Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jaqueline Maria Silva dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Lilian Christianne Rodrigues Barbosa, Lopes, Raquel Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7629
Resumo: Introdução: As ações educativas em espaços não escolares são fundamentais para a aprendizagem dos sujeitos nas mais diferenciadas áreas do conhecimento. Pensando nisso, o estado de saúde de idosos institucionalizados deve ser levado em consideração e é por meio da realização de promoção da saúde, como a Educação em Saúde que se pode orientar quanto as necessidades biopsicossociais para a prática do cuidado e o desenvolvimento do autocuidado. Objetivo: Analisar a contribuição das ações educativas em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Metodologia: Estudo do tipo revisão narrativa da literatura, realizado através da Biblioteca Virtual em Saúde, com a busca de artigos nas bases de dados Lilacs, Scielo e Bdenf, entre os anos de 2010 a 2019. Utilizou-se os descritores: Aprendizagem, Educação em Saúde, Enfermagem, Idoso Fragilizado e Institucionalização, combinados com o operador boleano “AND”. A pesquisa ocorreu em agosto de 2019. Resultados: Foram encontrados 24 artigos e apenas 15 selecionados para a análise e discussão. Os estudos demonstraram que as ações educativas contribuem de forma preventiva com o comprometimento da equipe e adesão através da humanização e promoção da saúde. Considerações finais: As ações educativas são ferramentas para promover saúde em Instituições de Longa Permanência para Idosos, pois essa população se encontra em situação de vulnerabilidade, que engloba os aspectos biopsicossociais. Assim, o enfermeiro além de prestar assistência, pode desenvolver a função educativa, uma estratégia potente de disseminação de conhecimento, a fim de estimular o autocuidado, tornando o idoso corresponsável pela sua saúde, objetivando uma melhor qualidade de vida.  
id VERACRUZ-0_1aa49b3a78950e83d3c04cc45dd35405
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7629
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature reviewAprendizagemEducação em SaúdeEnfermagemIdoso FragilizadoInstitucionalização.Introdução: As ações educativas em espaços não escolares são fundamentais para a aprendizagem dos sujeitos nas mais diferenciadas áreas do conhecimento. Pensando nisso, o estado de saúde de idosos institucionalizados deve ser levado em consideração e é por meio da realização de promoção da saúde, como a Educação em Saúde que se pode orientar quanto as necessidades biopsicossociais para a prática do cuidado e o desenvolvimento do autocuidado. Objetivo: Analisar a contribuição das ações educativas em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Metodologia: Estudo do tipo revisão narrativa da literatura, realizado através da Biblioteca Virtual em Saúde, com a busca de artigos nas bases de dados Lilacs, Scielo e Bdenf, entre os anos de 2010 a 2019. Utilizou-se os descritores: Aprendizagem, Educação em Saúde, Enfermagem, Idoso Fragilizado e Institucionalização, combinados com o operador boleano “AND”. A pesquisa ocorreu em agosto de 2019. Resultados: Foram encontrados 24 artigos e apenas 15 selecionados para a análise e discussão. Os estudos demonstraram que as ações educativas contribuem de forma preventiva com o comprometimento da equipe e adesão através da humanização e promoção da saúde. Considerações finais: As ações educativas são ferramentas para promover saúde em Instituições de Longa Permanência para Idosos, pois essa população se encontra em situação de vulnerabilidade, que engloba os aspectos biopsicossociais. Assim, o enfermeiro além de prestar assistência, pode desenvolver a função educativa, uma estratégia potente de disseminação de conhecimento, a fim de estimular o autocuidado, tornando o idoso corresponsável pela sua saúde, objetivando uma melhor qualidade de vida.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/762910.34117/bjdv6n3-177Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12140-12152Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12140-12152Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12140-121522525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7629/6622Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jaqueline Maria Silva dosRibeiro, Lilian Christianne Rodrigues BarbosaLopes, Raquel Ferreira2020-05-27T17:55:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7629Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:27.662762Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review
title Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review
spellingShingle Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review
Santos, Jaqueline Maria Silva dos
Aprendizagem
Educação em Saúde
Enfermagem
Idoso Fragilizado
Institucionalização.
title_short Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review
title_full Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review
title_fullStr Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review
title_full_unstemmed Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review
title_sort Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review
author Santos, Jaqueline Maria Silva dos
author_facet Santos, Jaqueline Maria Silva dos
Ribeiro, Lilian Christianne Rodrigues Barbosa
Lopes, Raquel Ferreira
author_role author
author2 Ribeiro, Lilian Christianne Rodrigues Barbosa
Lopes, Raquel Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jaqueline Maria Silva dos
Ribeiro, Lilian Christianne Rodrigues Barbosa
Lopes, Raquel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação em Saúde
Enfermagem
Idoso Fragilizado
Institucionalização.
topic Aprendizagem
Educação em Saúde
Enfermagem
Idoso Fragilizado
Institucionalização.
description Introdução: As ações educativas em espaços não escolares são fundamentais para a aprendizagem dos sujeitos nas mais diferenciadas áreas do conhecimento. Pensando nisso, o estado de saúde de idosos institucionalizados deve ser levado em consideração e é por meio da realização de promoção da saúde, como a Educação em Saúde que se pode orientar quanto as necessidades biopsicossociais para a prática do cuidado e o desenvolvimento do autocuidado. Objetivo: Analisar a contribuição das ações educativas em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Metodologia: Estudo do tipo revisão narrativa da literatura, realizado através da Biblioteca Virtual em Saúde, com a busca de artigos nas bases de dados Lilacs, Scielo e Bdenf, entre os anos de 2010 a 2019. Utilizou-se os descritores: Aprendizagem, Educação em Saúde, Enfermagem, Idoso Fragilizado e Institucionalização, combinados com o operador boleano “AND”. A pesquisa ocorreu em agosto de 2019. Resultados: Foram encontrados 24 artigos e apenas 15 selecionados para a análise e discussão. Os estudos demonstraram que as ações educativas contribuem de forma preventiva com o comprometimento da equipe e adesão através da humanização e promoção da saúde. Considerações finais: As ações educativas são ferramentas para promover saúde em Instituições de Longa Permanência para Idosos, pois essa população se encontra em situação de vulnerabilidade, que engloba os aspectos biopsicossociais. Assim, o enfermeiro além de prestar assistência, pode desenvolver a função educativa, uma estratégia potente de disseminação de conhecimento, a fim de estimular o autocuidado, tornando o idoso corresponsável pela sua saúde, objetivando uma melhor qualidade de vida.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7629
10.34117/bjdv6n3-177
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7629
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7629/6622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12140-12152
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12140-12152
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12140-12152
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645443110797312