Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Raiane Darla Moreira Dias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Maria Milena, Martins, Priscilla Uchoa, Neto, Raimundo Monteiro Fernandes, Sousa, Ana Clea Gomes de, Neto, Mateus Alves Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17053
Resumo: Esse artigo é uma expansão de um trabalho desenvolvido para o Congresso Nacional de Educação. E também resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no curso de graduação em Pedagogia semi-presencial da Universidade Federal do Ceará, que visava analisar os resultados positivos da aplicação dos DEM (Diagnósticos de Esquemas Mentais) na E.M.E.I. Vicente Soares localizada em Ubaúna, Coreaú-CE. foram utilizadas para colher os resultados, treze atividades retiradas e desenvolvidas por Barguil (2016). Para a fundamentação teórica buscou-se aprofundar os conhecimentos discutidos por Barguil (2016), sobre a importância da utilização de atividades que apliquem os esquemas mentais com finalidade de desenvolver os saberes matemáticos. Como também, teóricos como D’Ambrósio (1993), que evidencie a necessidade de mudanças no ensino da matemática. Assim como, Piaget (1978) e Vygotsky (1988), que ressalvam a necessidade de atividades lúdicas para inferir a atenção dos educandos. A pesquisa possibilitou as experiências e compreensões a partir de uma observação direta do sujeito na aplicação dos Diagnósticos de Esquemas Mentais, percebendo a relevância tanto para avaliação, como para o desenvolvimento das habilidades.
id VERACRUZ-0_198bf814ad04fdb3e3739022eaffe589
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17053
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)Educação matemáticadiagnóstico de esquemas mentaiseducação infantil.Esse artigo é uma expansão de um trabalho desenvolvido para o Congresso Nacional de Educação. E também resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no curso de graduação em Pedagogia semi-presencial da Universidade Federal do Ceará, que visava analisar os resultados positivos da aplicação dos DEM (Diagnósticos de Esquemas Mentais) na E.M.E.I. Vicente Soares localizada em Ubaúna, Coreaú-CE. foram utilizadas para colher os resultados, treze atividades retiradas e desenvolvidas por Barguil (2016). Para a fundamentação teórica buscou-se aprofundar os conhecimentos discutidos por Barguil (2016), sobre a importância da utilização de atividades que apliquem os esquemas mentais com finalidade de desenvolver os saberes matemáticos. Como também, teóricos como D’Ambrósio (1993), que evidencie a necessidade de mudanças no ensino da matemática. Assim como, Piaget (1978) e Vygotsky (1988), que ressalvam a necessidade de atividades lúdicas para inferir a atenção dos educandos. A pesquisa possibilitou as experiências e compreensões a partir de uma observação direta do sujeito na aplicação dos Diagnósticos de Esquemas Mentais, percebendo a relevância tanto para avaliação, como para o desenvolvimento das habilidades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1705310.34117/bjdv6n9-490Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70569-70579Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70569-70579Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70569-705792525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17053/13866Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Raiane Darla Moreira DiasSilva, Maria MilenaMartins, Priscilla UchoaNeto, Raimundo Monteiro FernandesSousa, Ana Clea Gomes deNeto, Mateus Alves Vieira2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17053Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:52.300133Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)
title Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)
spellingShingle Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)
Vieira, Raiane Darla Moreira Dias
Educação matemática
diagnóstico de esquemas mentais
educação infantil.
title_short Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)
title_full Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)
title_fullStr Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)
title_full_unstemmed Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)
title_sort Vivência no ensino de educação matemática – aplicação do diagnóstico de esquemas mentais (DEM) / Experience in mathematical education teaching - application of the diagnosis of mental schemes (DEM)
author Vieira, Raiane Darla Moreira Dias
author_facet Vieira, Raiane Darla Moreira Dias
Silva, Maria Milena
Martins, Priscilla Uchoa
Neto, Raimundo Monteiro Fernandes
Sousa, Ana Clea Gomes de
Neto, Mateus Alves Vieira
author_role author
author2 Silva, Maria Milena
Martins, Priscilla Uchoa
Neto, Raimundo Monteiro Fernandes
Sousa, Ana Clea Gomes de
Neto, Mateus Alves Vieira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Raiane Darla Moreira Dias
Silva, Maria Milena
Martins, Priscilla Uchoa
Neto, Raimundo Monteiro Fernandes
Sousa, Ana Clea Gomes de
Neto, Mateus Alves Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
diagnóstico de esquemas mentais
educação infantil.
topic Educação matemática
diagnóstico de esquemas mentais
educação infantil.
description Esse artigo é uma expansão de um trabalho desenvolvido para o Congresso Nacional de Educação. E também resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no curso de graduação em Pedagogia semi-presencial da Universidade Federal do Ceará, que visava analisar os resultados positivos da aplicação dos DEM (Diagnósticos de Esquemas Mentais) na E.M.E.I. Vicente Soares localizada em Ubaúna, Coreaú-CE. foram utilizadas para colher os resultados, treze atividades retiradas e desenvolvidas por Barguil (2016). Para a fundamentação teórica buscou-se aprofundar os conhecimentos discutidos por Barguil (2016), sobre a importância da utilização de atividades que apliquem os esquemas mentais com finalidade de desenvolver os saberes matemáticos. Como também, teóricos como D’Ambrósio (1993), que evidencie a necessidade de mudanças no ensino da matemática. Assim como, Piaget (1978) e Vygotsky (1988), que ressalvam a necessidade de atividades lúdicas para inferir a atenção dos educandos. A pesquisa possibilitou as experiências e compreensões a partir de uma observação direta do sujeito na aplicação dos Diagnósticos de Esquemas Mentais, percebendo a relevância tanto para avaliação, como para o desenvolvimento das habilidades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17053
10.34117/bjdv6n9-490
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17053
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17053/13866
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70569-70579
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70569-70579
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70569-70579
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645479715536896