Avaliação da produção de energia de um sistema fotovoltaico instalado na Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis / Evaluation of energy production from a photovoltaic system installed at Mackenzie Presbyterian University – Campus Higienópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cozaciuc, G. T.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Passos, T.M. M, Sampaio, P.F.M., Caly, José Pucci, Rosa, Maria Thereza de Moraes Gomes, Guimarães, Daniela Helena Pelegrine, Gouvêa, Míriam Tvrzská de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n7-186
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32608
Resumo: Embora, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), desde 2016 mais de 40% da energia produzida no Brasil seja de fontes renováveis, e apesar do fluxo de irradiação solar sobre o Brasil ser elevado, menos de 0,04% da energia produzida no Brasil vinha da energia solar em 2016 e atualmente este percentual ainda é baixo, sendo da ordem de 2%. Contribui para isto, não apenas a abundância de recursos hídricos, mas o fato de que a obtenção de energia de placas fotovoltaicas ser  tida como cara e complexa. Visando a melhor compreender as barreiras na implementação de painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica e de modo a promover a ampliação de seu uso, a Universidade Presbiteriana Mackenzie instalou na laje dos prédios 31 e 33 do campus de Higienópolis em São Paulo, 82 módulos de painéis solares do fabricante Canadian Solar, os quais foram instalados em 4 diferentes arranjos, ocupando uma área de 132 m² da laje. Cada arranjo é composto ou de placas de diferentes tipos ou é formado por placas instaladas com diferentes inclinações, ou seja, com diferentes ângulos de azimute. Neste trabalho, comparam-se os dados medidos de produção de energia elétrica durante os meses de setembro a novembro de 2016 com os valores preditos pelo simulador BlueSol 3.0. A irradiação solar sobre a laje também foi medida. A diferença entre os valores simulados e medidos para a produção de energia nos meses de setembro e outubro foi compatível com a diferença de irradiação solar real e considerada pelo software e também com a limpeza da superfície das placas efetuada no mês de outubro. Observou-se uma maior discrepância entre os valores simulados e preditos no mês de novembro, evidenciando de que há outros fatores, como possivelmente a temperatura das placas e hipóteses de modelagem que causam a divergência entre valores simulados e medidos. Contudo, os desvios não foram elevados, sendo da ordem de no máximo 5%. Neste trabalho, usou-se o software para mostrar como a produção de energia elétrica poderia ser aumentada, obtendo-se um aumento de 6% na produção alterando-se apenas o arranjo dos painéis.
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spelling Avaliação da produção de energia de um sistema fotovoltaico instalado na Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis / Evaluation of energy production from a photovoltaic system installed at Mackenzie Presbyterian University – Campus HigienópolisCélulas fotovoltaicassimulaçãomedição da produção de energia.Embora, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), desde 2016 mais de 40% da energia produzida no Brasil seja de fontes renováveis, e apesar do fluxo de irradiação solar sobre o Brasil ser elevado, menos de 0,04% da energia produzida no Brasil vinha da energia solar em 2016 e atualmente este percentual ainda é baixo, sendo da ordem de 2%. Contribui para isto, não apenas a abundância de recursos hídricos, mas o fato de que a obtenção de energia de placas fotovoltaicas ser  tida como cara e complexa. Visando a melhor compreender as barreiras na implementação de painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica e de modo a promover a ampliação de seu uso, a Universidade Presbiteriana Mackenzie instalou na laje dos prédios 31 e 33 do campus de Higienópolis em São Paulo, 82 módulos de painéis solares do fabricante Canadian Solar, os quais foram instalados em 4 diferentes arranjos, ocupando uma área de 132 m² da laje. Cada arranjo é composto ou de placas de diferentes tipos ou é formado por placas instaladas com diferentes inclinações, ou seja, com diferentes ângulos de azimute. Neste trabalho, comparam-se os dados medidos de produção de energia elétrica durante os meses de setembro a novembro de 2016 com os valores preditos pelo simulador BlueSol 3.0. A irradiação solar sobre a laje também foi medida. A diferença entre os valores simulados e medidos para a produção de energia nos meses de setembro e outubro foi compatível com a diferença de irradiação solar real e considerada pelo software e também com a limpeza da superfície das placas efetuada no mês de outubro. Observou-se uma maior discrepância entre os valores simulados e preditos no mês de novembro, evidenciando de que há outros fatores, como possivelmente a temperatura das placas e hipóteses de modelagem que causam a divergência entre valores simulados e medidos. Contudo, os desvios não foram elevados, sendo da ordem de no máximo 5%. Neste trabalho, usou-se o software para mostrar como a produção de energia elétrica poderia ser aumentada, obtendo-se um aumento de 6% na produção alterando-se apenas o arranjo dos painéis.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3260810.34117/bjdv7n7-186Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 68839-68849Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 68839-68849Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 68839-688492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32608/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCozaciuc, G. T.Passos, T.M. MSampaio, P.F.M.Caly, José PucciRosa, Maria Thereza de Moraes GomesGuimarães, Daniela Helena PelegrineGouvêa, Míriam Tvrzská de2021-09-14T13:00:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32608Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:13.529869Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
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