Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n10-266 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18177 |
Resumo: | No Brasil, a enfermagem é exercida por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, categorias profissionais que diferem no que diz respeito às atribuições e ao nível de escolaridade. Isso possibilita aos profissionais de enfermagem de nível médio, ou seja, os técnicos e auxiliares de enfermagem, a oportunidade de dar prosseguimento em sua formação por meio do ensino universitário. Tem sido descrito que estudantes de graduação em enfermagem sem atuação prévia na área podem realizar a escolha da profissão de maneira pouco reflexiva, ao contrário daqueles que já atuam como profissionais de enfermagem de nível médio. Buscou-se neste estudo, apreender o motivo da escolha dos técnicos de enfermagem pelo ensino superior na área. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em uma universidade pública, com a participação de oito estudantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e para organização e análise dos dados, utilizou-se análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 2.487.606 e CAAE nº 80836117.6.0000.5142). Apreendeu-se que a escolha pela profissão tem relação com a percepção de uma oportunidade, sendo o curso superior, uma continuidade desta escolha. Inseridos no curso de graduação em enfermagem, os acadêmicos elaboram perspectivas futuras, que incluem atuação como enfermeiros e realização de pós-graduação. Conclui-se que no cenário de expansão do ensino superior, a escolha pela continuidade da formação em enfermagem parece não se dar necessariamente porque os profissionais elaboram um projeto de carreira, mas também, para aproveitar a oportunidade de ingresso no ensino superior. |
id |
VERACRUZ-0_25ba324a0364252cad739fbd9c5e4526 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18177 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectivesEnfermagemEscolha da ProfissãoMobilidade OcupacionalBacharelado em EnfermagemEducação Técnica em Enfermagem.No Brasil, a enfermagem é exercida por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, categorias profissionais que diferem no que diz respeito às atribuições e ao nível de escolaridade. Isso possibilita aos profissionais de enfermagem de nível médio, ou seja, os técnicos e auxiliares de enfermagem, a oportunidade de dar prosseguimento em sua formação por meio do ensino universitário. Tem sido descrito que estudantes de graduação em enfermagem sem atuação prévia na área podem realizar a escolha da profissão de maneira pouco reflexiva, ao contrário daqueles que já atuam como profissionais de enfermagem de nível médio. Buscou-se neste estudo, apreender o motivo da escolha dos técnicos de enfermagem pelo ensino superior na área. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em uma universidade pública, com a participação de oito estudantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e para organização e análise dos dados, utilizou-se análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 2.487.606 e CAAE nº 80836117.6.0000.5142). Apreendeu-se que a escolha pela profissão tem relação com a percepção de uma oportunidade, sendo o curso superior, uma continuidade desta escolha. Inseridos no curso de graduação em enfermagem, os acadêmicos elaboram perspectivas futuras, que incluem atuação como enfermeiros e realização de pós-graduação. Conclui-se que no cenário de expansão do ensino superior, a escolha pela continuidade da formação em enfermagem parece não se dar necessariamente porque os profissionais elaboram um projeto de carreira, mas também, para aproveitar a oportunidade de ingresso no ensino superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1817710.34117/bjdv6n10-266Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77704-77719Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77704-77719Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77704-777192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18177/14685Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Melissa LúciaAssunção, Munyra Rocha SilvaResck, Zélia Marilda RodriguesLima, Rogério SilvaSanches, Roberta Seron2021-02-04T12:50:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18177Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:25.440636Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives |
title |
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives |
spellingShingle |
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives Melo, Melissa Lúcia Enfermagem Escolha da Profissão Mobilidade Ocupacional Bacharelado em Enfermagem Educação Técnica em Enfermagem. Melo, Melissa Lúcia Enfermagem Escolha da Profissão Mobilidade Ocupacional Bacharelado em Enfermagem Educação Técnica em Enfermagem. |
title_short |
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives |
title_full |
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives |
title_fullStr |
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives |
title_full_unstemmed |
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives |
title_sort |
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives |
author |
Melo, Melissa Lúcia |
author_facet |
Melo, Melissa Lúcia Melo, Melissa Lúcia Assunção, Munyra Rocha Silva Resck, Zélia Marilda Rodrigues Lima, Rogério Silva Sanches, Roberta Seron Assunção, Munyra Rocha Silva Resck, Zélia Marilda Rodrigues Lima, Rogério Silva Sanches, Roberta Seron |
author_role |
author |
author2 |
Assunção, Munyra Rocha Silva Resck, Zélia Marilda Rodrigues Lima, Rogério Silva Sanches, Roberta Seron |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Melissa Lúcia Assunção, Munyra Rocha Silva Resck, Zélia Marilda Rodrigues Lima, Rogério Silva Sanches, Roberta Seron |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Escolha da Profissão Mobilidade Ocupacional Bacharelado em Enfermagem Educação Técnica em Enfermagem. |
topic |
Enfermagem Escolha da Profissão Mobilidade Ocupacional Bacharelado em Enfermagem Educação Técnica em Enfermagem. |
description |
No Brasil, a enfermagem é exercida por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, categorias profissionais que diferem no que diz respeito às atribuições e ao nível de escolaridade. Isso possibilita aos profissionais de enfermagem de nível médio, ou seja, os técnicos e auxiliares de enfermagem, a oportunidade de dar prosseguimento em sua formação por meio do ensino universitário. Tem sido descrito que estudantes de graduação em enfermagem sem atuação prévia na área podem realizar a escolha da profissão de maneira pouco reflexiva, ao contrário daqueles que já atuam como profissionais de enfermagem de nível médio. Buscou-se neste estudo, apreender o motivo da escolha dos técnicos de enfermagem pelo ensino superior na área. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em uma universidade pública, com a participação de oito estudantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e para organização e análise dos dados, utilizou-se análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 2.487.606 e CAAE nº 80836117.6.0000.5142). Apreendeu-se que a escolha pela profissão tem relação com a percepção de uma oportunidade, sendo o curso superior, uma continuidade desta escolha. Inseridos no curso de graduação em enfermagem, os acadêmicos elaboram perspectivas futuras, que incluem atuação como enfermeiros e realização de pós-graduação. Conclui-se que no cenário de expansão do ensino superior, a escolha pela continuidade da formação em enfermagem parece não se dar necessariamente porque os profissionais elaboram um projeto de carreira, mas também, para aproveitar a oportunidade de ingresso no ensino superior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18177 10.34117/bjdv6n10-266 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18177 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18177/14685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77704-77719 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77704-77719 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77704-77719 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183758314340352 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-266 |