Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes, Catarina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n5-246
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47878
Resumo: A realidade de jovens infratores é um motivo de preocupação no sentido da ressocialização, a sociedade acaba por recriminar a inserção e o constrange, seja por um gesto, um olhar ou uma atitude hostil, ainda existe muita discriminação e descrédito na justiça como instrumento de recondução do cidadão para o seio da sociedade. Com o intuito de investigar indicadores de altas habilidades entre os internos do Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitosa em Manaus. AM, este estudo se justifica pela motivação de discutir uma visão de aproveitamento das peculiaridades do estudante com altas habilidades ou superdotação, através de características, aspectos intelectuais, criatividade, talento, relações familiares, jeito de ser e dificuldades em identificá-lo, bem como a visão legal sobre tais sujeitos. A base para o estudo se mostra uma metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso, utilizando-se, como instrumentos para coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação direta. A população consta de três professores, um psicólogo e três estudantes, na faixa etária entre dezesseis e dezessete anos. Após a caracterização dos estudantes, envolvidos na pesquisa, apresentam-se os resultados e a discussão dos mesmos, detalhando a fase inicial, em que todos segmentos foram ouvidos, e a etapa final, voltada a conhecer melhor os três estudantes selecionados, com indicadores de altas habilidades, cujos perfis são detalhados no capítulo seguinte. Nas considerações finais, além das impressões gerais, colhidas no decorrer do trabalho, enumeram-se sugestões, no sentido de contribuir para minimizar essa situação.
id VERACRUZ-0_19249af9cc2555a9d042eaa00c403d7b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47878
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonassuperdotaçãoressocializaçãodiscriminaçãoindicadores.A realidade de jovens infratores é um motivo de preocupação no sentido da ressocialização, a sociedade acaba por recriminar a inserção e o constrange, seja por um gesto, um olhar ou uma atitude hostil, ainda existe muita discriminação e descrédito na justiça como instrumento de recondução do cidadão para o seio da sociedade. Com o intuito de investigar indicadores de altas habilidades entre os internos do Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitosa em Manaus. AM, este estudo se justifica pela motivação de discutir uma visão de aproveitamento das peculiaridades do estudante com altas habilidades ou superdotação, através de características, aspectos intelectuais, criatividade, talento, relações familiares, jeito de ser e dificuldades em identificá-lo, bem como a visão legal sobre tais sujeitos. A base para o estudo se mostra uma metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso, utilizando-se, como instrumentos para coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação direta. A população consta de três professores, um psicólogo e três estudantes, na faixa etária entre dezesseis e dezessete anos. Após a caracterização dos estudantes, envolvidos na pesquisa, apresentam-se os resultados e a discussão dos mesmos, detalhando a fase inicial, em que todos segmentos foram ouvidos, e a etapa final, voltada a conhecer melhor os três estudantes selecionados, com indicadores de altas habilidades, cujos perfis são detalhados no capítulo seguinte. Nas considerações finais, além das impressões gerais, colhidas no decorrer do trabalho, enumeram-se sugestões, no sentido de contribuir para minimizar essa situação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4787810.34117/bjdv8n5-246Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36445-36459Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36445-36459Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36445-364592525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47878/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Rejane dos Santos PereiraFernandes, Catarina Costa2022-06-01T11:49:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47878Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:06.071228Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
title Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
spellingShingle Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira
superdotação
ressocialização
discriminação
indicadores.
Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira
superdotação
ressocialização
discriminação
indicadores.
title_short Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
title_full Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
title_fullStr Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
title_full_unstemmed Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
title_sort Altas habilidades e superdotação: contexto de jovens em medidas socio educativa no centro de ressocialização dagmar feitosa em Manaus - Amazonas / High skills and gifts: context of young people in socio- educational measures at the dagmar feitosa resocialization Center in Manaus – Amazonas
author Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira
author_facet Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira
Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira
Fernandes, Catarina Costa
Fernandes, Catarina Costa
author_role author
author2 Fernandes, Catarina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Rejane dos Santos Pereira
Fernandes, Catarina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv superdotação
ressocialização
discriminação
indicadores.
topic superdotação
ressocialização
discriminação
indicadores.
description A realidade de jovens infratores é um motivo de preocupação no sentido da ressocialização, a sociedade acaba por recriminar a inserção e o constrange, seja por um gesto, um olhar ou uma atitude hostil, ainda existe muita discriminação e descrédito na justiça como instrumento de recondução do cidadão para o seio da sociedade. Com o intuito de investigar indicadores de altas habilidades entre os internos do Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitosa em Manaus. AM, este estudo se justifica pela motivação de discutir uma visão de aproveitamento das peculiaridades do estudante com altas habilidades ou superdotação, através de características, aspectos intelectuais, criatividade, talento, relações familiares, jeito de ser e dificuldades em identificá-lo, bem como a visão legal sobre tais sujeitos. A base para o estudo se mostra uma metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso, utilizando-se, como instrumentos para coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação direta. A população consta de três professores, um psicólogo e três estudantes, na faixa etária entre dezesseis e dezessete anos. Após a caracterização dos estudantes, envolvidos na pesquisa, apresentam-se os resultados e a discussão dos mesmos, detalhando a fase inicial, em que todos segmentos foram ouvidos, e a etapa final, voltada a conhecer melhor os três estudantes selecionados, com indicadores de altas habilidades, cujos perfis são detalhados no capítulo seguinte. Nas considerações finais, além das impressões gerais, colhidas no decorrer do trabalho, enumeram-se sugestões, no sentido de contribuir para minimizar essa situação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47878
10.34117/bjdv8n5-246
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47878
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47878/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36445-36459
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36445-36459
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36445-36459
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183677413556224
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n5-246