A importância do diálogo sobre política nas escolas brasileiras como forma de promoção da cidadania: uma análise da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas e da ação dialógica de Paulo Freire / The importance of dialogue on politics in brazilian schools as a form of promoting citizenship: an analysis of the theory of communicative action by Jurgen Habermas and the dialogical action of Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonello, Isabelle Pinto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fagundes, Luciane Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29728
Resumo: Através da presente pesquisa identificou-se a importância de uma posição pedagógica de incentivo ao diálogo nas escolas no que se refere a temas políticos e de cidadania, com o intuito de garantir a formação de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa. Analisou-se, ainda, as Teorias da Ação Comunicativa de Habermas e Dialógica de Freire, de maneira que complementasse o principal posicionamento deste trabalho. Por isso, a metodologia adotada neste artigo é essencialmente bibliográfica, proporcionando um diálogo interdisciplinar, a partir de fundamentos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos, para se pensar a participação da sociedade civil no âmbito da “esfera pública”, por meio dos procedimentos deliberativos, argumentativos e dialógico.
id VERACRUZ-0_1c8701a8b8ad2c3c0d2625706f2d46e5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29728
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A importância do diálogo sobre política nas escolas brasileiras como forma de promoção da cidadania: uma análise da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas e da ação dialógica de Paulo Freire / The importance of dialogue on politics in brazilian schools as a form of promoting citizenship: an analysis of the theory of communicative action by Jurgen Habermas and the dialogical action of Paulo FreireCidadaniaDemocraciaDiálogoEducaçãoPolíticaAtravés da presente pesquisa identificou-se a importância de uma posição pedagógica de incentivo ao diálogo nas escolas no que se refere a temas políticos e de cidadania, com o intuito de garantir a formação de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa. Analisou-se, ainda, as Teorias da Ação Comunicativa de Habermas e Dialógica de Freire, de maneira que complementasse o principal posicionamento deste trabalho. Por isso, a metodologia adotada neste artigo é essencialmente bibliográfica, proporcionando um diálogo interdisciplinar, a partir de fundamentos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos, para se pensar a participação da sociedade civil no âmbito da “esfera pública”, por meio dos procedimentos deliberativos, argumentativos e dialógico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2972810.34117/bjdv.v7i5.29728Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 48149-48168Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 48149-48168Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 48149-481682525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29728/23453Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntonello, Isabelle PintoFagundes, Luciane Bittencourt2022-02-25T21:44:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29728Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:49.860878Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do diálogo sobre política nas escolas brasileiras como forma de promoção da cidadania: uma análise da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas e da ação dialógica de Paulo Freire / The importance of dialogue on politics in brazilian schools as a form of promoting citizenship: an analysis of the theory of communicative action by Jurgen Habermas and the dialogical action of Paulo Freire
title A importância do diálogo sobre política nas escolas brasileiras como forma de promoção da cidadania: uma análise da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas e da ação dialógica de Paulo Freire / The importance of dialogue on politics in brazilian schools as a form of promoting citizenship: an analysis of the theory of communicative action by Jurgen Habermas and the dialogical action of Paulo Freire
spellingShingle A importância do diálogo sobre política nas escolas brasileiras como forma de promoção da cidadania: uma análise da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas e da ação dialógica de Paulo Freire / The importance of dialogue on politics in brazilian schools as a form of promoting citizenship: an analysis of the theory of communicative action by Jurgen Habermas and the dialogical action of Paulo Freire
Antonello, Isabelle Pinto
Cidadania
Democracia
Diálogo
Educação
Política
title_short A importância do diálogo sobre política nas escolas brasileiras como forma de promoção da cidadania: uma análise da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas e da ação dialógica de Paulo Freire / The importance of dialogue on politics in brazilian schools as a form of promoting citizenship: an analysis of the theory of communicative action by Jurgen Habermas and the dialogical action of Paulo Freire
title_full A importância do diálogo sobre política nas escolas brasileiras como forma de promoção da cidadania: uma análise da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas e da ação dialógica de Paulo Freire / The importance of dialogue on politics in brazilian schools as a form of promoting citizenship: an analysis of the theory of communicative action by Jurgen Habermas and the dialogical action of Paulo Freire
title_fullStr A importância do diálogo sobre política nas escolas brasileiras como forma de promoção da cidadania: uma análise da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas e da ação dialógica de Paulo Freire / The importance of dialogue on politics in brazilian schools as a form of promoting citizenship: an analysis of the theory of communicative action by Jurgen Habermas and the dialogical action of Paulo Freire
title_full_unstemmed A importância do diálogo sobre política nas escolas brasileiras como forma de promoção da cidadania: uma análise da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas e da ação dialógica de Paulo Freire / The importance of dialogue on politics in brazilian schools as a form of promoting citizenship: an analysis of the theory of communicative action by Jurgen Habermas and the dialogical action of Paulo Freire
title_sort A importância do diálogo sobre política nas escolas brasileiras como forma de promoção da cidadania: uma análise da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas e da ação dialógica de Paulo Freire / The importance of dialogue on politics in brazilian schools as a form of promoting citizenship: an analysis of the theory of communicative action by Jurgen Habermas and the dialogical action of Paulo Freire
author Antonello, Isabelle Pinto
author_facet Antonello, Isabelle Pinto
Fagundes, Luciane Bittencourt
author_role author
author2 Fagundes, Luciane Bittencourt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonello, Isabelle Pinto
Fagundes, Luciane Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Democracia
Diálogo
Educação
Política
topic Cidadania
Democracia
Diálogo
Educação
Política
description Através da presente pesquisa identificou-se a importância de uma posição pedagógica de incentivo ao diálogo nas escolas no que se refere a temas políticos e de cidadania, com o intuito de garantir a formação de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa. Analisou-se, ainda, as Teorias da Ação Comunicativa de Habermas e Dialógica de Freire, de maneira que complementasse o principal posicionamento deste trabalho. Por isso, a metodologia adotada neste artigo é essencialmente bibliográfica, proporcionando um diálogo interdisciplinar, a partir de fundamentos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos, para se pensar a participação da sociedade civil no âmbito da “esfera pública”, por meio dos procedimentos deliberativos, argumentativos e dialógico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29728
10.34117/bjdv.v7i5.29728
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29728
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29728/23453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 48149-48168
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 48149-48168
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 48149-48168
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645531296038912