Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4396 |
Resumo: | O Aleitamento Materno (AM) é o melhor método de alimentação nos primeiros meses de vida, corroborando para a redução da mortalidade neonatal por infecções e do risco de obesidade na vida adulta, além de trazer benefícios para a saúde materna. Apesar da implementação de estratégias que incentivam o AM no Brasil, os índices do país ainda estão distantes do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fazendo-se necessária a busca por novas medidas de promoção de saúde. Nesse contexto, este trabalho objetiva descrever o conhecimento e os significados da amamentação entre adolescentes do 2º ano do ensino médio. Foi feito um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, avaliando o conhecimento, percepções e sentimentos sobre amamentação de 84 alunos de escolas públicas e privadas de Anápolis - Goiás. A maioria dos estudantes apresentou atitudes positivas em relação ao AM, apesar de apenas 36,9% terem assinalado que querem que seu filho seja amamentado. De forma geral, exibiram bom conhecimento sobre o tema, que, no entanto, carece de informações e é pautado em crenças populares. Dessa forma, faz-se necessária uma abordagem do tema amamentação precocemente, visando aumentar o conhecimento dos adolescentes sobre o assunto, uma vez que a decisão de amamentar é tomada muito antes de se ter filhos. |
id |
VERACRUZ-0_2a388a93d349b94677b0beb55769a33f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4396 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school studentsAleitamento materno. Educação em saúde. Saúde da criança. Medicina do adolescente.O Aleitamento Materno (AM) é o melhor método de alimentação nos primeiros meses de vida, corroborando para a redução da mortalidade neonatal por infecções e do risco de obesidade na vida adulta, além de trazer benefícios para a saúde materna. Apesar da implementação de estratégias que incentivam o AM no Brasil, os índices do país ainda estão distantes do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fazendo-se necessária a busca por novas medidas de promoção de saúde. Nesse contexto, este trabalho objetiva descrever o conhecimento e os significados da amamentação entre adolescentes do 2º ano do ensino médio. Foi feito um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, avaliando o conhecimento, percepções e sentimentos sobre amamentação de 84 alunos de escolas públicas e privadas de Anápolis - Goiás. A maioria dos estudantes apresentou atitudes positivas em relação ao AM, apesar de apenas 36,9% terem assinalado que querem que seu filho seja amamentado. De forma geral, exibiram bom conhecimento sobre o tema, que, no entanto, carece de informações e é pautado em crenças populares. Dessa forma, faz-se necessária uma abordagem do tema amamentação precocemente, visando aumentar o conhecimento dos adolescentes sobre o assunto, uma vez que a decisão de amamentar é tomada muito antes de se ter filhos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/439610.34117/bjdv5n11-071Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23666-23684Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23666-23684Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23666-236842525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4396/4126Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Rhaissa Rosa de JesusCarvalho, Luiza Helena Bauermann GubertPereira, Ana Beatriz SabinoDuarte, Luis Felipe de AbreuSilva, Geovana CabralSilveira, Marluce Martins Machado da2021-02-15T12:36:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4396Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:47.263001Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students |
title |
Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students |
spellingShingle |
Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students Cardoso, Rhaissa Rosa de Jesus Aleitamento materno. Educação em saúde. Saúde da criança. Medicina do adolescente. |
title_short |
Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students |
title_full |
Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students |
title_fullStr |
Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students |
title_full_unstemmed |
Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students |
title_sort |
Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students |
author |
Cardoso, Rhaissa Rosa de Jesus |
author_facet |
Cardoso, Rhaissa Rosa de Jesus Carvalho, Luiza Helena Bauermann Gubert Pereira, Ana Beatriz Sabino Duarte, Luis Felipe de Abreu Silva, Geovana Cabral Silveira, Marluce Martins Machado da |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Luiza Helena Bauermann Gubert Pereira, Ana Beatriz Sabino Duarte, Luis Felipe de Abreu Silva, Geovana Cabral Silveira, Marluce Martins Machado da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Rhaissa Rosa de Jesus Carvalho, Luiza Helena Bauermann Gubert Pereira, Ana Beatriz Sabino Duarte, Luis Felipe de Abreu Silva, Geovana Cabral Silveira, Marluce Martins Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aleitamento materno. Educação em saúde. Saúde da criança. Medicina do adolescente. |
topic |
Aleitamento materno. Educação em saúde. Saúde da criança. Medicina do adolescente. |
description |
O Aleitamento Materno (AM) é o melhor método de alimentação nos primeiros meses de vida, corroborando para a redução da mortalidade neonatal por infecções e do risco de obesidade na vida adulta, além de trazer benefícios para a saúde materna. Apesar da implementação de estratégias que incentivam o AM no Brasil, os índices do país ainda estão distantes do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fazendo-se necessária a busca por novas medidas de promoção de saúde. Nesse contexto, este trabalho objetiva descrever o conhecimento e os significados da amamentação entre adolescentes do 2º ano do ensino médio. Foi feito um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, avaliando o conhecimento, percepções e sentimentos sobre amamentação de 84 alunos de escolas públicas e privadas de Anápolis - Goiás. A maioria dos estudantes apresentou atitudes positivas em relação ao AM, apesar de apenas 36,9% terem assinalado que querem que seu filho seja amamentado. De forma geral, exibiram bom conhecimento sobre o tema, que, no entanto, carece de informações e é pautado em crenças populares. Dessa forma, faz-se necessária uma abordagem do tema amamentação precocemente, visando aumentar o conhecimento dos adolescentes sobre o assunto, uma vez que a decisão de amamentar é tomada muito antes de se ter filhos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4396 10.34117/bjdv5n11-071 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4396 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4396/4126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23666-23684 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23666-23684 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23666-23684 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645428923564032 |