O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Albuquerque, Ana Cecilia de Oliveira, de Oliveira, Luana Roque, Pinheiro, José Ciríaco, Feio Farias, Rômulo Augusto, de Almeida, Roseli da Rocha Paixão, Almeida, Ossalin de, de Moura, Geziel Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39096
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os discentes e docentes estão lidando com o ensino remoto de química no município de Barcarena-PA, mediante novos encaminhamentos, em especifico, em tempos de pandemia, por meio de práticas que resgatem a formação continuada, através de atividades Síncronas e Assíncronas. Também tem em vista, mostrar as estratégias que foram adotadas e rever métodos de ensino aprendizagem, com o intuito de englobar todos os discentes, fazendo com que os mesmos possam usufruir da internet como ferramenta auxiliar para seu ensino.  Como metodologia essa pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, por meio de pesquisa colaborativa. Esta pesquisa foi realizada em escolas públicas, que é onde há uma maior dificuldade por parte dos discentes, utilizando formulários on-line próprios para discentes, docentes e coordenadores, com o objetivo de estudar como cada um está lidando com a pandemia no ensino remoto. Os resultados mostraram que em tempos de pandemia e distanciamento social, a aproximação virtual parece ser a melhor escolha no processo educativo, apesar de ainda haver discentes que não possuem acesso a plataformas de ensino e consequentemente não conseguem acompanhar o desenvolvimento das aulas. Contudo, a motivação entre os envolvidos é fundamental para aumentar a confiança e manter o ensino e aprendizagem.  
id VERACRUZ-0_16a48131c4bcb44e54bae48b321d513b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39096
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PAEnsino Remoto. Sarscov-2. Acesso as plataformas educativas. Ensino de Química.A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os discentes e docentes estão lidando com o ensino remoto de química no município de Barcarena-PA, mediante novos encaminhamentos, em especifico, em tempos de pandemia, por meio de práticas que resgatem a formação continuada, através de atividades Síncronas e Assíncronas. Também tem em vista, mostrar as estratégias que foram adotadas e rever métodos de ensino aprendizagem, com o intuito de englobar todos os discentes, fazendo com que os mesmos possam usufruir da internet como ferramenta auxiliar para seu ensino.  Como metodologia essa pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, por meio de pesquisa colaborativa. Esta pesquisa foi realizada em escolas públicas, que é onde há uma maior dificuldade por parte dos discentes, utilizando formulários on-line próprios para discentes, docentes e coordenadores, com o objetivo de estudar como cada um está lidando com a pandemia no ensino remoto. Os resultados mostraram que em tempos de pandemia e distanciamento social, a aproximação virtual parece ser a melhor escolha no processo educativo, apesar de ainda haver discentes que não possuem acesso a plataformas de ensino e consequentemente não conseguem acompanhar o desenvolvimento das aulas. Contudo, a motivação entre os envolvidos é fundamental para aumentar a confiança e manter o ensino e aprendizagem.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3909610.34117/bjdv7n11-074Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 102757-102778Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 102757-102778Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 102757-1027782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39096/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Heriberto RodriguesAlbuquerque, Ana Cecilia de Oliveirade Oliveira, Luana RoquePinheiro, José CiríacoFeio Farias, Rômulo Augustode Almeida, Roseli da Rocha PaixãoAlmeida, Ossalin dede Moura, Geziel Nascimento2021-12-01T11:17:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39096Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:33.546629Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA
title O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA
spellingShingle O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA
Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Ensino Remoto. Sarscov-2. Acesso as plataformas educativas. Ensino de Química.
title_short O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA
title_full O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA
title_fullStr O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA
title_full_unstemmed O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA
title_sort O impacto da SARSCOV-2 no ensino dequímica no município de Barcarena –PA / The impact of SARSCOV-2 on chemistry teaching in the municipality of Barcarena -PA
author Bitencourt, Heriberto Rodrigues
author_facet Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Albuquerque, Ana Cecilia de Oliveira
de Oliveira, Luana Roque
Pinheiro, José Ciríaco
Feio Farias, Rômulo Augusto
de Almeida, Roseli da Rocha Paixão
Almeida, Ossalin de
de Moura, Geziel Nascimento
author_role author
author2 Albuquerque, Ana Cecilia de Oliveira
de Oliveira, Luana Roque
Pinheiro, José Ciríaco
Feio Farias, Rômulo Augusto
de Almeida, Roseli da Rocha Paixão
Almeida, Ossalin de
de Moura, Geziel Nascimento
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Albuquerque, Ana Cecilia de Oliveira
de Oliveira, Luana Roque
Pinheiro, José Ciríaco
Feio Farias, Rômulo Augusto
de Almeida, Roseli da Rocha Paixão
Almeida, Ossalin de
de Moura, Geziel Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto. Sarscov-2. Acesso as plataformas educativas. Ensino de Química.
topic Ensino Remoto. Sarscov-2. Acesso as plataformas educativas. Ensino de Química.
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os discentes e docentes estão lidando com o ensino remoto de química no município de Barcarena-PA, mediante novos encaminhamentos, em especifico, em tempos de pandemia, por meio de práticas que resgatem a formação continuada, através de atividades Síncronas e Assíncronas. Também tem em vista, mostrar as estratégias que foram adotadas e rever métodos de ensino aprendizagem, com o intuito de englobar todos os discentes, fazendo com que os mesmos possam usufruir da internet como ferramenta auxiliar para seu ensino.  Como metodologia essa pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, por meio de pesquisa colaborativa. Esta pesquisa foi realizada em escolas públicas, que é onde há uma maior dificuldade por parte dos discentes, utilizando formulários on-line próprios para discentes, docentes e coordenadores, com o objetivo de estudar como cada um está lidando com a pandemia no ensino remoto. Os resultados mostraram que em tempos de pandemia e distanciamento social, a aproximação virtual parece ser a melhor escolha no processo educativo, apesar de ainda haver discentes que não possuem acesso a plataformas de ensino e consequentemente não conseguem acompanhar o desenvolvimento das aulas. Contudo, a motivação entre os envolvidos é fundamental para aumentar a confiança e manter o ensino e aprendizagem.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39096
10.34117/bjdv7n11-074
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39096
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39096/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 102757-102778
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 102757-102778
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 102757-102778
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645564876685312