O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coêlho Costa, Rosangela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Lira, Ana Paula Bacelar, Vieira Rocha, Luís Félix de Barros, Marques, Walter Rodrigues, Cruz Nunes, Antonio de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n9-480
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17016
Resumo: A pesquisa trata sobre o uso do projeto de trabalho na perspectiva das relações étnicas e raciais no contexto escolar. Neste sentido, utilizou-se o reggae, um gênero musical que se inseriu na cultura afro-maranhense desde o final dos anos de 1970. O estudo através do referido gênero musical buscou suscitar e propor um trabalho de valorização da identidade da população negra para a escola pesquisada, a qual foi uma escola municipal da periferia de São Luís/Maranhão. A investigação foi realizada bibliográfico e empiricamente. Esta última utilizou uma entrevista estruturada para os sujeitos selecionados. A pesquisa concluiu que a escola pesquisada possui uma predisposição em atender projetos sobre a população afro-brasileira, todavia, ainda precisa realizar projetos de trabalhos mais pontuais na consecução desses objetivos.
id VERACRUZ-0_29234cdcfc8ed4cd0cd38b3dfaad03ad
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17016
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relationsReggae. Escola. Afro-Maranhensidade. Projeto de Trabalho.A pesquisa trata sobre o uso do projeto de trabalho na perspectiva das relações étnicas e raciais no contexto escolar. Neste sentido, utilizou-se o reggae, um gênero musical que se inseriu na cultura afro-maranhense desde o final dos anos de 1970. O estudo através do referido gênero musical buscou suscitar e propor um trabalho de valorização da identidade da população negra para a escola pesquisada, a qual foi uma escola municipal da periferia de São Luís/Maranhão. A investigação foi realizada bibliográfico e empiricamente. Esta última utilizou uma entrevista estruturada para os sujeitos selecionados. A pesquisa concluiu que a escola pesquisada possui uma predisposição em atender projetos sobre a população afro-brasileira, todavia, ainda precisa realizar projetos de trabalhos mais pontuais na consecução desses objetivos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1701610.34117/bjdv6n9-480Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70411-70428Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70411-70428Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70411-704282525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17016/13843Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoêlho Costa, Rosangelade Lira, Ana Paula BacelarVieira Rocha, Luís Félix de BarrosMarques, Walter RodriguesCruz Nunes, Antonio de Assis2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17016Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:51.627481Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations
title O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations
spellingShingle O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations
O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations
Coêlho Costa, Rosangela
Reggae. Escola. Afro-Maranhensidade. Projeto de Trabalho.
Coêlho Costa, Rosangela
Reggae. Escola. Afro-Maranhensidade. Projeto de Trabalho.
title_short O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations
title_full O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations
title_fullStr O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations
O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations
title_full_unstemmed O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations
O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations
title_sort O reggae como tema gerador de projeto de trabalho: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos – raciais / Reggae as a work project generating theme: a pedagogical proposal in the context of ethnic-racial relations
author Coêlho Costa, Rosangela
author_facet Coêlho Costa, Rosangela
Coêlho Costa, Rosangela
de Lira, Ana Paula Bacelar
Vieira Rocha, Luís Félix de Barros
Marques, Walter Rodrigues
Cruz Nunes, Antonio de Assis
de Lira, Ana Paula Bacelar
Vieira Rocha, Luís Félix de Barros
Marques, Walter Rodrigues
Cruz Nunes, Antonio de Assis
author_role author
author2 de Lira, Ana Paula Bacelar
Vieira Rocha, Luís Félix de Barros
Marques, Walter Rodrigues
Cruz Nunes, Antonio de Assis
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coêlho Costa, Rosangela
de Lira, Ana Paula Bacelar
Vieira Rocha, Luís Félix de Barros
Marques, Walter Rodrigues
Cruz Nunes, Antonio de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Reggae. Escola. Afro-Maranhensidade. Projeto de Trabalho.
topic Reggae. Escola. Afro-Maranhensidade. Projeto de Trabalho.
description A pesquisa trata sobre o uso do projeto de trabalho na perspectiva das relações étnicas e raciais no contexto escolar. Neste sentido, utilizou-se o reggae, um gênero musical que se inseriu na cultura afro-maranhense desde o final dos anos de 1970. O estudo através do referido gênero musical buscou suscitar e propor um trabalho de valorização da identidade da população negra para a escola pesquisada, a qual foi uma escola municipal da periferia de São Luís/Maranhão. A investigação foi realizada bibliográfico e empiricamente. Esta última utilizou uma entrevista estruturada para os sujeitos selecionados. A pesquisa concluiu que a escola pesquisada possui uma predisposição em atender projetos sobre a população afro-brasileira, todavia, ainda precisa realizar projetos de trabalhos mais pontuais na consecução desses objetivos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17016
10.34117/bjdv6n9-480
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17016
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17016/13843
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70411-70428
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70411-70428
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70411-70428
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183757712457728
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n9-480