Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Luiza Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Raissa Macena, Cardoso, Tatyara Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40011
Resumo: O presente projeto é referente às tentativas de encontrar novas alternativas de ensino de óptica para alunos deficientes visuais visando as dificuldades encontradas por professores de física ao ministrar aulas para uma turma de alunos, dentre as quais há alunos com deficiência visual. O método em desenvolvimento, inicialmente, tem como foco o ensino de reflexão e formação de imagens em espelhos planos e esféricos, por meio de modelos táteis desenvolvidos pelo grupo. A validação será realizada por meio de um teste, avaliando se o aluno portador de deficiência visual consegue assimilar, com auxilio dos modelos, não apenas os princípios teóricos, mas também identificar as formações de imagens em diferentes situações. 
id VERACRUZ-0_2589072081c0e37117d541b7d728a295
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40011
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challengeEnsino de físicaensino de ópticadeficiência visualalternativas de ensinoreflexão em espelhos.O presente projeto é referente às tentativas de encontrar novas alternativas de ensino de óptica para alunos deficientes visuais visando as dificuldades encontradas por professores de física ao ministrar aulas para uma turma de alunos, dentre as quais há alunos com deficiência visual. O método em desenvolvimento, inicialmente, tem como foco o ensino de reflexão e formação de imagens em espelhos planos e esféricos, por meio de modelos táteis desenvolvidos pelo grupo. A validação será realizada por meio de um teste, avaliando se o aluno portador de deficiência visual consegue assimilar, com auxilio dos modelos, não apenas os princípios teóricos, mas também identificar as formações de imagens em diferentes situações. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4001110.34117/bjdv7n11-393Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 107345-107351Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 107345-107351Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 107345-1073512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40011/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Luiza FernandesCarvalho, Raissa MacenaCardoso, Tatyara Gonçalves2021-12-01T11:17:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40011Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:52.626144Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge
title Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge
spellingShingle Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge
Souza, Ana Luiza Fernandes
Ensino de física
ensino de óptica
deficiência visual
alternativas de ensino
reflexão em espelhos.
title_short Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge
title_full Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge
title_fullStr Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge
title_full_unstemmed Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge
title_sort Aulas de óptica para deficientes visuais – alternativas para vencer o desafio / Optics classes for the visually impaired - alternatives to overcome the challenge
author Souza, Ana Luiza Fernandes
author_facet Souza, Ana Luiza Fernandes
Carvalho, Raissa Macena
Cardoso, Tatyara Gonçalves
author_role author
author2 Carvalho, Raissa Macena
Cardoso, Tatyara Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Luiza Fernandes
Carvalho, Raissa Macena
Cardoso, Tatyara Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
ensino de óptica
deficiência visual
alternativas de ensino
reflexão em espelhos.
topic Ensino de física
ensino de óptica
deficiência visual
alternativas de ensino
reflexão em espelhos.
description O presente projeto é referente às tentativas de encontrar novas alternativas de ensino de óptica para alunos deficientes visuais visando as dificuldades encontradas por professores de física ao ministrar aulas para uma turma de alunos, dentre as quais há alunos com deficiência visual. O método em desenvolvimento, inicialmente, tem como foco o ensino de reflexão e formação de imagens em espelhos planos e esféricos, por meio de modelos táteis desenvolvidos pelo grupo. A validação será realizada por meio de um teste, avaliando se o aluno portador de deficiência visual consegue assimilar, com auxilio dos modelos, não apenas os princípios teóricos, mas também identificar as formações de imagens em diferentes situações. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40011
10.34117/bjdv7n11-393
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40011
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40011/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 107345-107351
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 107345-107351
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 107345-107351
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645568110493696