Ufsc 100% acessível: mapeamento para a Cidadania / 100% accessible ufsc: mapping for Citizenship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginato, Vivian da Silva Celestino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zimmermann, Cláudio Cesar, Nappi, João Victor Hernandes Vianna Lemos, de Quadros, Marilene Maria, de Freitas, Gustavo, Aliardi, Anthony, Bestetti, Bruno Eduardo, de Sousa, Ana Paula Albrecht
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41985
Resumo: A acessibilidade é um assunto bastante atual e faz parte da educação em todos os níveis de ensino, do básico ao médio e também superior. Embora seja um assunto bastante relevante, muitas ações ligadas a acessibilidade só foram possíveis na educação de nível superior a partir de 2015, devido a publicação da Lei 13.146 que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência. A partir deste marco legal passou a ser exigido que todos os cursos de nível superior, situados em território brasileiro, públicos ou privados, se adequassem aos requisitos relativos à acessibilidade para garantir o acesso e permanência às Pessoas com Deficiência (PcD). Com esta nova demanda a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através da Coordenadoria de Acessibilidade (CAE), tem promovido políticas de inclusão de PcD em seus cursos superiores. A UFSC tem sido pioneira há muitos anos na implantação da política de cotas, não somente nos cursos superiores, mas também nos ensinos de base, incluindo educação infantil, ensino fundamental e médio, cujas vagas são destinadas via sorteio público e, recentemente, também na pós-graduação nos editais de processos seletivos. Mas apesar de todo esforço da UFSC/CAE, devido à escassez de recursos por quais as universidades públicas vêm passando, os resultados advindos dessas ações não são suficientes para garantir a permanência de PcD na UFSC, principalmente, quando relacionadas aos aspectos arquitetônicos e informacionais. Este trabalho apresenta parte dos resultados do projeto “UFSC 100% Acessível: um cadastro rumo a cidadania”, cujo objetivo maior é identificar demandas de acessibilidade e indicar, através de tomada de decisão, intervenções arquitetônicas de forma a garantir o acesso e a permanência de PcD na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Aliado aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), tanto no eixo da redução das desigualdades quanto no eixo da paz, justiça e instituições fortes, em seu segundo ano de pandemia de Coronavírus, o projeto focou na realização de análises advindas de pesquisas remotas do público interno e externo à UFSC para identificar problemas relacionados à acessibilidade arquitetônica no campus central da UFSC. Para isto foi proposto um método de trabalho multidisciplinar que integrou diferentes áreas do conhecimento e discentes, também PcD, provenientes de diferentes cursos de graduação da própria UFSC e assim foram realizados em 2020 e 2021: pesquisas sobre o público PcD da UFSC, mapeamentos e cadastros de trajetos realizados por PcD através de questionários e levantamentos remotos, identificação de demandas e elaboração de projetos de intervenções arquitetônicas. Inicialmente, as metas e as etapas estabelecidas foram aplicadas para identificar demandas no campus central da UFSC, a fim de validar a metodologia e analisar a capacidade de contribuição do projeto dentro da abordagem centrada no usuário PcD. Além de diversos problemas de acessibilidade verificados se concluiu que, o método aplicado se mostrou válido para indicar as intervenções que se fazem necessárias e integrou os alunos na vivência prática de problemas de acessibilidade, além de fortalecer e ampliar a formação humana e cidadã de todos.
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