas por uma ampla aceitação e participação dos alunos, os quais demonstraram um crescente interesse sobre os temas abordados. Muitos desconheciam o papel e a composição dos níveis de atenção à saúde, assim como o momento de procurar cada um deles. Ressalta-se, ainda, que não houve diferença de interesse entre os alunos da rede privada e pública, apesar dos alunos da rede pública relatarem uma maior experiência no âmbito dos serviços públicos de saúde. Conclusões: As estratégias adotadas na extensão são importantes para a divulgação do SUS, valorizando o seu princípio de participação da comunidade. Além disso, o projeto teve o papel de empoderar e transformar esses jovens a partir da educação, atuando, também, na formação de agentes multiplicadores do conhecimento. |
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