Análise da transformada de Hough por partes e interpolação B-spline para detecção de faixa de rodagem. / Analysis of piecewise hough Transform and B-spline interpolation for lane detection
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27339 |
Resumo: | Este artigo especifica uma metodologia para identificar a faixa de rodagem em rodovia utilizando visão computacional e técnicas de processamento de imagens tais como filtro de Canny e transformada de Hough. Para possibilitar a detecção da faixa de rodagem em curva, a imagem é fatiada para possibilitar a aplicação da transformada de Hough para linhas retas, uma vez que pequenos segmentos de curva podem ser aproximados por linhas retas. Em seguida a curvatura da faixa de rodagem é aproximada através de uma interpolação B-spline que usa como entrada pontos extremos das retas detectadas pela transformada de Hough em cada fatia. A metodologia desenvolvida detectou faixas de rodagem em rodovias em diferentes situações, porém, os resultados dos testes realizados se mostraram bastante influenciados pelo estado de conservação da pista. |
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Análise da transformada de Hough por partes e interpolação B-spline para detecção de faixa de rodagem. / Analysis of piecewise hough Transform and B-spline interpolation for lane detectionDetecção de Faixas de RodagemTransformada de HoughSplineB-spline.Este artigo especifica uma metodologia para identificar a faixa de rodagem em rodovia utilizando visão computacional e técnicas de processamento de imagens tais como filtro de Canny e transformada de Hough. Para possibilitar a detecção da faixa de rodagem em curva, a imagem é fatiada para possibilitar a aplicação da transformada de Hough para linhas retas, uma vez que pequenos segmentos de curva podem ser aproximados por linhas retas. Em seguida a curvatura da faixa de rodagem é aproximada através de uma interpolação B-spline que usa como entrada pontos extremos das retas detectadas pela transformada de Hough em cada fatia. A metodologia desenvolvida detectou faixas de rodagem em rodovias em diferentes situações, porém, os resultados dos testes realizados se mostraram bastante influenciados pelo estado de conservação da pista.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2733910.34117/bjdv7n3-801Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 32522-32542Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 32522-32542Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 32522-325422525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27339/21640Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Tércio Alberto dos SantosSilva, Sérgio Francisco daGuimarães, Núbia Rosa da SilvaJúnior, Antônio Carlos de OliveiraSantos, Carlos Eduardo da SilvaRabelo, Marcos Napoleão2022-03-29T12:16:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27339Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:43.622806Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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