Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17378 |
Resumo: | Objetivou-se com esse trabalho avaliar o impacto das metodologias ativas em processos de Ensino e Aprendizagem, com o objetivo de gerar a autonomia, a coparticipação, a responsabilidade, o protagonismo e a colaboração dos servidores, características que, aliadas, resignificam o ambiente de sala de aula, envolvendo todos os atores em uma perspectiva de Aprendizagem Significativa e centrada no aluno, resultando em uma profunda mudança no modelo formativo atual. Nesse sentido, o relato apresenta o processo de inserção de quatro metodologias ativas em vinte processos de educação corporativa, no âmbito da formação continuada dos servidores da Universidade Federal Rural da Amazônia. Uma vez implementadas as metodologias ativas: Aprendizagem por Pares, Mapas Conceituais, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, a avaliação realizada, os resultados, conforme instrumento de avaliação de reação e avaliação de ensino preenchido por facilitadores e participantes, revelaram que tais metodologias permitiram um maior estímulo à participação, além de contribuírem com uma aprendizagem de forma mais criativa e direcionada à sua atuação profissional. |
id |
VERACRUZ-0_226addfa436684715339ea49c983aec9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17378 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRAEducação CorporativaMetodologias AtivasAprendizagem Significativa.Objetivou-se com esse trabalho avaliar o impacto das metodologias ativas em processos de Ensino e Aprendizagem, com o objetivo de gerar a autonomia, a coparticipação, a responsabilidade, o protagonismo e a colaboração dos servidores, características que, aliadas, resignificam o ambiente de sala de aula, envolvendo todos os atores em uma perspectiva de Aprendizagem Significativa e centrada no aluno, resultando em uma profunda mudança no modelo formativo atual. Nesse sentido, o relato apresenta o processo de inserção de quatro metodologias ativas em vinte processos de educação corporativa, no âmbito da formação continuada dos servidores da Universidade Federal Rural da Amazônia. Uma vez implementadas as metodologias ativas: Aprendizagem por Pares, Mapas Conceituais, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, a avaliação realizada, os resultados, conforme instrumento de avaliação de reação e avaliação de ensino preenchido por facilitadores e participantes, revelaram que tais metodologias permitiram um maior estímulo à participação, além de contribuírem com uma aprendizagem de forma mais criativa e direcionada à sua atuação profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1737810.34117/bjdv6n9-635Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 72576-72590Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 72576-72590Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 72576-725902525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17378/14107Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Victor Daniel de Oliveira ePacheco, Marcelo Wilson FerreiraCosta, Rafael SilvaSantos, Leonardo do NascimentoSantos, Juliana Silva2020-10-14T16:32:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17378Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:01.040385Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA |
title |
Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA |
spellingShingle |
Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA Silva, Victor Daniel de Oliveira e Educação Corporativa Metodologias Ativas Aprendizagem Significativa. |
title_short |
Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA |
title_full |
Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA |
title_fullStr |
Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA |
title_full_unstemmed |
Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA |
title_sort |
Implementação de Metodologias Ativas em Processos de Educação Corporativa na UFRA / Implementation of Active Methodologies in Corporate Education Processes at UFRA |
author |
Silva, Victor Daniel de Oliveira e |
author_facet |
Silva, Victor Daniel de Oliveira e Pacheco, Marcelo Wilson Ferreira Costa, Rafael Silva Santos, Leonardo do Nascimento Santos, Juliana Silva |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Marcelo Wilson Ferreira Costa, Rafael Silva Santos, Leonardo do Nascimento Santos, Juliana Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Victor Daniel de Oliveira e Pacheco, Marcelo Wilson Ferreira Costa, Rafael Silva Santos, Leonardo do Nascimento Santos, Juliana Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Corporativa Metodologias Ativas Aprendizagem Significativa. |
topic |
Educação Corporativa Metodologias Ativas Aprendizagem Significativa. |
description |
Objetivou-se com esse trabalho avaliar o impacto das metodologias ativas em processos de Ensino e Aprendizagem, com o objetivo de gerar a autonomia, a coparticipação, a responsabilidade, o protagonismo e a colaboração dos servidores, características que, aliadas, resignificam o ambiente de sala de aula, envolvendo todos os atores em uma perspectiva de Aprendizagem Significativa e centrada no aluno, resultando em uma profunda mudança no modelo formativo atual. Nesse sentido, o relato apresenta o processo de inserção de quatro metodologias ativas em vinte processos de educação corporativa, no âmbito da formação continuada dos servidores da Universidade Federal Rural da Amazônia. Uma vez implementadas as metodologias ativas: Aprendizagem por Pares, Mapas Conceituais, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, a avaliação realizada, os resultados, conforme instrumento de avaliação de reação e avaliação de ensino preenchido por facilitadores e participantes, revelaram que tais metodologias permitiram um maior estímulo à participação, além de contribuírem com uma aprendizagem de forma mais criativa e direcionada à sua atuação profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17378 10.34117/bjdv6n9-635 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17378 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17378/14107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 72576-72590 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 72576-72590 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 72576-72590 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645481256943616 |