A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistry
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n7-213 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2614 |
Resumo: | A pós-graduação stricto sensu é etapa importante na formação para a docência no ensino superior e as estruturas curriculares trabalhadas definem o perfil do egresso. Partindo do pressuposto que a formação para a pesquisa é fortemente estimulada nesses programas, a pesquisa teve como objetivo analisar as estruturas curriculares dos programas de pós-graduação stricto sensu em química quanto à configuração da formação pedagógica. Os resultados demonstraram que 68% dos programas consideram a docência como objetivo, entretanto, somente 23% oferecem disciplinas de caráter pedagógico, cujo conteúdo apresentam concepções que permitiu a classificação da maior parte das ementas dentro das teorias tradicionais discutidos por Silva. O estágio em docência também foi estudado e revelou-se que, embora represente a única prática pedagógica em muitos programas, a maioria estabelece a obrigatoriedade somente para os bolsistas (38,2% dos mestrados e 41,7% dos doutorados). Contribuições da teoria dos campos elaborada por Pierre Bourdieu foram utilizadas como suporte teórico para a interpretação dos resultados. Concluiu-se que a formação pedagógica ainda carece de legitimação pelos programas de pós-graduação stricto sensu em química. |
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A configuração da formação pedagógica e o estágio em docência nos programas de pós-graduação stricto sensu em química / Configuration of pedagogical training and teaching stage in stricto sensu graduate programs in chemistryformação pedagógicapós-graduaçãodocência.A pós-graduação stricto sensu é etapa importante na formação para a docência no ensino superior e as estruturas curriculares trabalhadas definem o perfil do egresso. Partindo do pressuposto que a formação para a pesquisa é fortemente estimulada nesses programas, a pesquisa teve como objetivo analisar as estruturas curriculares dos programas de pós-graduação stricto sensu em química quanto à configuração da formação pedagógica. Os resultados demonstraram que 68% dos programas consideram a docência como objetivo, entretanto, somente 23% oferecem disciplinas de caráter pedagógico, cujo conteúdo apresentam concepções que permitiu a classificação da maior parte das ementas dentro das teorias tradicionais discutidos por Silva. O estágio em docência também foi estudado e revelou-se que, embora represente a única prática pedagógica em muitos programas, a maioria estabelece a obrigatoriedade somente para os bolsistas (38,2% dos mestrados e 41,7% dos doutorados). Contribuições da teoria dos campos elaborada por Pierre Bourdieu foram utilizadas como suporte teórico para a interpretação dos resultados. Concluiu-se que a formação pedagógica ainda carece de legitimação pelos programas de pós-graduação stricto sensu em química. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/261410.34117/bjdv5n7-213Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 10750-10769Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 10750-10769Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 10750-107692525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2614/2620Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessShiguemoto, Cristiane Yuriko KawasokoMelo, Adriana Mary Mestriner Felipe deSilveira, Dâmaris2020-05-22T22:28:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2614Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:54.042580Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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