Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n5-246 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47878 |
Resumo: | A realidade de jovens infratores é um motivo de preocupação no sentido da ressocialização, a sociedade acaba por recriminar a inserção e o constrange, seja por um gesto, um olhar ou uma atitude hostil, ainda existe muita discriminação e descrédito na justiça como instrumento de recondução do cidadão para o seio da sociedade. Com o intuito de investigar indicadores de altas habilidades entre os internos do Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitosa em Manaus. AM, este estudo se justifica pela motivação de discutir uma visão de aproveitamento das peculiaridades do estudante com altas habilidades ou superdotação, através de características, aspectos intelectuais, criatividade, talento, relações familiares, jeito de ser e dificuldades em identificá-lo, bem como a visão legal sobre tais sujeitos. A base para o estudo se mostra uma metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso, utilizando-se, como instrumentos para coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação direta. A população consta de três professores, um psicólogo e três estudantes, na faixa etária entre dezesseis e dezessete anos. Após a caracterização dos estudantes, envolvidos na pesquisa, apresentam-se os resultados e a discussão dos mesmos, detalhando a fase inicial, em que todos segmentos foram ouvidos, e a etapa final, voltada a conhecer melhor os três estudantes selecionados, com indicadores de altas habilidades, cujos perfis são detalhados no capítulo seguinte. Nas considerações finais, além das impressões gerais, colhidas no decorrer do trabalho, enumeram-se sugestões, no sentido de contribuir para minimizar essa situação. |
id |
VERACRUZ-0_19249af9cc2555a9d042eaa00c403d7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47878 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonassuperdotaçãoressocializaçãodiscriminaçãoindicadores.A realidade de jovens infratores é um motivo de preocupação no sentido da ressocialização, a sociedade acaba por recriminar a inserção e o constrange, seja por um gesto, um olhar ou uma atitude hostil, ainda existe muita discriminação e descrédito na justiça como instrumento de recondução do cidadão para o seio da sociedade. Com o intuito de investigar indicadores de altas habilidades entre os internos do Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitosa em Manaus. AM, este estudo se justifica pela motivação de discutir uma visão de aproveitamento das peculiaridades do estudante com altas habilidades ou superdotação, através de características, aspectos intelectuais, criatividade, talento, relações familiares, jeito de ser e dificuldades em identificá-lo, bem como a visão legal sobre tais sujeitos. A base para o estudo se mostra uma metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso, utilizando-se, como instrumentos para coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação direta. A população consta de três professores, um psicólogo e três estudantes, na faixa etária entre dezesseis e dezessete anos. Após a caracterização dos estudantes, envolvidos na pesquisa, apresentam-se os resultados e a discussão dos mesmos, detalhando a fase inicial, em que todos segmentos foram ouvidos, e a etapa final, voltada a conhecer melhor os três estudantes selecionados, com indicadores de altas habilidades, cujos perfis são detalhados no capítulo seguinte. Nas considerações finais, além das impressões gerais, colhidas no decorrer do trabalho, enumeram-se sugestões, no sentido de contribuir para minimizar essa situação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4787810.34117/bjdv8n5-246Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36445-36459Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36445-36459Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36445-364592525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47878/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Rejane dos Santos PereiraFernandes, Catarina Costa2022-06-01T11:49:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47878Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:06.071228Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas |
title |
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas |
spellingShingle |
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira superdotação ressocialização discriminação indicadores. Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira superdotação ressocialização discriminação indicadores. |
title_short |
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas |
title_full |
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas |
title_fullStr |
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas |
title_full_unstemmed |
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas |
title_sort |
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas |
author |
Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira |
author_facet |
Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira Fernandes, Catarina Costa Fernandes, Catarina Costa |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Catarina Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira Fernandes, Catarina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
superdotação ressocialização discriminação indicadores. |
topic |
superdotação ressocialização discriminação indicadores. |
description |
A realidade de jovens infratores é um motivo de preocupação no sentido da ressocialização, a sociedade acaba por recriminar a inserção e o constrange, seja por um gesto, um olhar ou uma atitude hostil, ainda existe muita discriminação e descrédito na justiça como instrumento de recondução do cidadão para o seio da sociedade. Com o intuito de investigar indicadores de altas habilidades entre os internos do Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitosa em Manaus. AM, este estudo se justifica pela motivação de discutir uma visão de aproveitamento das peculiaridades do estudante com altas habilidades ou superdotação, através de características, aspectos intelectuais, criatividade, talento, relações familiares, jeito de ser e dificuldades em identificá-lo, bem como a visão legal sobre tais sujeitos. A base para o estudo se mostra uma metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso, utilizando-se, como instrumentos para coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação direta. A população consta de três professores, um psicólogo e três estudantes, na faixa etária entre dezesseis e dezessete anos. Após a caracterização dos estudantes, envolvidos na pesquisa, apresentam-se os resultados e a discussão dos mesmos, detalhando a fase inicial, em que todos segmentos foram ouvidos, e a etapa final, voltada a conhecer melhor os três estudantes selecionados, com indicadores de altas habilidades, cujos perfis são detalhados no capítulo seguinte. Nas considerações finais, além das impressões gerais, colhidas no decorrer do trabalho, enumeram-se sugestões, no sentido de contribuir para minimizar essa situação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47878 10.34117/bjdv8n5-246 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47878 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47878/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36445-36459 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36445-36459 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36445-36459 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183677413556224 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-246 |