Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anderson Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Rodrigo da Silva, Cardoso, Lílian Bárbara Cavalcanti, Lucena, Sidycleide Gomes de Souza, Filho, Valdir Ferreira de Lucena, Araújo, Marcia Cristina Buarque, Santos, Francilene de Melo, Santo, Gabriela do Espírito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31060
Resumo: O presente artigo objetiva refletir sobre a Educação Musical na escola a partir das contribuições da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, por meio de uma revisão sistemática de literatura em bases de dados. Apesar da inquestionável importância das pedagogias musicais atuais para a formação do estudante de música, argumentamos que é preciso refletir sobre algumas lacunas presentes no processo de Educação Musical, especialmente a necessidade de considerar as diferentes formas de aprendizagem do estudante diante da predominante concepção de ensino vertical, que desconsidera os aspectos históricos, sociais, culturais e afetivos. Diante disso, ao conceber a atividade educativa como alicerçada na unidade Educação-Música, a perspectiva epistemológica de Vigotski é um importante aporte teórico para que possamos fomentar uma Educação Musical crítica e inclusiva.
id VERACRUZ-0_25fd954da2a0a8eea259e055d7744712
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31060
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic PsychologyEducação MusicalUnidade Educação-MúsicaDesenvolvimento da MusicalidadeAtividade MusicalPsicologia Sócio-Histórica.O presente artigo objetiva refletir sobre a Educação Musical na escola a partir das contribuições da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, por meio de uma revisão sistemática de literatura em bases de dados. Apesar da inquestionável importância das pedagogias musicais atuais para a formação do estudante de música, argumentamos que é preciso refletir sobre algumas lacunas presentes no processo de Educação Musical, especialmente a necessidade de considerar as diferentes formas de aprendizagem do estudante diante da predominante concepção de ensino vertical, que desconsidera os aspectos históricos, sociais, culturais e afetivos. Diante disso, ao conceber a atividade educativa como alicerçada na unidade Educação-Música, a perspectiva epistemológica de Vigotski é um importante aporte teórico para que possamos fomentar uma Educação Musical crítica e inclusiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3106010.34117/bjdv7n6-200Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 56763-56783Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 56763-56783Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 56763-567832525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31060/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anderson PereiraAlmeida, Rodrigo da SilvaCardoso, Lílian Bárbara CavalcantiLucena, Sidycleide Gomes de SouzaFilho, Valdir Ferreira de LucenaAraújo, Marcia Cristina BuarqueSantos, Francilene de MeloSanto, Gabriela do Espírito2021-09-21T11:05:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31060Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:27.707715Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology
title Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology
spellingShingle Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology
Santos, Anderson Pereira
Educação Musical
Unidade Educação-Música
Desenvolvimento da Musicalidade
Atividade Musical
Psicologia Sócio-Histórica.
title_short Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology
title_full Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology
title_fullStr Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology
title_full_unstemmed Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology
title_sort Repensando a educação musical na escola: contribuições da psicologia Sócio-Histórica de Vigotski / Rethinking musical education at school: contributions from Vigotski's Socio-Historic Psychology
author Santos, Anderson Pereira
author_facet Santos, Anderson Pereira
Almeida, Rodrigo da Silva
Cardoso, Lílian Bárbara Cavalcanti
Lucena, Sidycleide Gomes de Souza
Filho, Valdir Ferreira de Lucena
Araújo, Marcia Cristina Buarque
Santos, Francilene de Melo
Santo, Gabriela do Espírito
author_role author
author2 Almeida, Rodrigo da Silva
Cardoso, Lílian Bárbara Cavalcanti
Lucena, Sidycleide Gomes de Souza
Filho, Valdir Ferreira de Lucena
Araújo, Marcia Cristina Buarque
Santos, Francilene de Melo
Santo, Gabriela do Espírito
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anderson Pereira
Almeida, Rodrigo da Silva
Cardoso, Lílian Bárbara Cavalcanti
Lucena, Sidycleide Gomes de Souza
Filho, Valdir Ferreira de Lucena
Araújo, Marcia Cristina Buarque
Santos, Francilene de Melo
Santo, Gabriela do Espírito
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Unidade Educação-Música
Desenvolvimento da Musicalidade
Atividade Musical
Psicologia Sócio-Histórica.
topic Educação Musical
Unidade Educação-Música
Desenvolvimento da Musicalidade
Atividade Musical
Psicologia Sócio-Histórica.
description O presente artigo objetiva refletir sobre a Educação Musical na escola a partir das contribuições da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, por meio de uma revisão sistemática de literatura em bases de dados. Apesar da inquestionável importância das pedagogias musicais atuais para a formação do estudante de música, argumentamos que é preciso refletir sobre algumas lacunas presentes no processo de Educação Musical, especialmente a necessidade de considerar as diferentes formas de aprendizagem do estudante diante da predominante concepção de ensino vertical, que desconsidera os aspectos históricos, sociais, culturais e afetivos. Diante disso, ao conceber a atividade educativa como alicerçada na unidade Educação-Música, a perspectiva epistemológica de Vigotski é um importante aporte teórico para que possamos fomentar uma Educação Musical crítica e inclusiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31060
10.34117/bjdv7n6-200
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31060
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31060/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 56763-56783
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 56763-56783
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 56763-56783
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645536903823360