O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39096 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os discentes e docentes estão lidando com o ensino remoto de química no município de Barcarena-PA, mediante novos encaminhamentos, em especifico, em tempos de pandemia, por meio de práticas que resgatem a formação continuada, através de atividades Síncronas e Assíncronas. Também tem em vista, mostrar as estratégias que foram adotadas e rever métodos de ensino aprendizagem, com o intuito de englobar todos os discentes, fazendo com que os mesmos possam usufruir da internet como ferramenta auxiliar para seu ensino. Como metodologia essa pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, por meio de pesquisa colaborativa. Esta pesquisa foi realizada em escolas públicas, que é onde há uma maior dificuldade por parte dos discentes, utilizando formulários on-line próprios para discentes, docentes e coordenadores, com o objetivo de estudar como cada um está lidando com a pandemia no ensino remoto. Os resultados mostraram que em tempos de pandemia e distanciamento social, a aproximação virtual parece ser a melhor escolha no processo educativo, apesar de ainda haver discentes que não possuem acesso a plataformas de ensino e consequentemente não conseguem acompanhar o desenvolvimento das aulas. Contudo, a motivação entre os envolvidos é fundamental para aumentar a confiança e manter o ensino e aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_16a48131c4bcb44e54bae48b321d513b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39096 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PAEnsino Remoto. Sarscov-2. Acesso as plataformas educativas. Ensino de Química.A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os discentes e docentes estão lidando com o ensino remoto de química no município de Barcarena-PA, mediante novos encaminhamentos, em especifico, em tempos de pandemia, por meio de práticas que resgatem a formação continuada, através de atividades Síncronas e Assíncronas. Também tem em vista, mostrar as estratégias que foram adotadas e rever métodos de ensino aprendizagem, com o intuito de englobar todos os discentes, fazendo com que os mesmos possam usufruir da internet como ferramenta auxiliar para seu ensino. Como metodologia essa pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, por meio de pesquisa colaborativa. Esta pesquisa foi realizada em escolas públicas, que é onde há uma maior dificuldade por parte dos discentes, utilizando formulários on-line próprios para discentes, docentes e coordenadores, com o objetivo de estudar como cada um está lidando com a pandemia no ensino remoto. Os resultados mostraram que em tempos de pandemia e distanciamento social, a aproximação virtual parece ser a melhor escolha no processo educativo, apesar de ainda haver discentes que não possuem acesso a plataformas de ensino e consequentemente não conseguem acompanhar o desenvolvimento das aulas. Contudo, a motivação entre os envolvidos é fundamental para aumentar a confiança e manter o ensino e aprendizagem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3909610.34117/bjdv7n11-074Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 102757-102778Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 102757-102778Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 102757-1027782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39096/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Heriberto RodriguesAlbuquerque, Ana Cecilia de Oliveirade Oliveira, Luana RoquePinheiro, José CiríacoFeio Farias, Rômulo Augustode Almeida, Roseli da Rocha PaixãoAlmeida, Ossalin dede Moura, Geziel Nascimento2021-12-01T11:17:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39096Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:33.546629Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA |
title |
O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA |
spellingShingle |
O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA Bitencourt, Heriberto Rodrigues Ensino Remoto. Sarscov-2. Acesso as plataformas educativas. Ensino de Química. |
title_short |
O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA |
title_full |
O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA |
title_fullStr |
O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA |
title_full_unstemmed |
O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA |
title_sort |
O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA |
author |
Bitencourt, Heriberto Rodrigues |
author_facet |
Bitencourt, Heriberto Rodrigues Albuquerque, Ana Cecilia de Oliveira de Oliveira, Luana Roque Pinheiro, José Ciríaco Feio Farias, Rômulo Augusto de Almeida, Roseli da Rocha Paixão Almeida, Ossalin de de Moura, Geziel Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Ana Cecilia de Oliveira de Oliveira, Luana Roque Pinheiro, José Ciríaco Feio Farias, Rômulo Augusto de Almeida, Roseli da Rocha Paixão Almeida, Ossalin de de Moura, Geziel Nascimento |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourt, Heriberto Rodrigues Albuquerque, Ana Cecilia de Oliveira de Oliveira, Luana Roque Pinheiro, José Ciríaco Feio Farias, Rômulo Augusto de Almeida, Roseli da Rocha Paixão Almeida, Ossalin de de Moura, Geziel Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto. Sarscov-2. Acesso as plataformas educativas. Ensino de Química. |
topic |
Ensino Remoto. Sarscov-2. Acesso as plataformas educativas. Ensino de Química. |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os discentes e docentes estão lidando com o ensino remoto de química no município de Barcarena-PA, mediante novos encaminhamentos, em especifico, em tempos de pandemia, por meio de práticas que resgatem a formação continuada, através de atividades Síncronas e Assíncronas. Também tem em vista, mostrar as estratégias que foram adotadas e rever métodos de ensino aprendizagem, com o intuito de englobar todos os discentes, fazendo com que os mesmos possam usufruir da internet como ferramenta auxiliar para seu ensino. Como metodologia essa pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, por meio de pesquisa colaborativa. Esta pesquisa foi realizada em escolas públicas, que é onde há uma maior dificuldade por parte dos discentes, utilizando formulários on-line próprios para discentes, docentes e coordenadores, com o objetivo de estudar como cada um está lidando com a pandemia no ensino remoto. Os resultados mostraram que em tempos de pandemia e distanciamento social, a aproximação virtual parece ser a melhor escolha no processo educativo, apesar de ainda haver discentes que não possuem acesso a plataformas de ensino e consequentemente não conseguem acompanhar o desenvolvimento das aulas. Contudo, a motivação entre os envolvidos é fundamental para aumentar a confiança e manter o ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39096 10.34117/bjdv7n11-074 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39096 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39096/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 102757-102778 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 102757-102778 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 102757-102778 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645564876685312 |