Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victor Daniel de Oliveira e
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pacheco, Marcelo Wilson Ferreira, Costa, Rafael Silva, Santos, Leonardo do Nascimento, Santos, Juliana Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17378
Resumo: Objetivou-se com esse trabalho avaliar o impacto das metodologias ativas em processos de Ensino e Aprendizagem, com o objetivo de gerar a autonomia, a coparticipação, a responsabilidade, o protagonismo e a colaboração dos servidores, características que, aliadas, resignificam o ambiente de sala de aula, envolvendo todos os atores em uma perspectiva de Aprendizagem Significativa e centrada no aluno, resultando em uma profunda mudança no modelo formativo atual. Nesse sentido, o relato apresenta o processo de inserção de quatro metodologias ativas em vinte processos de educação corporativa, no âmbito da formação continuada dos servidores da Universidade Federal Rural da Amazônia. Uma vez implementadas as metodologias ativas: Aprendizagem por Pares, Mapas Conceituais, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, a avaliação realizada, os resultados, conforme instrumento de avaliação de reação e avaliação de ensino preenchido por facilitadores e participantes, revelaram que tais metodologias permitiram um maior estímulo à participação, além de contribuírem com uma aprendizagem de forma mais criativa e direcionada à sua atuação profissional.
id VERACRUZ-0_226addfa436684715339ea49c983aec9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17378
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRAEducação CorporativaMetodologias AtivasAprendizagem Significativa.Objetivou-se com esse trabalho avaliar o impacto das metodologias ativas em processos de Ensino e Aprendizagem, com o objetivo de gerar a autonomia, a coparticipação, a responsabilidade, o protagonismo e a colaboração dos servidores, características que, aliadas, resignificam o ambiente de sala de aula, envolvendo todos os atores em uma perspectiva de Aprendizagem Significativa e centrada no aluno, resultando em uma profunda mudança no modelo formativo atual. Nesse sentido, o relato apresenta o processo de inserção de quatro metodologias ativas em vinte processos de educação corporativa, no âmbito da formação continuada dos servidores da Universidade Federal Rural da Amazônia. Uma vez implementadas as metodologias ativas: Aprendizagem por Pares, Mapas Conceituais, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, a avaliação realizada, os resultados, conforme instrumento de avaliação de reação e avaliação de ensino preenchido por facilitadores e participantes, revelaram que tais metodologias permitiram um maior estímulo à participação, além de contribuírem com uma aprendizagem de forma mais criativa e direcionada à sua atuação profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1737810.34117/bjdv6n9-635Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 72576-72590Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 72576-72590Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 72576-725902525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17378/14107Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Victor Daniel de Oliveira ePacheco, Marcelo Wilson FerreiraCosta, Rafael SilvaSantos, Leonardo do NascimentoSantos, Juliana Silva2020-10-14T16:32:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17378Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:01.040385Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA
title Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA
spellingShingle Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA
Silva, Victor Daniel de Oliveira e
Educação Corporativa
Metodologias Ativas
Aprendizagem Significativa.
title_short Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA
title_full Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA
title_fullStr Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA
title_full_unstemmed Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA
title_sort Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA
author Silva, Victor Daniel de Oliveira e
author_facet Silva, Victor Daniel de Oliveira e
Pacheco, Marcelo Wilson Ferreira
Costa, Rafael Silva
Santos, Leonardo do Nascimento
Santos, Juliana Silva
author_role author
author2 Pacheco, Marcelo Wilson Ferreira
Costa, Rafael Silva
Santos, Leonardo do Nascimento
Santos, Juliana Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Victor Daniel de Oliveira e
Pacheco, Marcelo Wilson Ferreira
Costa, Rafael Silva
Santos, Leonardo do Nascimento
Santos, Juliana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Corporativa
Metodologias Ativas
Aprendizagem Significativa.
topic Educação Corporativa
Metodologias Ativas
Aprendizagem Significativa.
description Objetivou-se com esse trabalho avaliar o impacto das metodologias ativas em processos de Ensino e Aprendizagem, com o objetivo de gerar a autonomia, a coparticipação, a responsabilidade, o protagonismo e a colaboração dos servidores, características que, aliadas, resignificam o ambiente de sala de aula, envolvendo todos os atores em uma perspectiva de Aprendizagem Significativa e centrada no aluno, resultando em uma profunda mudança no modelo formativo atual. Nesse sentido, o relato apresenta o processo de inserção de quatro metodologias ativas em vinte processos de educação corporativa, no âmbito da formação continuada dos servidores da Universidade Federal Rural da Amazônia. Uma vez implementadas as metodologias ativas: Aprendizagem por Pares, Mapas Conceituais, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, a avaliação realizada, os resultados, conforme instrumento de avaliação de reação e avaliação de ensino preenchido por facilitadores e participantes, revelaram que tais metodologias permitiram um maior estímulo à participação, além de contribuírem com uma aprendizagem de forma mais criativa e direcionada à sua atuação profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17378
10.34117/bjdv6n9-635
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17378
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17378/14107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 72576-72590
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 72576-72590
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 72576-72590
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645481256943616