Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2886 |
Resumo: | O anticonsumo é uma tendência que apresenta várias facetas, e em uma delas encontramos o veganismo. Por sua natureza, o consumidor vegano se recusa a consumir produtos e serviços que envolvam animais em sua produção, tornando-se um ótimo mercado alvo para os produtores ditos como sustentáveis. O presente estudo utilizou a pesquisa etnográfica para revelar a moral e ética do consumo vegano, amplamente voltadas ao consumo ético e sustentável. Entre outras coisas, ficou definido que o consumidor vegano muitas vezes se vê marginalizado pelo mercado tradicional, que ainda vende produtos veganos a preços muito mais altos do que os de suas contrapartes não-veganas. Ficou claro que os veganos apresentam um ressentimento aos excessos da cultura de consumo desenfreado e veem as empresas que o fomentam como gananciosas e egoístas. |
id |
VERACRUZ-0_1fd88e52bc6a6ebfe35fe492c6920ed6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2886 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganismAnticonsumoresistência ao consumoveganismoresistência disposicionalO anticonsumo é uma tendência que apresenta várias facetas, e em uma delas encontramos o veganismo. Por sua natureza, o consumidor vegano se recusa a consumir produtos e serviços que envolvam animais em sua produção, tornando-se um ótimo mercado alvo para os produtores ditos como sustentáveis. O presente estudo utilizou a pesquisa etnográfica para revelar a moral e ética do consumo vegano, amplamente voltadas ao consumo ético e sustentável. Entre outras coisas, ficou definido que o consumidor vegano muitas vezes se vê marginalizado pelo mercado tradicional, que ainda vende produtos veganos a preços muito mais altos do que os de suas contrapartes não-veganas. Ficou claro que os veganos apresentam um ressentimento aos excessos da cultura de consumo desenfreado e veem as empresas que o fomentam como gananciosas e egoístas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/288610.34117/bjdv5n8-118Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 12979-13004Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 12979-13004Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 12979-130042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2886/2864Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAcevedo, Claudia RosaTamashiro, HelenitaRamuski, Carmen LídiaAcevedo, Marcio MiguelCampo, IsabelaCatão, Bruno2020-03-31T11:41:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2886Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:02.694309Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism |
title |
Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism |
spellingShingle |
Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism Acevedo, Claudia Rosa Anticonsumo resistência ao consumo veganismo resistência disposicional |
title_short |
Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism |
title_full |
Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism |
title_fullStr |
Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism |
title_full_unstemmed |
Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism |
title_sort |
Motivação, valores e sentimentos por trás da resistência ao consumo e veganismo / Motivation, values and feelings behind consumer resistance and veganism |
author |
Acevedo, Claudia Rosa |
author_facet |
Acevedo, Claudia Rosa Tamashiro, Helenita Ramuski, Carmen Lídia Acevedo, Marcio Miguel Campo, Isabela Catão, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Tamashiro, Helenita Ramuski, Carmen Lídia Acevedo, Marcio Miguel Campo, Isabela Catão, Bruno |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acevedo, Claudia Rosa Tamashiro, Helenita Ramuski, Carmen Lídia Acevedo, Marcio Miguel Campo, Isabela Catão, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anticonsumo resistência ao consumo veganismo resistência disposicional |
topic |
Anticonsumo resistência ao consumo veganismo resistência disposicional |
description |
O anticonsumo é uma tendência que apresenta várias facetas, e em uma delas encontramos o veganismo. Por sua natureza, o consumidor vegano se recusa a consumir produtos e serviços que envolvam animais em sua produção, tornando-se um ótimo mercado alvo para os produtores ditos como sustentáveis. O presente estudo utilizou a pesquisa etnográfica para revelar a moral e ética do consumo vegano, amplamente voltadas ao consumo ético e sustentável. Entre outras coisas, ficou definido que o consumidor vegano muitas vezes se vê marginalizado pelo mercado tradicional, que ainda vende produtos veganos a preços muito mais altos do que os de suas contrapartes não-veganas. Ficou claro que os veganos apresentam um ressentimento aos excessos da cultura de consumo desenfreado e veem as empresas que o fomentam como gananciosas e egoístas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2886 10.34117/bjdv5n8-118 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2886 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n8-118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2886/2864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 12979-13004 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 12979-13004 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 12979-13004 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645422624768000 |