Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Marcia Teixeira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kermen, Isabelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29502
Resumo: O estudo comparativo originou-se de observações dos planejamentos das aulas práticas e das ações de duas professoras no ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas. Os dados foram constituídos de transcrições de vídeos das aulas e de entrevistas com as professoras. A pesquisa abrangeu a dimensão da mediação, para analisar o desenvolvimento das aulas com uma atenção particular as interações entre as professoras e seus alunos. A investigação baseou-se no referencial teórico-metodológico da ‘dupla abordagem didática e ergonômica – dade’. Os resultados colocaram em evidência coerências, regularidades e variações pessoais nas ações para o planejamento das aulas e o ensino dos conteúdos químicos relacionados ao dispositivo experimental pilha eletroquímica.
id VERACRUZ-0_2937ddc0053eb5184cf67c2c5a583871
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29502
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pileatividadeensino de químicapilha eletroquímicaDADE.O estudo comparativo originou-se de observações dos planejamentos das aulas práticas e das ações de duas professoras no ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas. Os dados foram constituídos de transcrições de vídeos das aulas e de entrevistas com as professoras. A pesquisa abrangeu a dimensão da mediação, para analisar o desenvolvimento das aulas com uma atenção particular as interações entre as professoras e seus alunos. A investigação baseou-se no referencial teórico-metodológico da ‘dupla abordagem didática e ergonômica – dade’. Os resultados colocaram em evidência coerências, regularidades e variações pessoais nas ações para o planejamento das aulas e o ensino dos conteúdos químicos relacionados ao dispositivo experimental pilha eletroquímica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2950210.34117/bjdv7n5-172Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46270-46282Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46270-46282Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46270-462822525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29502/23269Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarroso, Marcia TeixeiraKermen, Isabelle2022-02-25T21:44:52Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29502Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:42.733872Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile
title Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile
spellingShingle Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile
Barroso, Marcia Teixeira
atividade
ensino de química
pilha eletroquímica
DADE.
title_short Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile
title_full Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile
title_fullStr Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile
title_full_unstemmed Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile
title_sort Comparações das ações de duas professoras durante o ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas / Comparisons of the actions of two teachers during the teaching of the operation of electrochemistry pile
author Barroso, Marcia Teixeira
author_facet Barroso, Marcia Teixeira
Kermen, Isabelle
author_role author
author2 Kermen, Isabelle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Marcia Teixeira
Kermen, Isabelle
dc.subject.por.fl_str_mv atividade
ensino de química
pilha eletroquímica
DADE.
topic atividade
ensino de química
pilha eletroquímica
DADE.
description O estudo comparativo originou-se de observações dos planejamentos das aulas práticas e das ações de duas professoras no ensino do funcionamento de pilhas eletroquímicas. Os dados foram constituídos de transcrições de vídeos das aulas e de entrevistas com as professoras. A pesquisa abrangeu a dimensão da mediação, para analisar o desenvolvimento das aulas com uma atenção particular as interações entre as professoras e seus alunos. A investigação baseou-se no referencial teórico-metodológico da ‘dupla abordagem didática e ergonômica – dade’. Os resultados colocaram em evidência coerências, regularidades e variações pessoais nas ações para o planejamento das aulas e o ensino dos conteúdos químicos relacionados ao dispositivo experimental pilha eletroquímica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29502
10.34117/bjdv7n5-172
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29502
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n5-172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29502/23269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46270-46282
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46270-46282
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46270-46282
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645530297794560