Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acevedo, Claudia Rosa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tamashiro, Helenita, Ramuski, Carmen Lídia, Acevedo, Marcio Miguel, Campo, Isabela, Catão, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2886
Resumo: O anticonsumo é uma tendência que apresenta várias facetas, e em uma delas encontramos o veganismo. Por sua natureza, o consumidor vegano se recusa a consumir produtos e serviços que envolvam animais em sua produção, tornando-se um ótimo mercado alvo para os produtores ditos como sustentáveis. O presente estudo utilizou a pesquisa etnográfica para revelar a moral e ética do consumo vegano, amplamente voltadas ao consumo ético e sustentável. Entre outras coisas, ficou definido que o consumidor vegano muitas vezes se vê marginalizado pelo mercado tradicional, que ainda vende produtos veganos a preços muito mais altos do que os de suas contrapartes não-veganas. Ficou claro que os veganos apresentam um ressentimento aos excessos da cultura de consumo desenfreado e veem as empresas que o fomentam como gananciosas e egoístas.  
id VERACRUZ-0_1fd88e52bc6a6ebfe35fe492c6920ed6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2886
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganismAnticonsumoresistência ao consumoveganismoresistência disposicionalO anticonsumo é uma tendência que apresenta várias facetas, e em uma delas encontramos o veganismo. Por sua natureza, o consumidor vegano se recusa a consumir produtos e serviços que envolvam animais em sua produção, tornando-se um ótimo mercado alvo para os produtores ditos como sustentáveis. O presente estudo utilizou a pesquisa etnográfica para revelar a moral e ética do consumo vegano, amplamente voltadas ao consumo ético e sustentável. Entre outras coisas, ficou definido que o consumidor vegano muitas vezes se vê marginalizado pelo mercado tradicional, que ainda vende produtos veganos a preços muito mais altos do que os de suas contrapartes não-veganas. Ficou claro que os veganos apresentam um ressentimento aos excessos da cultura de consumo desenfreado e veem as empresas que o fomentam como gananciosas e egoístas.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/288610.34117/bjdv5n8-118Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 12979-13004Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 12979-13004Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 12979-130042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2886/2864Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAcevedo, Claudia RosaTamashiro, HelenitaRamuski, Carmen LídiaAcevedo, Marcio MiguelCampo, IsabelaCatão, Bruno2020-03-31T11:41:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2886Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:02.694309Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism
title Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism
spellingShingle Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism
Acevedo, Claudia Rosa
Anticonsumo
resistência ao consumo
veganismo
resistência disposicional
title_short Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism
title_full Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism
title_fullStr Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism
title_full_unstemmed Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism
title_sort Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism
author Acevedo, Claudia Rosa
author_facet Acevedo, Claudia Rosa
Tamashiro, Helenita
Ramuski, Carmen Lídia
Acevedo, Marcio Miguel
Campo, Isabela
Catão, Bruno
author_role author
author2 Tamashiro, Helenita
Ramuski, Carmen Lídia
Acevedo, Marcio Miguel
Campo, Isabela
Catão, Bruno
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acevedo, Claudia Rosa
Tamashiro, Helenita
Ramuski, Carmen Lídia
Acevedo, Marcio Miguel
Campo, Isabela
Catão, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Anticonsumo
resistência ao consumo
veganismo
resistência disposicional
topic Anticonsumo
resistência ao consumo
veganismo
resistência disposicional
description O anticonsumo é uma tendência que apresenta várias facetas, e em uma delas encontramos o veganismo. Por sua natureza, o consumidor vegano se recusa a consumir produtos e serviços que envolvam animais em sua produção, tornando-se um ótimo mercado alvo para os produtores ditos como sustentáveis. O presente estudo utilizou a pesquisa etnográfica para revelar a moral e ética do consumo vegano, amplamente voltadas ao consumo ético e sustentável. Entre outras coisas, ficou definido que o consumidor vegano muitas vezes se vê marginalizado pelo mercado tradicional, que ainda vende produtos veganos a preços muito mais altos do que os de suas contrapartes não-veganas. Ficou claro que os veganos apresentam um ressentimento aos excessos da cultura de consumo desenfreado e veem as empresas que o fomentam como gananciosas e egoístas.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2886
10.34117/bjdv5n8-118
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2886
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n8-118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2886/2864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 12979-13004
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 12979-13004
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 12979-13004
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645422624768000