O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alfenas, Larissa Tayla
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moura, Luiz Rodrigo Cunha, Cunha, Nina Rosa da Silveira, Pires, Ruthe Rebello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n8-065
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2792
Resumo: O materialismo é um estilo de vida em que há a valorização dos bens materiais de luxo em conjunto com a crença que os bens são os grandes responsáveis por suas felicidades.O objetivo desse trabalho é o de mensurar o nível de materialismo dos universitários em uma Instituição de Ensino Superior brasileira.O universo da pesquisa foi formado por alunos de uma IES (Instituição de Ensino Superior), utilizando-se uma amostragem por conveniência. O questionário foi constituído por 10 perguntas que refletem o nível de materialismo da pessoa. Foram aplicados 425 questionários, sendo que 249 desses foram considerados válidos. De acordo com os valores obtidos, o nível de materialismo pode ser considerado alto. Considerando as respostas que obtiveram as maiores médias, os indivíduos materialistas acreditam que teriam uma vida melhor se possuíssem bens materiais que não possuem. Estes produtos desejados são caros e revelam a “identidade” materialista dos consumidores.  Provavelmente, a principal motivação dos compradores ao adquirir tais produtos é a importância que as posses representam em suas vidas. Todos os itens apresentaram uma avaliação de pelo menos 7,4 pontos. Então, em todos os sentidos, o materialismo possui valores altos para os jovens universitários.  
id VERACRUZ-0_223b935b7f249edb858d364672ff4e17
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2792
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IESMaterialismoComportamento do ConsumidorJovensEstudantes UniversitáriosLuxo.O materialismo é um estilo de vida em que há a valorização dos bens materiais de luxo em conjunto com a crença que os bens são os grandes responsáveis por suas felicidades.O objetivo desse trabalho é o de mensurar o nível de materialismo dos universitários em uma Instituição de Ensino Superior brasileira.O universo da pesquisa foi formado por alunos de uma IES (Instituição de Ensino Superior), utilizando-se uma amostragem por conveniência. O questionário foi constituído por 10 perguntas que refletem o nível de materialismo da pessoa. Foram aplicados 425 questionários, sendo que 249 desses foram considerados válidos. De acordo com os valores obtidos, o nível de materialismo pode ser considerado alto. Considerando as respostas que obtiveram as maiores médias, os indivíduos materialistas acreditam que teriam uma vida melhor se possuíssem bens materiais que não possuem. Estes produtos desejados são caros e revelam a “identidade” materialista dos consumidores.  Provavelmente, a principal motivação dos compradores ao adquirir tais produtos é a importância que as posses representam em suas vidas. Todos os itens apresentaram uma avaliação de pelo menos 7,4 pontos. Então, em todos os sentidos, o materialismo possui valores altos para os jovens universitários.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/279210.34117/bjdv5n8-065Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 12158-12171Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 12158-12171Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 12158-121712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2792/2762Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlfenas, Larissa TaylaMoura, Luiz Rodrigo CunhaCunha, Nina Rosa da SilveiraPires, Ruthe Rebello2020-03-31T11:41:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2792Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:59.462736Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES
title O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES
spellingShingle O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES
O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES
Alfenas, Larissa Tayla
Materialismo
Comportamento do Consumidor
Jovens
Estudantes Universitários
Luxo.
Alfenas, Larissa Tayla
Materialismo
Comportamento do Consumidor
Jovens
Estudantes Universitários
Luxo.
title_short O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES
title_full O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES
title_fullStr O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES
O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES
title_full_unstemmed O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES
O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES
title_sort O nível de materialismo dos estudantes de uma IES / The level of materialism of students in a IES
author Alfenas, Larissa Tayla
author_facet Alfenas, Larissa Tayla
Alfenas, Larissa Tayla
Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Cunha, Nina Rosa da Silveira
Pires, Ruthe Rebello
Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Cunha, Nina Rosa da Silveira
Pires, Ruthe Rebello
author_role author
author2 Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Cunha, Nina Rosa da Silveira
Pires, Ruthe Rebello
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alfenas, Larissa Tayla
Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Cunha, Nina Rosa da Silveira
Pires, Ruthe Rebello
dc.subject.por.fl_str_mv Materialismo
Comportamento do Consumidor
Jovens
Estudantes Universitários
Luxo.
topic Materialismo
Comportamento do Consumidor
Jovens
Estudantes Universitários
Luxo.
description O materialismo é um estilo de vida em que há a valorização dos bens materiais de luxo em conjunto com a crença que os bens são os grandes responsáveis por suas felicidades.O objetivo desse trabalho é o de mensurar o nível de materialismo dos universitários em uma Instituição de Ensino Superior brasileira.O universo da pesquisa foi formado por alunos de uma IES (Instituição de Ensino Superior), utilizando-se uma amostragem por conveniência. O questionário foi constituído por 10 perguntas que refletem o nível de materialismo da pessoa. Foram aplicados 425 questionários, sendo que 249 desses foram considerados válidos. De acordo com os valores obtidos, o nível de materialismo pode ser considerado alto. Considerando as respostas que obtiveram as maiores médias, os indivíduos materialistas acreditam que teriam uma vida melhor se possuíssem bens materiais que não possuem. Estes produtos desejados são caros e revelam a “identidade” materialista dos consumidores.  Provavelmente, a principal motivação dos compradores ao adquirir tais produtos é a importância que as posses representam em suas vidas. Todos os itens apresentaram uma avaliação de pelo menos 7,4 pontos. Então, em todos os sentidos, o materialismo possui valores altos para os jovens universitários.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2792
10.34117/bjdv5n8-065
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2792
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n8-065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2792/2762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 12158-12171
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 12158-12171
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 12158-12171
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183840713539584
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n8-065