Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4007 |
Resumo: | O presente artigo tem como objeto de discussão o ensino de Música na contemporaneidade. Trata-se do ensino musical experienciado de forma contextualizada no âmbito educacional. Apresenta o desenvolvimento dos sentidos sonoros e das relações do sujeito com o mundo, partir dos autores: Barbosa (2015), Lanier (2002), Larrosa (2002), Locatelli (2015), Loureiro (2003), Maturana (2009), Morin (2003) e Sthefani (1989). Aborda o papel do professor nas estratégias de atuação dos métodos, na construção do conhecimento, pensados a partir das realidades dos sujeitos, frente aos saberes e necessidades humanas. |
id |
VERACRUZ-0_2284a196ec1ba1de690d5191918d1f45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4007 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentationEnsino de Músicamétodossaberes educacionais.O presente artigo tem como objeto de discussão o ensino de Música na contemporaneidade. Trata-se do ensino musical experienciado de forma contextualizada no âmbito educacional. Apresenta o desenvolvimento dos sentidos sonoros e das relações do sujeito com o mundo, partir dos autores: Barbosa (2015), Lanier (2002), Larrosa (2002), Locatelli (2015), Loureiro (2003), Maturana (2009), Morin (2003) e Sthefani (1989). Aborda o papel do professor nas estratégias de atuação dos métodos, na construção do conhecimento, pensados a partir das realidades dos sujeitos, frente aos saberes e necessidades humanas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/400710.34117/bjdv5n10-277Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 21152-21163Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 21152-21163Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 21152-211632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4007/3801Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, FabrícioFerreira, Laura PaolaVaz, Aline Choucair2019-11-25T18:28:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4007Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:36.953671Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation |
title |
Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation |
spellingShingle |
Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation Andrade, Fabrício Ensino de Música métodos saberes educacionais. |
title_short |
Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation |
title_full |
Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation |
title_fullStr |
Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation |
title_full_unstemmed |
Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation |
title_sort |
Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation |
author |
Andrade, Fabrício |
author_facet |
Andrade, Fabrício Ferreira, Laura Paola Vaz, Aline Choucair |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Laura Paola Vaz, Aline Choucair |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Fabrício Ferreira, Laura Paola Vaz, Aline Choucair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Música métodos saberes educacionais. |
topic |
Ensino de Música métodos saberes educacionais. |
description |
O presente artigo tem como objeto de discussão o ensino de Música na contemporaneidade. Trata-se do ensino musical experienciado de forma contextualizada no âmbito educacional. Apresenta o desenvolvimento dos sentidos sonoros e das relações do sujeito com o mundo, partir dos autores: Barbosa (2015), Lanier (2002), Larrosa (2002), Locatelli (2015), Loureiro (2003), Maturana (2009), Morin (2003) e Sthefani (1989). Aborda o papel do professor nas estratégias de atuação dos métodos, na construção do conhecimento, pensados a partir das realidades dos sujeitos, frente aos saberes e necessidades humanas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4007 10.34117/bjdv5n10-277 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4007 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4007/3801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 21152-21163 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 21152-21163 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 21152-21163 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645427241648128 |