Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31060 |
Resumo: | O presente artigo objetiva refletir sobre a Educação Musical na escola a partir das contribuições da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, por meio de uma revisão sistemática de literatura em bases de dados. Apesar da inquestionável importância das pedagogias musicais atuais para a formação do estudante de música, argumentamos que é preciso refletir sobre algumas lacunas presentes no processo de Educação Musical, especialmente a necessidade de considerar as diferentes formas de aprendizagem do estudante diante da predominante concepção de ensino vertical, que desconsidera os aspectos históricos, sociais, culturais e afetivos. Diante disso, ao conceber a atividade educativa como alicerçada na unidade Educação-Música, a perspectiva epistemológica de Vigotski é um importante aporte teórico para que possamos fomentar uma Educação Musical crítica e inclusiva. |
id |
VERACRUZ-0_25fd954da2a0a8eea259e055d7744712 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31060 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic PsychologyEducação MusicalUnidade Educação-MúsicaDesenvolvimento da MusicalidadeAtividade MusicalPsicologia Sócio-Histórica.O presente artigo objetiva refletir sobre a Educação Musical na escola a partir das contribuições da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, por meio de uma revisão sistemática de literatura em bases de dados. Apesar da inquestionável importância das pedagogias musicais atuais para a formação do estudante de música, argumentamos que é preciso refletir sobre algumas lacunas presentes no processo de Educação Musical, especialmente a necessidade de considerar as diferentes formas de aprendizagem do estudante diante da predominante concepção de ensino vertical, que desconsidera os aspectos históricos, sociais, culturais e afetivos. Diante disso, ao conceber a atividade educativa como alicerçada na unidade Educação-Música, a perspectiva epistemológica de Vigotski é um importante aporte teórico para que possamos fomentar uma Educação Musical crítica e inclusiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3106010.34117/bjdv7n6-200Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 56763-56783Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 56763-56783Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 56763-567832525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31060/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anderson PereiraAlmeida, Rodrigo da SilvaCardoso, Lílian Bárbara CavalcantiLucena, Sidycleide Gomes de SouzaFilho, Valdir Ferreira de LucenaAraújo, Marcia Cristina BuarqueSantos, Francilene de MeloSanto, Gabriela do Espírito2021-09-21T11:05:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31060Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:27.707715Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology |
title |
Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology |
spellingShingle |
Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology Santos, Anderson Pereira Educação Musical Unidade Educação-Música Desenvolvimento da Musicalidade Atividade Musical Psicologia Sócio-Histórica. |
title_short |
Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology |
title_full |
Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology |
title_fullStr |
Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology |
title_full_unstemmed |
Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology |
title_sort |
Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology |
author |
Santos, Anderson Pereira |
author_facet |
Santos, Anderson Pereira Almeida, Rodrigo da Silva Cardoso, Lílian Bárbara Cavalcanti Lucena, Sidycleide Gomes de Souza Filho, Valdir Ferreira de Lucena Araújo, Marcia Cristina Buarque Santos, Francilene de Melo Santo, Gabriela do Espírito |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Rodrigo da Silva Cardoso, Lílian Bárbara Cavalcanti Lucena, Sidycleide Gomes de Souza Filho, Valdir Ferreira de Lucena Araújo, Marcia Cristina Buarque Santos, Francilene de Melo Santo, Gabriela do Espírito |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Anderson Pereira Almeida, Rodrigo da Silva Cardoso, Lílian Bárbara Cavalcanti Lucena, Sidycleide Gomes de Souza Filho, Valdir Ferreira de Lucena Araújo, Marcia Cristina Buarque Santos, Francilene de Melo Santo, Gabriela do Espírito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Unidade Educação-Música Desenvolvimento da Musicalidade Atividade Musical Psicologia Sócio-Histórica. |
topic |
Educação Musical Unidade Educação-Música Desenvolvimento da Musicalidade Atividade Musical Psicologia Sócio-Histórica. |
description |
O presente artigo objetiva refletir sobre a Educação Musical na escola a partir das contribuições da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, por meio de uma revisão sistemática de literatura em bases de dados. Apesar da inquestionável importância das pedagogias musicais atuais para a formação do estudante de música, argumentamos que é preciso refletir sobre algumas lacunas presentes no processo de Educação Musical, especialmente a necessidade de considerar as diferentes formas de aprendizagem do estudante diante da predominante concepção de ensino vertical, que desconsidera os aspectos históricos, sociais, culturais e afetivos. Diante disso, ao conceber a atividade educativa como alicerçada na unidade Educação-Música, a perspectiva epistemológica de Vigotski é um importante aporte teórico para que possamos fomentar uma Educação Musical crítica e inclusiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31060 10.34117/bjdv7n6-200 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31060 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31060/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 56763-56783 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 56763-56783 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 56763-56783 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645536903823360 |