O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta a produção de quatro jogos didáticos sobre o tema vertebrados por alunos de uma turma de 7º ano a partir de materiais reutilizados. A proposta da confecção do jogo foi apresentada para que os estudantes pudessem ser autores de seus conhecimentos, além de despertar uma consciência ambiental do destino dos produtos que se consome e de ser uma alternativa de baixo custo que pode ser desenvolvido com outros temas, uma vez que muitas escolas públicas não dispõem de materiais didáticos diferenciados. A partir dessa análise verificou-se que quando impulsionados, os alunos podem ir além do esperado, pois os mesmos foram em busca de informações do tema que não havia sido solicitada. Isso implica em mais autonomia e liberdade ao aluno, para que o mesmo aprofunde o saber e não se torne dependente do professor, pois o discente também é encarregado pelo seu aprendizado devendo este ir atrás do conhecimento e não ficar numa condição passiva a espera pelo docente. Observou-se também uma compreensão a respeito da sustentabilidade, em razão de todos os produtos didáticos terem sido feitos a partir de objetos que seriam descartados, passando a ter um novo olhar sobre o reaproveitamento. Logo, o intuito desse objeto de pesquisa foi alcançado devido ao duplo empenho dos sujeitos envolvidos, o que é primordial para um trabalho bem sucedido em sala de aula. |
id |
VERACRUZ-0_14934f424e438110a2f73f122a6c9b5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1969 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebratesaprendizadoconsciência ambientaljogos didáticosmateriais reutilizados.Esta pesquisa apresenta a produção de quatro jogos didáticos sobre o tema vertebrados por alunos de uma turma de 7º ano a partir de materiais reutilizados. A proposta da confecção do jogo foi apresentada para que os estudantes pudessem ser autores de seus conhecimentos, além de despertar uma consciência ambiental do destino dos produtos que se consome e de ser uma alternativa de baixo custo que pode ser desenvolvido com outros temas, uma vez que muitas escolas públicas não dispõem de materiais didáticos diferenciados. A partir dessa análise verificou-se que quando impulsionados, os alunos podem ir além do esperado, pois os mesmos foram em busca de informações do tema que não havia sido solicitada. Isso implica em mais autonomia e liberdade ao aluno, para que o mesmo aprofunde o saber e não se torne dependente do professor, pois o discente também é encarregado pelo seu aprendizado devendo este ir atrás do conhecimento e não ficar numa condição passiva a espera pelo docente. Observou-se também uma compreensão a respeito da sustentabilidade, em razão de todos os produtos didáticos terem sido feitos a partir de objetos que seriam descartados, passando a ter um novo olhar sobre o reaproveitamento. Logo, o intuito desse objeto de pesquisa foi alcançado devido ao duplo empenho dos sujeitos envolvidos, o que é primordial para um trabalho bem sucedido em sala de aula. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/196910.34117/bjdv5n6-182Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 6926-6935Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 6926-6935Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 6926-69352525-876110.34117/bjdv5n6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969/1975Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Luiza da2019-06-04T17:04:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1969Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:37.818271Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates |
title |
O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates |
spellingShingle |
O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates Silva, Maria Luiza da aprendizado consciência ambiental jogos didáticos materiais reutilizados. |
title_short |
O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates |
title_full |
O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates |
title_fullStr |
O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates |
title_full_unstemmed |
O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates |
title_sort |
O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates |
author |
Silva, Maria Luiza da |
author_facet |
Silva, Maria Luiza da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Luiza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizado consciência ambiental jogos didáticos materiais reutilizados. |
topic |
aprendizado consciência ambiental jogos didáticos materiais reutilizados. |
description |
Esta pesquisa apresenta a produção de quatro jogos didáticos sobre o tema vertebrados por alunos de uma turma de 7º ano a partir de materiais reutilizados. A proposta da confecção do jogo foi apresentada para que os estudantes pudessem ser autores de seus conhecimentos, além de despertar uma consciência ambiental do destino dos produtos que se consome e de ser uma alternativa de baixo custo que pode ser desenvolvido com outros temas, uma vez que muitas escolas públicas não dispõem de materiais didáticos diferenciados. A partir dessa análise verificou-se que quando impulsionados, os alunos podem ir além do esperado, pois os mesmos foram em busca de informações do tema que não havia sido solicitada. Isso implica em mais autonomia e liberdade ao aluno, para que o mesmo aprofunde o saber e não se torne dependente do professor, pois o discente também é encarregado pelo seu aprendizado devendo este ir atrás do conhecimento e não ficar numa condição passiva a espera pelo docente. Observou-se também uma compreensão a respeito da sustentabilidade, em razão de todos os produtos didáticos terem sido feitos a partir de objetos que seriam descartados, passando a ter um novo olhar sobre o reaproveitamento. Logo, o intuito desse objeto de pesquisa foi alcançado devido ao duplo empenho dos sujeitos envolvidos, o que é primordial para um trabalho bem sucedido em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969 10.34117/bjdv5n6-182 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n6-182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969/1975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 6926-6935 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 6926-6935 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 6926-6935 2525-8761 10.34117/bjdv5n6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645419101552640 |