Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Fabrício
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Laura Paola, Vaz, Aline Choucair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4007
Resumo: O presente artigo tem como objeto de discussão o ensino de Música na contemporaneidade. Trata-se do ensino musical experienciado de forma contextualizada no âmbito educacional. Apresenta o desenvolvimento dos sentidos sonoros e das relações do sujeito com o mundo, partir dos autores: Barbosa (2015), Lanier (2002), Larrosa (2002), Locatelli (2015), Loureiro (2003), Maturana (2009), Morin (2003) e Sthefani (1989). Aborda o papel do professor nas estratégias de atuação dos métodos, na construção do conhecimento, pensados a partir das realidades dos sujeitos, frente aos saberes e necessidades humanas.  
id VERACRUZ-0_2284a196ec1ba1de690d5191918d1f45
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4007
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentationEnsino de Músicamétodossaberes educacionais.O presente artigo tem como objeto de discussão o ensino de Música na contemporaneidade. Trata-se do ensino musical experienciado de forma contextualizada no âmbito educacional. Apresenta o desenvolvimento dos sentidos sonoros e das relações do sujeito com o mundo, partir dos autores: Barbosa (2015), Lanier (2002), Larrosa (2002), Locatelli (2015), Loureiro (2003), Maturana (2009), Morin (2003) e Sthefani (1989). Aborda o papel do professor nas estratégias de atuação dos métodos, na construção do conhecimento, pensados a partir das realidades dos sujeitos, frente aos saberes e necessidades humanas.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/400710.34117/bjdv5n10-277Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 21152-21163Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 21152-21163Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 21152-211632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4007/3801Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, FabrícioFerreira, Laura PaolaVaz, Aline Choucair2019-11-25T18:28:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4007Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:36.953671Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation
title Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation
spellingShingle Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation
Andrade, Fabrício
Ensino de Música
métodos
saberes educacionais.
title_short Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation
title_full Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation
title_fullStr Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation
title_full_unstemmed Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation
title_sort Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação / Aspects about music teaching and its contextualizations: the school space and the significant processes of perception, listening and experimentation
author Andrade, Fabrício
author_facet Andrade, Fabrício
Ferreira, Laura Paola
Vaz, Aline Choucair
author_role author
author2 Ferreira, Laura Paola
Vaz, Aline Choucair
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Fabrício
Ferreira, Laura Paola
Vaz, Aline Choucair
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Música
métodos
saberes educacionais.
topic Ensino de Música
métodos
saberes educacionais.
description O presente artigo tem como objeto de discussão o ensino de Música na contemporaneidade. Trata-se do ensino musical experienciado de forma contextualizada no âmbito educacional. Apresenta o desenvolvimento dos sentidos sonoros e das relações do sujeito com o mundo, partir dos autores: Barbosa (2015), Lanier (2002), Larrosa (2002), Locatelli (2015), Loureiro (2003), Maturana (2009), Morin (2003) e Sthefani (1989). Aborda o papel do professor nas estratégias de atuação dos métodos, na construção do conhecimento, pensados a partir das realidades dos sujeitos, frente aos saberes e necessidades humanas.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4007
10.34117/bjdv5n10-277
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4007
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4007/3801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 21152-21163
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 21152-21163
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 21152-21163
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645427241648128