Conhecimento do estudante de medicina sobre doação de órgãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Ingrid Sarmento
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nogueira, Camila Távora, Gomes, Érica Batalha, da Silva, Sônia Leite, da Silva, Silvia Fernandes Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv9n5-186
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59960
Resumo: Objetivo: Avaliar o grau do conhecimento do estudante de Medicina sobre o tema doação de órgãos. Método: Foi realizado um estudo observacional com alunos do primeiro ao oitavo semestre do curso de Medicina de duas universidades de Fortaleza-CE, nordeste do Brasil, por meio de aplicação de um questionário autoaplicável. Resultados: 95,5% dos alunos gostariam que os seus órgãos fossem doados, caso estivessem em morte encefálica (ME). Porém, 43,1% deles ainda não tinham comunicado a família sobre essa decisão. O conteúdo da Lei de Transplantes em vigor no Brasil era desconhecido por 59,7% dos alunos, mas 90,8% gostariam que a decisão de ser um doador em vida fosse reconhecida pela lei, sem a interferência da família. A maioria (98,3%) conhecia o conceito de ME, mas 10,6% deles não aceitavam como definição de morte e 22% desconheciam que um indivíduo somente é considerado doador após o diagnóstico de ME. Conclusão: Existem lacunas no conhecimento entre os estudantes de Medicina avaliados sobre as etapas do processo da doação de órgãos. É fundamental a inclusão desse tema no currículo das escolas de Medicina, com intervenções educativas longitudinais, para que a carência desses conhecimentos seja amenizada entre os futuros médicos.
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