Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17053 |
Resumo: | Esse artigo é uma expansão de um trabalho desenvolvido para o Congresso Nacional de Educação. E também resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no curso de graduação em Pedagogia semi-presencial da Universidade Federal do Ceará, que visava analisar os resultados positivos da aplicação dos DEM (Diagnósticos de Esquemas Mentais) na E.M.E.I. Vicente Soares localizada em Ubaúna, Coreaú-CE. foram utilizadas para colher os resultados, treze atividades retiradas e desenvolvidas por Barguil (2016). Para a fundamentação teórica buscou-se aprofundar os conhecimentos discutidos por Barguil (2016), sobre a importância da utilização de atividades que apliquem os esquemas mentais com finalidade de desenvolver os saberes matemáticos. Como também, teóricos como D’Ambrósio (1993), que evidencie a necessidade de mudanças no ensino da matemática. Assim como, Piaget (1978) e Vygotsky (1988), que ressalvam a necessidade de atividades lúdicas para inferir a atenção dos educandos. A pesquisa possibilitou as experiências e compreensões a partir de uma observação direta do sujeito na aplicação dos Diagnósticos de Esquemas Mentais, percebendo a relevância tanto para avaliação, como para o desenvolvimento das habilidades. |
id |
VERACRUZ-0_198bf814ad04fdb3e3739022eaffe589 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17053 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)Educação matemáticadiagnóstico de esquemas mentaiseducação infantil.Esse artigo é uma expansão de um trabalho desenvolvido para o Congresso Nacional de Educação. E também resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no curso de graduação em Pedagogia semi-presencial da Universidade Federal do Ceará, que visava analisar os resultados positivos da aplicação dos DEM (Diagnósticos de Esquemas Mentais) na E.M.E.I. Vicente Soares localizada em Ubaúna, Coreaú-CE. foram utilizadas para colher os resultados, treze atividades retiradas e desenvolvidas por Barguil (2016). Para a fundamentação teórica buscou-se aprofundar os conhecimentos discutidos por Barguil (2016), sobre a importância da utilização de atividades que apliquem os esquemas mentais com finalidade de desenvolver os saberes matemáticos. Como também, teóricos como D’Ambrósio (1993), que evidencie a necessidade de mudanças no ensino da matemática. Assim como, Piaget (1978) e Vygotsky (1988), que ressalvam a necessidade de atividades lúdicas para inferir a atenção dos educandos. A pesquisa possibilitou as experiências e compreensões a partir de uma observação direta do sujeito na aplicação dos Diagnósticos de Esquemas Mentais, percebendo a relevância tanto para avaliação, como para o desenvolvimento das habilidades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1705310.34117/bjdv6n9-490Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70569-70579Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70569-70579Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70569-705792525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17053/13866Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Raiane Darla Moreira DiasSilva, Maria MilenaMartins, Priscilla UchoaNeto, Raimundo Monteiro FernandesSousa, Ana Clea Gomes deNeto, Mateus Alves Vieira2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17053Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:52.300133Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM) |
title |
Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM) |
spellingShingle |
Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM) Vieira, Raiane Darla Moreira Dias Educação matemática diagnóstico de esquemas mentais educação infantil. |
title_short |
Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM) |
title_full |
Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM) |
title_fullStr |
Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM) |
title_full_unstemmed |
Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM) |
title_sort |
Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM) |
author |
Vieira, Raiane Darla Moreira Dias |
author_facet |
Vieira, Raiane Darla Moreira Dias Silva, Maria Milena Martins, Priscilla Uchoa Neto, Raimundo Monteiro Fernandes Sousa, Ana Clea Gomes de Neto, Mateus Alves Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Milena Martins, Priscilla Uchoa Neto, Raimundo Monteiro Fernandes Sousa, Ana Clea Gomes de Neto, Mateus Alves Vieira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Raiane Darla Moreira Dias Silva, Maria Milena Martins, Priscilla Uchoa Neto, Raimundo Monteiro Fernandes Sousa, Ana Clea Gomes de Neto, Mateus Alves Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática diagnóstico de esquemas mentais educação infantil. |
topic |
Educação matemática diagnóstico de esquemas mentais educação infantil. |
description |
Esse artigo é uma expansão de um trabalho desenvolvido para o Congresso Nacional de Educação. E também resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no curso de graduação em Pedagogia semi-presencial da Universidade Federal do Ceará, que visava analisar os resultados positivos da aplicação dos DEM (Diagnósticos de Esquemas Mentais) na E.M.E.I. Vicente Soares localizada em Ubaúna, Coreaú-CE. foram utilizadas para colher os resultados, treze atividades retiradas e desenvolvidas por Barguil (2016). Para a fundamentação teórica buscou-se aprofundar os conhecimentos discutidos por Barguil (2016), sobre a importância da utilização de atividades que apliquem os esquemas mentais com finalidade de desenvolver os saberes matemáticos. Como também, teóricos como D’Ambrósio (1993), que evidencie a necessidade de mudanças no ensino da matemática. Assim como, Piaget (1978) e Vygotsky (1988), que ressalvam a necessidade de atividades lúdicas para inferir a atenção dos educandos. A pesquisa possibilitou as experiências e compreensões a partir de uma observação direta do sujeito na aplicação dos Diagnósticos de Esquemas Mentais, percebendo a relevância tanto para avaliação, como para o desenvolvimento das habilidades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17053 10.34117/bjdv6n9-490 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17053 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17053/13866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70569-70579 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70569-70579 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70569-70579 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645479715536896 |