A natureza teórico-epistemológica das publicações brasileiras no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) / The theoretical-epistemological nature of Brazilian publications in the Food Acquisition Program (PAA)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7325 |
Resumo: | O presente estudo trata da natureza teórico-epistemológica dos artigos desenvolvimentos acerca do Programa de Aquisição de Alimentos na área de Administração e por outras áreas das Ciências Sociais Aplicadas. Utilizou-se como modelos teóricos analíticos os paradigmas de Burrel e Morgan (1979) e o modelo do ciclo de políticas públicas (policy cycle). Para tanto, realizou-se um estudo de revisão sistemática de natureza quati-qualitativa com 33 artigos encontrados nas bases de dados WebQualis e Google Acadêmico e nas bibliotecas eletrônicas SciELO e na SPELL, com o intuito de pesquisar todos os artigos publicados entre 2003 e 2017. Optou-se pelas seguintes categorias analíticas: (i) modalidades do Programa; (ii) etapas do ciclo de políticas públicas; (iii) base epistemológica. De modo a corroborar as categorias analíticas previamente escolhidas e apontar outras vertentes de análise, o conteúdo textual oriundo dos resumos foi submetido à análise textual lexicográfica, com auxílio do software IRAMUTEQ, acrescentando as categorias (iv) perfil da publicação e (v) temática. Pôde-se concluir que apesar das pesquisas acerca do PAA possuírem uma visão mais pluralista, na área de Administração ainda há a predominância do paradigma funcionalista. Conclui-se, também, que há um amplo espaço de trabalho a respeito do Programa, especialmente nas áreas de Administração e Economia. Constatou-se a predominância de estudos de cunho avaliativo sobre o PAA em abrangência subnacional, indicando carência de estudos que analisem a agenda, o processo de elaboração e implementação do Programa em âmbito nacional. Predominam análises de desempenhos da modalidade Compra com Doação Simultânea, revelando escassez de estudos nas modalidades Compra Institucional e PAA Leite. Conclui-se que os dados do presente trabalho evidenciam informações que permitem oferecer direcionamento para pesquisadores da temática, uma vez que contribui para o estado da arte sobre a política pública, fornecendo subsídios para novos estudos e aprofundamentos em aspectos que ainda podem ser explorados na academia. |
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A natureza teórico-epistemológica das publicações brasileiras no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) / The theoretical-epistemological nature of Brazilian publications in the Food Acquisition Program (PAA)Programa de Aquisição de AlimentosCiclo PolíticoBase EpistemológicaAdministraçãoAgricultura Familiar.O presente estudo trata da natureza teórico-epistemológica dos artigos desenvolvimentos acerca do Programa de Aquisição de Alimentos na área de Administração e por outras áreas das Ciências Sociais Aplicadas. Utilizou-se como modelos teóricos analíticos os paradigmas de Burrel e Morgan (1979) e o modelo do ciclo de políticas públicas (policy cycle). Para tanto, realizou-se um estudo de revisão sistemática de natureza quati-qualitativa com 33 artigos encontrados nas bases de dados WebQualis e Google Acadêmico e nas bibliotecas eletrônicas SciELO e na SPELL, com o intuito de pesquisar todos os artigos publicados entre 2003 e 2017. Optou-se pelas seguintes categorias analíticas: (i) modalidades do Programa; (ii) etapas do ciclo de políticas públicas; (iii) base epistemológica. De modo a corroborar as categorias analíticas previamente escolhidas e apontar outras vertentes de análise, o conteúdo textual oriundo dos resumos foi submetido à análise textual lexicográfica, com auxílio do software IRAMUTEQ, acrescentando as categorias (iv) perfil da publicação e (v) temática. Pôde-se concluir que apesar das pesquisas acerca do PAA possuírem uma visão mais pluralista, na área de Administração ainda há a predominância do paradigma funcionalista. Conclui-se, também, que há um amplo espaço de trabalho a respeito do Programa, especialmente nas áreas de Administração e Economia. Constatou-se a predominância de estudos de cunho avaliativo sobre o PAA em abrangência subnacional, indicando carência de estudos que analisem a agenda, o processo de elaboração e implementação do Programa em âmbito nacional. Predominam análises de desempenhos da modalidade Compra com Doação Simultânea, revelando escassez de estudos nas modalidades Compra Institucional e PAA Leite. Conclui-se que os dados do presente trabalho evidenciam informações que permitem oferecer direcionamento para pesquisadores da temática, uma vez que contribui para o estado da arte sobre a política pública, fornecendo subsídios para novos estudos e aprofundamentos em aspectos que ainda podem ser explorados na academia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/732510.34117/bjdv6n3-033Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 9998-10025Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 9998-10025Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 9998-100252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7325/6397Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalgado, Rafael Junior dos Santos FigueiredoSouza, Washington José deFerreira, Marco Aurélio MarquesSantos, Luana Ferreira dos2020-05-27T17:55:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7325Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:18.883488Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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