Estresse ocupacional de docentes do ensino médio de instituições públicas / Occupational stress of high school teachers in public institutions
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26985 |
Resumo: | O presente artigo procurou descrever e analisar os níveis de estresse ocupacional e suas manifestações nos docentes de ensino médio de escolas públicas no município de Viçosa – MG e identificar os fatores de estresse no trabalho, os principais sintomas e as estratégias de como lidar com o estresse ocupacional. Tratou-se de pesquisa descritiva, explicativa, com abordagem quantitativa e utilização da técnica survey com aplicação de questionário estruturado. As escalas utilizadas basearam-se no Modelo de Cooper, Sloan e Williams (1988), Honório (1998) e Zille (2005). Os resultados apresentaram maior significância quanto aos fatores de pressão no trabalho, na variável estrutura e no clima organizacional, e no desenvolvimento na carreira. Também evidenciaram maior predominância dos sintomas mentais sobre os físicos, como dores nos músculos do pescoço e dos ombros. Quanto às estratégias de combate ao estresse, as mais utilizadas pelos pesquisados foram o planejamento das atividades, o gozo de férias regulares e as conversas com os amigos. Acerca dos resultados obtidos, observou-se que os professores das instituições públicas estaduais apresentam maior fator de pressão comparados com os das escolas públicas federais e que as mulheres possuem maiores sintomas físicos e mentais que os homens. |
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Estresse ocupacional de docentes do ensino médio de instituições públicas / Occupational stress of high school teachers in public institutionsEstresse organizacional. Docentes do ensino médio. Estresse de docentes. O presente artigo procurou descrever e analisar os níveis de estresse ocupacional e suas manifestações nos docentes de ensino médio de escolas públicas no município de Viçosa – MG e identificar os fatores de estresse no trabalho, os principais sintomas e as estratégias de como lidar com o estresse ocupacional. Tratou-se de pesquisa descritiva, explicativa, com abordagem quantitativa e utilização da técnica survey com aplicação de questionário estruturado. As escalas utilizadas basearam-se no Modelo de Cooper, Sloan e Williams (1988), Honório (1998) e Zille (2005). Os resultados apresentaram maior significância quanto aos fatores de pressão no trabalho, na variável estrutura e no clima organizacional, e no desenvolvimento na carreira. Também evidenciaram maior predominância dos sintomas mentais sobre os físicos, como dores nos músculos do pescoço e dos ombros. Quanto às estratégias de combate ao estresse, as mais utilizadas pelos pesquisados foram o planejamento das atividades, o gozo de férias regulares e as conversas com os amigos. Acerca dos resultados obtidos, observou-se que os professores das instituições públicas estaduais apresentam maior fator de pressão comparados com os das escolas públicas federais e que as mulheres possuem maiores sintomas físicos e mentais que os homens.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2698510.34117/bjdv7n3-640Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30108-30128Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30108-30128Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30108-301282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26985/21345Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Cláudia KümmelHonório, Luiz Carlos2022-03-29T12:15:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26985Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:33.933047Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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