Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui

Bibliographic Details
Main Author: Carvalho, Emerson Alves de
Publication Date: 2020
Other Authors: Sobral, Ítalo José Pereira, Aquino, Cláudia Maria Sabóia de
Format: Article
Language: por
Source: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n9-196
Download full: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16356
Summary: O presente trabalho é um estudo realizado a respeito da percepção dos alunos ingressantes no curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí, quanto ao emprego de maquetes para o ensino de contéudos da Geografia Física, notadamente contéudos discutidos e abordados na disciplina Introdução a Geologia ministrada no primeiro bloco do curso. O estudo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário com alunos da disciplina do primeiro periódo do ano de 2018. Baseando-se nos dados analisados constata-se que o uso de maquetes para o repasse de conteúdos da disciplina Introdução a Geologia mostrou-se positivo e satisfatório, facilitando a apreensão dos diversos contéudos relativos a Tectônica/orogêneses e epirogênese; Tempo geológico; Camadas da Terra; Relevo; Intemperismo/erosão/sedimentação e Estrutura Geológica Brasileira.
id VERACRUZ-0_20c19c138075a610212e7a0f2931571c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16356
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of PiauiEnsinoGeografia FísicaMaquete.O presente trabalho é um estudo realizado a respeito da percepção dos alunos ingressantes no curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí, quanto ao emprego de maquetes para o ensino de contéudos da Geografia Física, notadamente contéudos discutidos e abordados na disciplina Introdução a Geologia ministrada no primeiro bloco do curso. O estudo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário com alunos da disciplina do primeiro periódo do ano de 2018. Baseando-se nos dados analisados constata-se que o uso de maquetes para o repasse de conteúdos da disciplina Introdução a Geologia mostrou-se positivo e satisfatório, facilitando a apreensão dos diversos contéudos relativos a Tectônica/orogêneses e epirogênese; Tempo geológico; Camadas da Terra; Relevo; Intemperismo/erosão/sedimentação e Estrutura Geológica Brasileira.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1635610.34117/bjdv6n9-196Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 66663-66668Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 66663-66668Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 66663-666682525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16356/13378Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Emerson Alves deSobral, Ítalo José PereiraAquino, Cláudia Maria Sabóia de2020-10-14T16:32:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16356Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:34.071126Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
title Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
spellingShingle Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
Carvalho, Emerson Alves de
Ensino
Geografia Física
Maquete.
Carvalho, Emerson Alves de
Ensino
Geografia Física
Maquete.
title_short Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
title_full Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
title_fullStr Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
title_full_unstemmed Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
title_sort Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
author Carvalho, Emerson Alves de
author_facet Carvalho, Emerson Alves de
Carvalho, Emerson Alves de
Sobral, Ítalo José Pereira
Aquino, Cláudia Maria Sabóia de
Sobral, Ítalo José Pereira
Aquino, Cláudia Maria Sabóia de
author_role author
author2 Sobral, Ítalo José Pereira
Aquino, Cláudia Maria Sabóia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Emerson Alves de
Sobral, Ítalo José Pereira
Aquino, Cláudia Maria Sabóia de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Geografia Física
Maquete.
topic Ensino
Geografia Física
Maquete.
description O presente trabalho é um estudo realizado a respeito da percepção dos alunos ingressantes no curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí, quanto ao emprego de maquetes para o ensino de contéudos da Geografia Física, notadamente contéudos discutidos e abordados na disciplina Introdução a Geologia ministrada no primeiro bloco do curso. O estudo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário com alunos da disciplina do primeiro periódo do ano de 2018. Baseando-se nos dados analisados constata-se que o uso de maquetes para o repasse de conteúdos da disciplina Introdução a Geologia mostrou-se positivo e satisfatório, facilitando a apreensão dos diversos contéudos relativos a Tectônica/orogêneses e epirogênese; Tempo geológico; Camadas da Terra; Relevo; Intemperismo/erosão/sedimentação e Estrutura Geológica Brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16356
10.34117/bjdv6n9-196
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16356
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16356/13378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 66663-66668
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 66663-66668
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 66663-66668
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183744300122112
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n9-196