Estratégias e ressignificação das aulas de inglês para alunos do ensino fundamental ii em escolas públicas de eunápolis-ba / Strategies and ressignification of english classes for students of fundamental ii education in public schools of eunápolis-ba
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27961 |
Resumo: | RESUMOEste trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida com alunos de língua inglesa do Ensino Fundamental II, especificamente do nono ano, de uma escola pública na cidade de Eunápolis-Ba. Na ocasião, a pesquisa contou com a participação de nove estudantes (13 a 16 anos) que se disponibilizaram para expor, através de um questionário, as suas experiências com o uso dos jogos on-line nas aulas de língua inglesa. Do ponto de vista teórico e metodológico, a pesquisa enquadra-se teoricamente em Paiva (2012), Leffa (2012), Barcelos (2006), Wulff (1995) apud Sposito; Carrano (2003), Weisheimer (2004), dentre outros. Do ponto de vista metodológico percorremos o caminho etnográfico e utilizamos duas ferramentas que contemplam essa perspectiva: a observação e o questionário. Além disso, esse caminho metodológico, nos possibilitou perceber que a pergunta: Inglês para quê? Obteve como resposta a motivação, a amplitude de vocabulário, a interação e, sobretudo o desejo de aprender à língua. Isso, só foi possível a partir da mudança da ferramenta de ensino, que no caso desta investigação, foram os jogos on-line. Além do mais, algumas questões são evidenciadas, até quando o ensino de inglês será resignado para os discentes? Até que ponto as políticas públicas educacionais estarão omissas a esses jovens que desejam aprender à língua estrangeira para galgar outros espaços? Essas perguntas representam reflexões desencadeadas ao fim da pesquisa, e como tais precisam ser respondidas. |
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Estratégias e ressignificação das aulas de inglês para alunos do ensino fundamental ii em escolas públicas de eunápolis-ba / Strategies and ressignification of english classes for students of fundamental ii education in public schools of eunápolis-baJogos onlineEstratégias e ressignificação de ensinoEnsino de inglês.RESUMOEste trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida com alunos de língua inglesa do Ensino Fundamental II, especificamente do nono ano, de uma escola pública na cidade de Eunápolis-Ba. Na ocasião, a pesquisa contou com a participação de nove estudantes (13 a 16 anos) que se disponibilizaram para expor, através de um questionário, as suas experiências com o uso dos jogos on-line nas aulas de língua inglesa. Do ponto de vista teórico e metodológico, a pesquisa enquadra-se teoricamente em Paiva (2012), Leffa (2012), Barcelos (2006), Wulff (1995) apud Sposito; Carrano (2003), Weisheimer (2004), dentre outros. Do ponto de vista metodológico percorremos o caminho etnográfico e utilizamos duas ferramentas que contemplam essa perspectiva: a observação e o questionário. Além disso, esse caminho metodológico, nos possibilitou perceber que a pergunta: Inglês para quê? Obteve como resposta a motivação, a amplitude de vocabulário, a interação e, sobretudo o desejo de aprender à língua. Isso, só foi possível a partir da mudança da ferramenta de ensino, que no caso desta investigação, foram os jogos on-line. Além do mais, algumas questões são evidenciadas, até quando o ensino de inglês será resignado para os discentes? Até que ponto as políticas públicas educacionais estarão omissas a esses jovens que desejam aprender à língua estrangeira para galgar outros espaços? Essas perguntas representam reflexões desencadeadas ao fim da pesquisa, e como tais precisam ser respondidas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2796110.34117/bjdv7n4-242Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 36854-36867Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 36854-36867Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 36854-368672525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27961/22126Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCajazeira, Roselma VieiraBatista, Magno Santos2021-07-28T18:56:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27961Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:02.148178Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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