Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23156 |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade compartilhar uma experiência do Instituto Federal Farroupilha desenvolvida no trabalho docente na disciplina de Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - turma 5. Dentro dessa perspectiva, o estudo, além de mostrar os resultados da pesquisa do trabalho docente frente aluno, contempla a formação docente nos Instituto Federais, apontando para a prática enquanto componente curricular no curso superior de licenciatura em Biologia aplicando a plataforma Moodle. Nesse processo a ideia foi apresentar o uso desse Ambiente Virtual como ferramenta pedagógica complementar e integradora do processo de ensino-aprendizagem e as perspectivas dos futuros professores quanto a atuação no ensino médio integrado das Instituições Federais, Estaduais e Municipais brasileiras. Ressalta-se que esse estudo está fundamentado nos conceitos/sentidos de AVEA, EaD, PPI, PeCC, trabalho docente, plataforma Moodle e Institutos Federais, utilizando uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa do tipo bibliográfica e com uso do instrumento questionário online para coletar dados dos pesquisados. Dessa forma, é apontado o resultado da pesquisa do trabalho docente. |
id |
VERACRUZ-0_1463c11682970f680d1a40880b0b2916 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23156 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal InstitutesAVEAEADPPIPrática PedagógicaInstitutos Federais.O presente artigo tem como finalidade compartilhar uma experiência do Instituto Federal Farroupilha desenvolvida no trabalho docente na disciplina de Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - turma 5. Dentro dessa perspectiva, o estudo, além de mostrar os resultados da pesquisa do trabalho docente frente aluno, contempla a formação docente nos Instituto Federais, apontando para a prática enquanto componente curricular no curso superior de licenciatura em Biologia aplicando a plataforma Moodle. Nesse processo a ideia foi apresentar o uso desse Ambiente Virtual como ferramenta pedagógica complementar e integradora do processo de ensino-aprendizagem e as perspectivas dos futuros professores quanto a atuação no ensino médio integrado das Instituições Federais, Estaduais e Municipais brasileiras. Ressalta-se que esse estudo está fundamentado nos conceitos/sentidos de AVEA, EaD, PPI, PeCC, trabalho docente, plataforma Moodle e Institutos Federais, utilizando uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa do tipo bibliográfica e com uso do instrumento questionário online para coletar dados dos pesquisados. Dessa forma, é apontado o resultado da pesquisa do trabalho docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2315610.34117/bjdv7n1-356Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5265-5277Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5265-5277Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5265-52772525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23156/18600Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alecson Milton Almeida dosCentenaro, Graciela SaleteFurlan, Fernanda Mendes2021-09-21T10:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23156Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:49.267325Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes |
title |
Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes Santos, Alecson Milton Almeida dos AVEA EAD PPI Prática Pedagógica Institutos Federais. |
title_short |
Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes |
title_full |
Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes |
title_sort |
Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes |
author |
Santos, Alecson Milton Almeida dos |
author_facet |
Santos, Alecson Milton Almeida dos Centenaro, Graciela Salete Furlan, Fernanda Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Centenaro, Graciela Salete Furlan, Fernanda Mendes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alecson Milton Almeida dos Centenaro, Graciela Salete Furlan, Fernanda Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AVEA EAD PPI Prática Pedagógica Institutos Federais. |
topic |
AVEA EAD PPI Prática Pedagógica Institutos Federais. |
description |
O presente artigo tem como finalidade compartilhar uma experiência do Instituto Federal Farroupilha desenvolvida no trabalho docente na disciplina de Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - turma 5. Dentro dessa perspectiva, o estudo, além de mostrar os resultados da pesquisa do trabalho docente frente aluno, contempla a formação docente nos Instituto Federais, apontando para a prática enquanto componente curricular no curso superior de licenciatura em Biologia aplicando a plataforma Moodle. Nesse processo a ideia foi apresentar o uso desse Ambiente Virtual como ferramenta pedagógica complementar e integradora do processo de ensino-aprendizagem e as perspectivas dos futuros professores quanto a atuação no ensino médio integrado das Instituições Federais, Estaduais e Municipais brasileiras. Ressalta-se que esse estudo está fundamentado nos conceitos/sentidos de AVEA, EaD, PPI, PeCC, trabalho docente, plataforma Moodle e Institutos Federais, utilizando uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa do tipo bibliográfica e com uso do instrumento questionário online para coletar dados dos pesquisados. Dessa forma, é apontado o resultado da pesquisa do trabalho docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23156 10.34117/bjdv7n1-356 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23156 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23156/18600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5265-5277 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5265-5277 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5265-5277 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645504988315648 |