Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n9-196 |
Download full: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16356 |
Summary: | O presente trabalho é um estudo realizado a respeito da percepção dos alunos ingressantes no curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí, quanto ao emprego de maquetes para o ensino de contéudos da Geografia Física, notadamente contéudos discutidos e abordados na disciplina Introdução a Geologia ministrada no primeiro bloco do curso. O estudo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário com alunos da disciplina do primeiro periódo do ano de 2018. Baseando-se nos dados analisados constata-se que o uso de maquetes para o repasse de conteúdos da disciplina Introdução a Geologia mostrou-se positivo e satisfatório, facilitando a apreensão dos diversos contéudos relativos a Tectônica/orogêneses e epirogênese; Tempo geológico; Camadas da Terra; Relevo; Intemperismo/erosão/sedimentação e Estrutura Geológica Brasileira. |
id |
VERACRUZ-0_20c19c138075a610212e7a0f2931571c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16356 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of PiauiEnsinoGeografia FísicaMaquete.O presente trabalho é um estudo realizado a respeito da percepção dos alunos ingressantes no curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí, quanto ao emprego de maquetes para o ensino de contéudos da Geografia Física, notadamente contéudos discutidos e abordados na disciplina Introdução a Geologia ministrada no primeiro bloco do curso. O estudo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário com alunos da disciplina do primeiro periódo do ano de 2018. Baseando-se nos dados analisados constata-se que o uso de maquetes para o repasse de conteúdos da disciplina Introdução a Geologia mostrou-se positivo e satisfatório, facilitando a apreensão dos diversos contéudos relativos a Tectônica/orogêneses e epirogênese; Tempo geológico; Camadas da Terra; Relevo; Intemperismo/erosão/sedimentação e Estrutura Geológica Brasileira.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1635610.34117/bjdv6n9-196Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 66663-66668Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 66663-66668Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 66663-666682525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16356/13378Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Emerson Alves deSobral, Ítalo José PereiraAquino, Cláudia Maria Sabóia de2020-10-14T16:32:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16356Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:34.071126Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui |
title |
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui |
spellingShingle |
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui Carvalho, Emerson Alves de Ensino Geografia Física Maquete. Carvalho, Emerson Alves de Ensino Geografia Física Maquete. |
title_short |
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui |
title_full |
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui |
title_fullStr |
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui |
title_full_unstemmed |
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui |
title_sort |
Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui |
author |
Carvalho, Emerson Alves de |
author_facet |
Carvalho, Emerson Alves de Carvalho, Emerson Alves de Sobral, Ítalo José Pereira Aquino, Cláudia Maria Sabóia de Sobral, Ítalo José Pereira Aquino, Cláudia Maria Sabóia de |
author_role |
author |
author2 |
Sobral, Ítalo José Pereira Aquino, Cláudia Maria Sabóia de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Emerson Alves de Sobral, Ítalo José Pereira Aquino, Cláudia Maria Sabóia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Geografia Física Maquete. |
topic |
Ensino Geografia Física Maquete. |
description |
O presente trabalho é um estudo realizado a respeito da percepção dos alunos ingressantes no curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí, quanto ao emprego de maquetes para o ensino de contéudos da Geografia Física, notadamente contéudos discutidos e abordados na disciplina Introdução a Geologia ministrada no primeiro bloco do curso. O estudo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário com alunos da disciplina do primeiro periódo do ano de 2018. Baseando-se nos dados analisados constata-se que o uso de maquetes para o repasse de conteúdos da disciplina Introdução a Geologia mostrou-se positivo e satisfatório, facilitando a apreensão dos diversos contéudos relativos a Tectônica/orogêneses e epirogênese; Tempo geológico; Camadas da Terra; Relevo; Intemperismo/erosão/sedimentação e Estrutura Geológica Brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16356 10.34117/bjdv6n9-196 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16356 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16356/13378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 66663-66668 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 66663-66668 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 66663-66668 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183744300122112 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-196 |