A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shiguemoto, Cristiane Yuriko Kawasoko
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Melo, Adriana Mary Mestriner Felipe de, Silveira, Dâmaris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n7-213
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2614
Resumo: A pós-graduação stricto sensu é etapa importante na formação para a docência no ensino superior e as estruturas curriculares trabalhadas definem o perfil do egresso. Partindo do pressuposto que a formação para a pesquisa é fortemente estimulada nesses programas, a pesquisa teve como objetivo analisar as estruturas curriculares dos programas de pós-graduação stricto sensu em química quanto à configuração da formação pedagógica. Os resultados demonstraram que 68% dos programas consideram a docência como objetivo, entretanto, somente 23% oferecem disciplinas de caráter pedagógico, cujo conteúdo apresentam concepções que permitiu a classificação da maior parte das ementas dentro das teorias tradicionais discutidos por Silva. O estágio em docência também foi estudado e revelou-se que, embora represente a única prática pedagógica em muitos programas, a maioria estabelece a obrigatoriedade somente para os bolsistas (38,2% dos mestrados e 41,7% dos doutorados). Contribuições da teoria dos campos elaborada por Pierre Bourdieu foram utilizadas como suporte teórico para a interpretação dos resultados. Concluiu-se que a formação pedagógica ainda carece de legitimação pelos programas de pós-graduação stricto sensu em química.   
id VERACRUZ-0_1fac67d1c09777c8292d841606e9b434
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2614
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistryformação pedagógicapós-graduaçãodocência.A pós-graduação stricto sensu é etapa importante na formação para a docência no ensino superior e as estruturas curriculares trabalhadas definem o perfil do egresso. Partindo do pressuposto que a formação para a pesquisa é fortemente estimulada nesses programas, a pesquisa teve como objetivo analisar as estruturas curriculares dos programas de pós-graduação stricto sensu em química quanto à configuração da formação pedagógica. Os resultados demonstraram que 68% dos programas consideram a docência como objetivo, entretanto, somente 23% oferecem disciplinas de caráter pedagógico, cujo conteúdo apresentam concepções que permitiu a classificação da maior parte das ementas dentro das teorias tradicionais discutidos por Silva. O estágio em docência também foi estudado e revelou-se que, embora represente a única prática pedagógica em muitos programas, a maioria estabelece a obrigatoriedade somente para os bolsistas (38,2% dos mestrados e 41,7% dos doutorados). Contribuições da teoria dos campos elaborada por Pierre Bourdieu foram utilizadas como suporte teórico para a interpretação dos resultados. Concluiu-se que a formação pedagógica ainda carece de legitimação pelos programas de pós-graduação stricto sensu em química.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/261410.34117/bjdv5n7-213Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 10750-10769Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 10750-10769Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 10750-107692525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2614/2620Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessShiguemoto, Cristiane Yuriko KawasokoMelo, Adriana Mary Mestriner Felipe deSilveira, Dâmaris2020-05-22T22:28:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2614Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:54.042580Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
title A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
spellingShingle A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
Shiguemoto, Cristiane Yuriko Kawasoko
formação pedagógica
pós-graduação
docência.
Shiguemoto, Cristiane Yuriko Kawasoko
formação pedagógica
pós-graduação
docência.
title_short A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
title_full A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
title_fullStr A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
title_full_unstemmed A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
title_sort A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
author Shiguemoto, Cristiane Yuriko Kawasoko
author_facet Shiguemoto, Cristiane Yuriko Kawasoko
Shiguemoto, Cristiane Yuriko Kawasoko
Melo, Adriana Mary Mestriner Felipe de
Silveira, Dâmaris
Melo, Adriana Mary Mestriner Felipe de
Silveira, Dâmaris
author_role author
author2 Melo, Adriana Mary Mestriner Felipe de
Silveira, Dâmaris
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shiguemoto, Cristiane Yuriko Kawasoko
Melo, Adriana Mary Mestriner Felipe de
Silveira, Dâmaris
dc.subject.por.fl_str_mv formação pedagógica
pós-graduação
docência.
topic formação pedagógica
pós-graduação
docência.
description A pós-graduação stricto sensu é etapa importante na formação para a docência no ensino superior e as estruturas curriculares trabalhadas definem o perfil do egresso. Partindo do pressuposto que a formação para a pesquisa é fortemente estimulada nesses programas, a pesquisa teve como objetivo analisar as estruturas curriculares dos programas de pós-graduação stricto sensu em química quanto à configuração da formação pedagógica. Os resultados demonstraram que 68% dos programas consideram a docência como objetivo, entretanto, somente 23% oferecem disciplinas de caráter pedagógico, cujo conteúdo apresentam concepções que permitiu a classificação da maior parte das ementas dentro das teorias tradicionais discutidos por Silva. O estágio em docência também foi estudado e revelou-se que, embora represente a única prática pedagógica em muitos programas, a maioria estabelece a obrigatoriedade somente para os bolsistas (38,2% dos mestrados e 41,7% dos doutorados). Contribuições da teoria dos campos elaborada por Pierre Bourdieu foram utilizadas como suporte teórico para a interpretação dos resultados. Concluiu-se que a formação pedagógica ainda carece de legitimação pelos programas de pós-graduação stricto sensu em química.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2614
10.34117/bjdv5n7-213
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2614
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n7-213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2614/2620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 10750-10769
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 10750-10769
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 10750-10769
2525-8761
10.34117/bjdv5n7
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183840620216320
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n7-213