Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7629 |
Resumo: | Introdução: As ações educativas em espaços não escolares são fundamentais para a aprendizagem dos sujeitos nas mais diferenciadas áreas do conhecimento. Pensando nisso, o estado de saúde de idosos institucionalizados deve ser levado em consideração e é por meio da realização de promoção da saúde, como a Educação em Saúde que se pode orientar quanto as necessidades biopsicossociais para a prática do cuidado e o desenvolvimento do autocuidado. Objetivo: Analisar a contribuição das ações educativas em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Metodologia: Estudo do tipo revisão narrativa da literatura, realizado através da Biblioteca Virtual em Saúde, com a busca de artigos nas bases de dados Lilacs, Scielo e Bdenf, entre os anos de 2010 a 2019. Utilizou-se os descritores: Aprendizagem, Educação em Saúde, Enfermagem, Idoso Fragilizado e Institucionalização, combinados com o operador boleano “AND”. A pesquisa ocorreu em agosto de 2019. Resultados: Foram encontrados 24 artigos e apenas 15 selecionados para a análise e discussão. Os estudos demonstraram que as ações educativas contribuem de forma preventiva com o comprometimento da equipe e adesão através da humanização e promoção da saúde. Considerações finais: As ações educativas são ferramentas para promover saúde em Instituições de Longa Permanência para Idosos, pois essa população se encontra em situação de vulnerabilidade, que engloba os aspectos biopsicossociais. Assim, o enfermeiro além de prestar assistência, pode desenvolver a função educativa, uma estratégia potente de disseminação de conhecimento, a fim de estimular o autocuidado, tornando o idoso corresponsável pela sua saúde, objetivando uma melhor qualidade de vida. |
id |
VERACRUZ-0_1aa49b3a78950e83d3c04cc45dd35405 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7629 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature reviewAprendizagemEducação em SaúdeEnfermagemIdoso FragilizadoInstitucionalização.Introdução: As ações educativas em espaços não escolares são fundamentais para a aprendizagem dos sujeitos nas mais diferenciadas áreas do conhecimento. Pensando nisso, o estado de saúde de idosos institucionalizados deve ser levado em consideração e é por meio da realização de promoção da saúde, como a Educação em Saúde que se pode orientar quanto as necessidades biopsicossociais para a prática do cuidado e o desenvolvimento do autocuidado. Objetivo: Analisar a contribuição das ações educativas em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Metodologia: Estudo do tipo revisão narrativa da literatura, realizado através da Biblioteca Virtual em Saúde, com a busca de artigos nas bases de dados Lilacs, Scielo e Bdenf, entre os anos de 2010 a 2019. Utilizou-se os descritores: Aprendizagem, Educação em Saúde, Enfermagem, Idoso Fragilizado e Institucionalização, combinados com o operador boleano “AND”. A pesquisa ocorreu em agosto de 2019. Resultados: Foram encontrados 24 artigos e apenas 15 selecionados para a análise e discussão. Os estudos demonstraram que as ações educativas contribuem de forma preventiva com o comprometimento da equipe e adesão através da humanização e promoção da saúde. Considerações finais: As ações educativas são ferramentas para promover saúde em Instituições de Longa Permanência para Idosos, pois essa população se encontra em situação de vulnerabilidade, que engloba os aspectos biopsicossociais. Assim, o enfermeiro além de prestar assistência, pode desenvolver a função educativa, uma estratégia potente de disseminação de conhecimento, a fim de estimular o autocuidado, tornando o idoso corresponsável pela sua saúde, objetivando uma melhor qualidade de vida. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/762910.34117/bjdv6n3-177Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12140-12152Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12140-12152Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12140-121522525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7629/6622Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jaqueline Maria Silva dosRibeiro, Lilian Christianne Rodrigues BarbosaLopes, Raquel Ferreira2020-05-27T17:55:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7629Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:27.662762Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review |
title |
Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review |
spellingShingle |
Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review Santos, Jaqueline Maria Silva dos Aprendizagem Educação em Saúde Enfermagem Idoso Fragilizado Institucionalização. |
title_short |
Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review |
title_full |
Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review |
title_fullStr |
Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review |
title_full_unstemmed |
Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review |
title_sort |
Ações educativas em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão narrativa da literatura / Educational actions in long stay institutions for the elderly: a narrative literature review |
author |
Santos, Jaqueline Maria Silva dos |
author_facet |
Santos, Jaqueline Maria Silva dos Ribeiro, Lilian Christianne Rodrigues Barbosa Lopes, Raquel Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Lilian Christianne Rodrigues Barbosa Lopes, Raquel Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jaqueline Maria Silva dos Ribeiro, Lilian Christianne Rodrigues Barbosa Lopes, Raquel Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação em Saúde Enfermagem Idoso Fragilizado Institucionalização. |
topic |
Aprendizagem Educação em Saúde Enfermagem Idoso Fragilizado Institucionalização. |
description |
Introdução: As ações educativas em espaços não escolares são fundamentais para a aprendizagem dos sujeitos nas mais diferenciadas áreas do conhecimento. Pensando nisso, o estado de saúde de idosos institucionalizados deve ser levado em consideração e é por meio da realização de promoção da saúde, como a Educação em Saúde que se pode orientar quanto as necessidades biopsicossociais para a prática do cuidado e o desenvolvimento do autocuidado. Objetivo: Analisar a contribuição das ações educativas em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Metodologia: Estudo do tipo revisão narrativa da literatura, realizado através da Biblioteca Virtual em Saúde, com a busca de artigos nas bases de dados Lilacs, Scielo e Bdenf, entre os anos de 2010 a 2019. Utilizou-se os descritores: Aprendizagem, Educação em Saúde, Enfermagem, Idoso Fragilizado e Institucionalização, combinados com o operador boleano “AND”. A pesquisa ocorreu em agosto de 2019. Resultados: Foram encontrados 24 artigos e apenas 15 selecionados para a análise e discussão. Os estudos demonstraram que as ações educativas contribuem de forma preventiva com o comprometimento da equipe e adesão através da humanização e promoção da saúde. Considerações finais: As ações educativas são ferramentas para promover saúde em Instituições de Longa Permanência para Idosos, pois essa população se encontra em situação de vulnerabilidade, que engloba os aspectos biopsicossociais. Assim, o enfermeiro além de prestar assistência, pode desenvolver a função educativa, uma estratégia potente de disseminação de conhecimento, a fim de estimular o autocuidado, tornando o idoso corresponsável pela sua saúde, objetivando uma melhor qualidade de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7629 10.34117/bjdv6n3-177 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7629 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7629/6622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12140-12152 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12140-12152 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12140-12152 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645443110797312 |