Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40011 |
Resumo: | O presente projeto é referente às tentativas de encontrar novas alternativas de ensino de óptica para alunos deficientes visuais visando as dificuldades encontradas por professores de física ao ministrar aulas para uma turma de alunos, dentre as quais há alunos com deficiência visual. O método em desenvolvimento, inicialmente, tem como foco o ensino de reflexão e formação de imagens em espelhos planos e esféricos, por meio de modelos táteis desenvolvidos pelo grupo. A validação será realizada por meio de um teste, avaliando se o aluno portador de deficiência visual consegue assimilar, com auxilio dos modelos, não apenas os princípios teóricos, mas também identificar as formações de imagens em diferentes situações. |
id |
VERACRUZ-0_2589072081c0e37117d541b7d728a295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40011 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challengeEnsino de físicaensino de ópticadeficiência visualalternativas de ensinoreflexão em espelhos.O presente projeto é referente às tentativas de encontrar novas alternativas de ensino de óptica para alunos deficientes visuais visando as dificuldades encontradas por professores de física ao ministrar aulas para uma turma de alunos, dentre as quais há alunos com deficiência visual. O método em desenvolvimento, inicialmente, tem como foco o ensino de reflexão e formação de imagens em espelhos planos e esféricos, por meio de modelos táteis desenvolvidos pelo grupo. A validação será realizada por meio de um teste, avaliando se o aluno portador de deficiência visual consegue assimilar, com auxilio dos modelos, não apenas os princípios teóricos, mas também identificar as formações de imagens em diferentes situações. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4001110.34117/bjdv7n11-393Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 107345-107351Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 107345-107351Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 107345-1073512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40011/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Luiza FernandesCarvalho, Raissa MacenaCardoso, Tatyara Gonçalves2021-12-01T11:17:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40011Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:52.626144Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge |
title |
Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge |
spellingShingle |
Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge Souza, Ana Luiza Fernandes Ensino de física ensino de óptica deficiência visual alternativas de ensino reflexão em espelhos. |
title_short |
Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge |
title_full |
Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge |
title_fullStr |
Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge |
title_full_unstemmed |
Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge |
title_sort |
Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge |
author |
Souza, Ana Luiza Fernandes |
author_facet |
Souza, Ana Luiza Fernandes Carvalho, Raissa Macena Cardoso, Tatyara Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Raissa Macena Cardoso, Tatyara Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Luiza Fernandes Carvalho, Raissa Macena Cardoso, Tatyara Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física ensino de óptica deficiência visual alternativas de ensino reflexão em espelhos. |
topic |
Ensino de física ensino de óptica deficiência visual alternativas de ensino reflexão em espelhos. |
description |
O presente projeto é referente às tentativas de encontrar novas alternativas de ensino de óptica para alunos deficientes visuais visando as dificuldades encontradas por professores de física ao ministrar aulas para uma turma de alunos, dentre as quais há alunos com deficiência visual. O método em desenvolvimento, inicialmente, tem como foco o ensino de reflexão e formação de imagens em espelhos planos e esféricos, por meio de modelos táteis desenvolvidos pelo grupo. A validação será realizada por meio de um teste, avaliando se o aluno portador de deficiência visual consegue assimilar, com auxilio dos modelos, não apenas os princípios teóricos, mas também identificar as formações de imagens em diferentes situações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40011 10.34117/bjdv7n11-393 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40011 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40011/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 107345-107351 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 107345-107351 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 107345-107351 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645568110493696 |