Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Melissa Lúcia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Assunção, Munyra Rocha Silva, Resck, Zélia Marilda Rodrigues, Lima, Rogério Silva, Sanches, Roberta Seron
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n10-266
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18177
Resumo: No Brasil, a enfermagem é exercida por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, categorias profissionais que diferem no que diz respeito às atribuições e ao nível de escolaridade. Isso possibilita aos profissionais de enfermagem de nível médio, ou seja, os técnicos e auxiliares de enfermagem, a oportunidade de dar prosseguimento em sua formação por meio do ensino universitário. Tem sido descrito que estudantes de graduação em enfermagem sem atuação prévia na área podem realizar a escolha da profissão de maneira pouco reflexiva, ao contrário daqueles que já atuam como profissionais de enfermagem de nível médio. Buscou-se neste estudo, apreender o motivo da escolha dos técnicos de enfermagem pelo ensino superior na área. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em uma universidade pública, com a participação de oito estudantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e para organização e análise dos dados, utilizou-se análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 2.487.606 e CAAE nº 80836117.6.0000.5142). Apreendeu-se que a escolha pela profissão tem relação com a percepção de uma oportunidade, sendo o curso superior, uma continuidade desta escolha. Inseridos no curso de graduação em enfermagem, os acadêmicos elaboram perspectivas futuras, que incluem atuação como enfermeiros e realização de pós-graduação. Conclui-se que no cenário de expansão do ensino superior, a escolha pela continuidade da formação em enfermagem parece não se dar necessariamente porque os profissionais elaboram um projeto de carreira, mas também, para aproveitar a oportunidade de ingresso no ensino superior.
id VERACRUZ-0_25ba324a0364252cad739fbd9c5e4526
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18177
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectivesEnfermagemEscolha da ProfissãoMobilidade OcupacionalBacharelado em EnfermagemEducação Técnica em Enfermagem.No Brasil, a enfermagem é exercida por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, categorias profissionais que diferem no que diz respeito às atribuições e ao nível de escolaridade. Isso possibilita aos profissionais de enfermagem de nível médio, ou seja, os técnicos e auxiliares de enfermagem, a oportunidade de dar prosseguimento em sua formação por meio do ensino universitário. Tem sido descrito que estudantes de graduação em enfermagem sem atuação prévia na área podem realizar a escolha da profissão de maneira pouco reflexiva, ao contrário daqueles que já atuam como profissionais de enfermagem de nível médio. Buscou-se neste estudo, apreender o motivo da escolha dos técnicos de enfermagem pelo ensino superior na área. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em uma universidade pública, com a participação de oito estudantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e para organização e análise dos dados, utilizou-se análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 2.487.606 e CAAE nº 80836117.6.0000.5142). Apreendeu-se que a escolha pela profissão tem relação com a percepção de uma oportunidade, sendo o curso superior, uma continuidade desta escolha. Inseridos no curso de graduação em enfermagem, os acadêmicos elaboram perspectivas futuras, que incluem atuação como enfermeiros e realização de pós-graduação. Conclui-se que no cenário de expansão do ensino superior, a escolha pela continuidade da formação em enfermagem parece não se dar necessariamente porque os profissionais elaboram um projeto de carreira, mas também, para aproveitar a oportunidade de ingresso no ensino superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1817710.34117/bjdv6n10-266Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77704-77719Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77704-77719Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77704-777192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18177/14685Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Melissa LúciaAssunção, Munyra Rocha SilvaResck, Zélia Marilda RodriguesLima, Rogério SilvaSanches, Roberta Seron2021-02-04T12:50:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18177Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:25.440636Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
title Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
spellingShingle Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
Melo, Melissa Lúcia
Enfermagem
Escolha da Profissão
Mobilidade Ocupacional
Bacharelado em Enfermagem
Educação Técnica em Enfermagem.
Melo, Melissa Lúcia
Enfermagem
Escolha da Profissão
Mobilidade Ocupacional
Bacharelado em Enfermagem
Educação Técnica em Enfermagem.
title_short Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
title_full Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
title_fullStr Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
title_full_unstemmed Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
title_sort Escolha dos técnicos de enfermagem pelo curso de graduação na área: motivos e perspectivas/ Choice of nursing technicians by the undergraduate course in the area: reasons and perspectives
author Melo, Melissa Lúcia
author_facet Melo, Melissa Lúcia
Melo, Melissa Lúcia
Assunção, Munyra Rocha Silva
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Lima, Rogério Silva
Sanches, Roberta Seron
Assunção, Munyra Rocha Silva
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Lima, Rogério Silva
Sanches, Roberta Seron
author_role author
author2 Assunção, Munyra Rocha Silva
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Lima, Rogério Silva
Sanches, Roberta Seron
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Melissa Lúcia
Assunção, Munyra Rocha Silva
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Lima, Rogério Silva
Sanches, Roberta Seron
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Escolha da Profissão
Mobilidade Ocupacional
Bacharelado em Enfermagem
Educação Técnica em Enfermagem.
topic Enfermagem
Escolha da Profissão
Mobilidade Ocupacional
Bacharelado em Enfermagem
Educação Técnica em Enfermagem.
description No Brasil, a enfermagem é exercida por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, categorias profissionais que diferem no que diz respeito às atribuições e ao nível de escolaridade. Isso possibilita aos profissionais de enfermagem de nível médio, ou seja, os técnicos e auxiliares de enfermagem, a oportunidade de dar prosseguimento em sua formação por meio do ensino universitário. Tem sido descrito que estudantes de graduação em enfermagem sem atuação prévia na área podem realizar a escolha da profissão de maneira pouco reflexiva, ao contrário daqueles que já atuam como profissionais de enfermagem de nível médio. Buscou-se neste estudo, apreender o motivo da escolha dos técnicos de enfermagem pelo ensino superior na área. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em uma universidade pública, com a participação de oito estudantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e para organização e análise dos dados, utilizou-se análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 2.487.606 e CAAE nº 80836117.6.0000.5142). Apreendeu-se que a escolha pela profissão tem relação com a percepção de uma oportunidade, sendo o curso superior, uma continuidade desta escolha. Inseridos no curso de graduação em enfermagem, os acadêmicos elaboram perspectivas futuras, que incluem atuação como enfermeiros e realização de pós-graduação. Conclui-se que no cenário de expansão do ensino superior, a escolha pela continuidade da formação em enfermagem parece não se dar necessariamente porque os profissionais elaboram um projeto de carreira, mas também, para aproveitar a oportunidade de ingresso no ensino superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18177
10.34117/bjdv6n10-266
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18177
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18177/14685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77704-77719
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77704-77719
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77704-77719
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183758314340352
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n10-266