Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alecson Milton Almeida dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Centenaro, Graciela Salete, Furlan, Fernanda Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23156
Resumo: O presente artigo tem como finalidade compartilhar uma experiência do Instituto Federal Farroupilha desenvolvida no trabalho docente na disciplina de Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - turma 5. Dentro dessa perspectiva, o estudo, além de mostrar os resultados da pesquisa do trabalho docente frente aluno, contempla a formação docente nos Instituto Federais, apontando para a prática enquanto componente curricular no curso superior de licenciatura em Biologia aplicando a plataforma Moodle. Nesse processo a ideia foi apresentar o uso desse Ambiente Virtual como ferramenta pedagógica complementar e integradora do processo de ensino-aprendizagem e as perspectivas dos futuros professores quanto a atuação no ensino médio integrado das Instituições Federais, Estaduais e Municipais brasileiras. Ressalta-se que esse estudo está fundamentado nos conceitos/sentidos de AVEA, EaD, PPI, PeCC, trabalho docente, plataforma Moodle e Institutos Federais, utilizando uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa do tipo bibliográfica e com uso do instrumento questionário online para coletar dados dos pesquisados. Dessa forma, é apontado o resultado da pesquisa do trabalho docente.
id VERACRUZ-0_1463c11682970f680d1a40880b0b2916
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23156
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal InstitutesAVEAEADPPIPrática PedagógicaInstitutos Federais.O presente artigo tem como finalidade compartilhar uma experiência do Instituto Federal Farroupilha desenvolvida no trabalho docente na disciplina de Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - turma 5. Dentro dessa perspectiva, o estudo, além de mostrar os resultados da pesquisa do trabalho docente frente aluno, contempla a formação docente nos Instituto Federais, apontando para a prática enquanto componente curricular no curso superior de licenciatura em Biologia aplicando a plataforma Moodle. Nesse processo a ideia foi apresentar o uso desse Ambiente Virtual como ferramenta pedagógica complementar e integradora do processo de ensino-aprendizagem e as perspectivas dos futuros professores quanto a atuação no ensino médio integrado das Instituições Federais, Estaduais e Municipais brasileiras. Ressalta-se que esse estudo está fundamentado nos conceitos/sentidos de AVEA, EaD, PPI, PeCC, trabalho docente, plataforma Moodle e Institutos Federais, utilizando uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa do tipo bibliográfica e com uso do instrumento questionário online para coletar dados dos pesquisados. Dessa forma, é apontado o resultado da pesquisa do trabalho docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2315610.34117/bjdv7n1-356Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5265-5277Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5265-5277Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5265-52772525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23156/18600Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alecson Milton Almeida dosCentenaro, Graciela SaleteFurlan, Fernanda Mendes2021-09-21T10:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23156Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:49.267325Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes
title Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes
spellingShingle Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes
Santos, Alecson Milton Almeida dos
AVEA
EAD
PPI
Prática Pedagógica
Institutos Federais.
title_short Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes
title_full Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes
title_fullStr Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes
title_sort Práticas pedagógicas tecnológicas-integradoras para formação de futuros docentes nos Institutos Federais / Technological-integrative pedagogical practices for the formation of future teachers in the Federal Institutes
author Santos, Alecson Milton Almeida dos
author_facet Santos, Alecson Milton Almeida dos
Centenaro, Graciela Salete
Furlan, Fernanda Mendes
author_role author
author2 Centenaro, Graciela Salete
Furlan, Fernanda Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alecson Milton Almeida dos
Centenaro, Graciela Salete
Furlan, Fernanda Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv AVEA
EAD
PPI
Prática Pedagógica
Institutos Federais.
topic AVEA
EAD
PPI
Prática Pedagógica
Institutos Federais.
description O presente artigo tem como finalidade compartilhar uma experiência do Instituto Federal Farroupilha desenvolvida no trabalho docente na disciplina de Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - turma 5. Dentro dessa perspectiva, o estudo, além de mostrar os resultados da pesquisa do trabalho docente frente aluno, contempla a formação docente nos Instituto Federais, apontando para a prática enquanto componente curricular no curso superior de licenciatura em Biologia aplicando a plataforma Moodle. Nesse processo a ideia foi apresentar o uso desse Ambiente Virtual como ferramenta pedagógica complementar e integradora do processo de ensino-aprendizagem e as perspectivas dos futuros professores quanto a atuação no ensino médio integrado das Instituições Federais, Estaduais e Municipais brasileiras. Ressalta-se que esse estudo está fundamentado nos conceitos/sentidos de AVEA, EaD, PPI, PeCC, trabalho docente, plataforma Moodle e Institutos Federais, utilizando uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa do tipo bibliográfica e com uso do instrumento questionário online para coletar dados dos pesquisados. Dessa forma, é apontado o resultado da pesquisa do trabalho docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23156
10.34117/bjdv7n1-356
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23156
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23156/18600
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5265-5277
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5265-5277
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5265-5277
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645504988315648