Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29502 |
Resumo: | O estudo comparativo originou-se de observações dos planejamentos das aulas práticas e das ações de duas professoras no ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas. Os dados foram constituídos de transcrições de vídeos das aulas e de entrevistas com as professoras. A pesquisa abrangeu a dimensão da mediação, para analisar o desenvolvimento das aulas com uma atenção particular as interações entre as professoras e seus alunos. A investigação baseou-se no referencial teórico-metodológico da ‘dupla abordagem didática e ergonômica – dade’. Os resultados colocaram em evidência coerências, regularidades e variações pessoais nas ações para o planejamento das aulas e o ensino dos conteúdos químicos relacionados ao dispositivo experimental pilha eletroquímica. |
id |
VERACRUZ-0_2937ddc0053eb5184cf67c2c5a583871 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29502 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pileatividadeensino de químicapilha eletroquímicaDADE.O estudo comparativo originou-se de observações dos planejamentos das aulas práticas e das ações de duas professoras no ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas. Os dados foram constituídos de transcrições de vídeos das aulas e de entrevistas com as professoras. A pesquisa abrangeu a dimensão da mediação, para analisar o desenvolvimento das aulas com uma atenção particular as interações entre as professoras e seus alunos. A investigação baseou-se no referencial teórico-metodológico da ‘dupla abordagem didática e ergonômica – dade’. Os resultados colocaram em evidência coerências, regularidades e variações pessoais nas ações para o planejamento das aulas e o ensino dos conteúdos químicos relacionados ao dispositivo experimental pilha eletroquímica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2950210.34117/bjdv7n5-172Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46270-46282Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46270-46282Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46270-462822525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29502/23269Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarroso, Marcia TeixeiraKermen, Isabelle2022-02-25T21:44:52Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29502Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:42.733872Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile |
title |
Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile |
spellingShingle |
Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile Barroso, Marcia Teixeira atividade ensino de química pilha eletroquímica DADE. |
title_short |
Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile |
title_full |
Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile |
title_fullStr |
Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile |
title_full_unstemmed |
Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile |
title_sort |
Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile |
author |
Barroso, Marcia Teixeira |
author_facet |
Barroso, Marcia Teixeira Kermen, Isabelle |
author_role |
author |
author2 |
Kermen, Isabelle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Marcia Teixeira Kermen, Isabelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atividade ensino de química pilha eletroquímica DADE. |
topic |
atividade ensino de química pilha eletroquímica DADE. |
description |
O estudo comparativo originou-se de observações dos planejamentos das aulas práticas e das ações de duas professoras no ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas. Os dados foram constituídos de transcrições de vídeos das aulas e de entrevistas com as professoras. A pesquisa abrangeu a dimensão da mediação, para analisar o desenvolvimento das aulas com uma atenção particular as interações entre as professoras e seus alunos. A investigação baseou-se no referencial teórico-metodológico da ‘dupla abordagem didática e ergonômica – dade’. Os resultados colocaram em evidência coerências, regularidades e variações pessoais nas ações para o planejamento das aulas e o ensino dos conteúdos químicos relacionados ao dispositivo experimental pilha eletroquímica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29502 10.34117/bjdv7n5-172 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29502 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n5-172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29502/23269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46270-46282 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46270-46282 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46270-46282 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645530297794560 |