O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Luiza da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969
Resumo: Esta pesquisa apresenta a produção de quatro jogos didáticos sobre o tema vertebrados por alunos de uma turma de 7º ano a partir de materiais reutilizados. A proposta da confecção do jogo foi apresentada para que os estudantes pudessem ser autores de seus conhecimentos, além de despertar uma consciência ambiental do destino dos produtos que se consome e de ser uma alternativa de baixo custo que pode ser desenvolvido com outros temas, uma vez que muitas escolas públicas não dispõem de materiais didáticos diferenciados. A partir dessa análise verificou-se que quando impulsionados, os alunos podem ir além do esperado, pois os mesmos foram em busca de informações do tema que não havia sido solicitada. Isso implica em mais autonomia e liberdade ao aluno, para que o mesmo aprofunde o saber e não se torne dependente do professor, pois o discente também é encarregado pelo seu aprendizado devendo este ir atrás do conhecimento e não ficar numa condição passiva a espera pelo docente. Observou-se também uma compreensão a respeito da sustentabilidade, em razão de todos os produtos didáticos terem sido feitos a partir de objetos que seriam descartados, passando a ter um novo olhar sobre o reaproveitamento. Logo, o intuito desse objeto de pesquisa foi alcançado devido ao duplo empenho dos sujeitos envolvidos, o que é primordial para um trabalho bem sucedido em sala de aula. 
id VERACRUZ-0_14934f424e438110a2f73f122a6c9b5b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1969
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebratesaprendizadoconsciência ambientaljogos didáticosmateriais reutilizados.Esta pesquisa apresenta a produção de quatro jogos didáticos sobre o tema vertebrados por alunos de uma turma de 7º ano a partir de materiais reutilizados. A proposta da confecção do jogo foi apresentada para que os estudantes pudessem ser autores de seus conhecimentos, além de despertar uma consciência ambiental do destino dos produtos que se consome e de ser uma alternativa de baixo custo que pode ser desenvolvido com outros temas, uma vez que muitas escolas públicas não dispõem de materiais didáticos diferenciados. A partir dessa análise verificou-se que quando impulsionados, os alunos podem ir além do esperado, pois os mesmos foram em busca de informações do tema que não havia sido solicitada. Isso implica em mais autonomia e liberdade ao aluno, para que o mesmo aprofunde o saber e não se torne dependente do professor, pois o discente também é encarregado pelo seu aprendizado devendo este ir atrás do conhecimento e não ficar numa condição passiva a espera pelo docente. Observou-se também uma compreensão a respeito da sustentabilidade, em razão de todos os produtos didáticos terem sido feitos a partir de objetos que seriam descartados, passando a ter um novo olhar sobre o reaproveitamento. Logo, o intuito desse objeto de pesquisa foi alcançado devido ao duplo empenho dos sujeitos envolvidos, o que é primordial para um trabalho bem sucedido em sala de aula. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/196910.34117/bjdv5n6-182Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 6926-6935Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 6926-6935Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 6926-69352525-876110.34117/bjdv5n6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969/1975Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Luiza da2019-06-04T17:04:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1969Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:37.818271Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates
title O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates
spellingShingle O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates
Silva, Maria Luiza da
aprendizado
consciência ambiental
jogos didáticos
materiais reutilizados.
title_short O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates
title_full O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates
title_fullStr O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates
title_full_unstemmed O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates
title_sort O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates
author Silva, Maria Luiza da
author_facet Silva, Maria Luiza da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Luiza da
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizado
consciência ambiental
jogos didáticos
materiais reutilizados.
topic aprendizado
consciência ambiental
jogos didáticos
materiais reutilizados.
description Esta pesquisa apresenta a produção de quatro jogos didáticos sobre o tema vertebrados por alunos de uma turma de 7º ano a partir de materiais reutilizados. A proposta da confecção do jogo foi apresentada para que os estudantes pudessem ser autores de seus conhecimentos, além de despertar uma consciência ambiental do destino dos produtos que se consome e de ser uma alternativa de baixo custo que pode ser desenvolvido com outros temas, uma vez que muitas escolas públicas não dispõem de materiais didáticos diferenciados. A partir dessa análise verificou-se que quando impulsionados, os alunos podem ir além do esperado, pois os mesmos foram em busca de informações do tema que não havia sido solicitada. Isso implica em mais autonomia e liberdade ao aluno, para que o mesmo aprofunde o saber e não se torne dependente do professor, pois o discente também é encarregado pelo seu aprendizado devendo este ir atrás do conhecimento e não ficar numa condição passiva a espera pelo docente. Observou-se também uma compreensão a respeito da sustentabilidade, em razão de todos os produtos didáticos terem sido feitos a partir de objetos que seriam descartados, passando a ter um novo olhar sobre o reaproveitamento. Logo, o intuito desse objeto de pesquisa foi alcançado devido ao duplo empenho dos sujeitos envolvidos, o que é primordial para um trabalho bem sucedido em sala de aula. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969
10.34117/bjdv5n6-182
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n6-182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969/1975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 6926-6935
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 6926-6935
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 6926-6935
2525-8761
10.34117/bjdv5n6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645419101552640