Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rhaissa Rosa de Jesus
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Luiza Helena Bauermann Gubert, Pereira, Ana Beatriz Sabino, Duarte, Luis Felipe de Abreu, Silva, Geovana Cabral, Silveira, Marluce Martins Machado da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4396
Resumo: O Aleitamento Materno (AM) é o melhor método de alimentação nos primeiros meses de vida, corroborando para a redução da mortalidade neonatal por infecções e do risco de obesidade na vida adulta, além de trazer benefícios para a saúde materna. Apesar da implementação de estratégias que incentivam o AM no Brasil, os índices do país ainda estão distantes do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fazendo-se necessária a busca por novas medidas de promoção de saúde. Nesse contexto, este trabalho objetiva descrever o conhecimento e os significados da amamentação entre adolescentes do 2º ano do ensino médio. Foi feito um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, avaliando o conhecimento, percepções e sentimentos sobre amamentação de 84 alunos de escolas públicas e privadas de Anápolis - Goiás. A maioria dos estudantes apresentou atitudes positivas em relação ao AM, apesar de apenas 36,9% terem assinalado que querem que seu filho seja amamentado. De forma geral, exibiram bom conhecimento sobre o tema, que, no entanto, carece de informações e é pautado em crenças populares. Dessa forma, faz-se necessária uma abordagem do tema amamentação precocemente, visando aumentar o conhecimento dos adolescentes sobre o assunto, uma vez que a decisão de amamentar é tomada muito antes de se ter filhos.
id VERACRUZ-0_2a388a93d349b94677b0beb55769a33f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4396
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school studentsAleitamento materno. Educação em saúde. Saúde da criança. Medicina do adolescente.O Aleitamento Materno (AM) é o melhor método de alimentação nos primeiros meses de vida, corroborando para a redução da mortalidade neonatal por infecções e do risco de obesidade na vida adulta, além de trazer benefícios para a saúde materna. Apesar da implementação de estratégias que incentivam o AM no Brasil, os índices do país ainda estão distantes do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fazendo-se necessária a busca por novas medidas de promoção de saúde. Nesse contexto, este trabalho objetiva descrever o conhecimento e os significados da amamentação entre adolescentes do 2º ano do ensino médio. Foi feito um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, avaliando o conhecimento, percepções e sentimentos sobre amamentação de 84 alunos de escolas públicas e privadas de Anápolis - Goiás. A maioria dos estudantes apresentou atitudes positivas em relação ao AM, apesar de apenas 36,9% terem assinalado que querem que seu filho seja amamentado. De forma geral, exibiram bom conhecimento sobre o tema, que, no entanto, carece de informações e é pautado em crenças populares. Dessa forma, faz-se necessária uma abordagem do tema amamentação precocemente, visando aumentar o conhecimento dos adolescentes sobre o assunto, uma vez que a decisão de amamentar é tomada muito antes de se ter filhos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/439610.34117/bjdv5n11-071Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23666-23684Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23666-23684Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23666-236842525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4396/4126Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Rhaissa Rosa de JesusCarvalho, Luiza Helena Bauermann GubertPereira, Ana Beatriz SabinoDuarte, Luis Felipe de AbreuSilva, Geovana CabralSilveira, Marluce Martins Machado da2021-02-15T12:36:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4396Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:47.263001Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students
title Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students
spellingShingle Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students
Cardoso, Rhaissa Rosa de Jesus
Aleitamento materno. Educação em saúde. Saúde da criança. Medicina do adolescente.
title_short Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students
title_full Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students
title_fullStr Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students
title_full_unstemmed Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students
title_sort Amamentação como tabu: impacto no conhecimento e percepção entre alunos do ensino médio/ Breastfeeding as a taboo: impact in the knowledge and perception between high school students
author Cardoso, Rhaissa Rosa de Jesus
author_facet Cardoso, Rhaissa Rosa de Jesus
Carvalho, Luiza Helena Bauermann Gubert
Pereira, Ana Beatriz Sabino
Duarte, Luis Felipe de Abreu
Silva, Geovana Cabral
Silveira, Marluce Martins Machado da
author_role author
author2 Carvalho, Luiza Helena Bauermann Gubert
Pereira, Ana Beatriz Sabino
Duarte, Luis Felipe de Abreu
Silva, Geovana Cabral
Silveira, Marluce Martins Machado da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Rhaissa Rosa de Jesus
Carvalho, Luiza Helena Bauermann Gubert
Pereira, Ana Beatriz Sabino
Duarte, Luis Felipe de Abreu
Silva, Geovana Cabral
Silveira, Marluce Martins Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento materno. Educação em saúde. Saúde da criança. Medicina do adolescente.
topic Aleitamento materno. Educação em saúde. Saúde da criança. Medicina do adolescente.
description O Aleitamento Materno (AM) é o melhor método de alimentação nos primeiros meses de vida, corroborando para a redução da mortalidade neonatal por infecções e do risco de obesidade na vida adulta, além de trazer benefícios para a saúde materna. Apesar da implementação de estratégias que incentivam o AM no Brasil, os índices do país ainda estão distantes do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fazendo-se necessária a busca por novas medidas de promoção de saúde. Nesse contexto, este trabalho objetiva descrever o conhecimento e os significados da amamentação entre adolescentes do 2º ano do ensino médio. Foi feito um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, avaliando o conhecimento, percepções e sentimentos sobre amamentação de 84 alunos de escolas públicas e privadas de Anápolis - Goiás. A maioria dos estudantes apresentou atitudes positivas em relação ao AM, apesar de apenas 36,9% terem assinalado que querem que seu filho seja amamentado. De forma geral, exibiram bom conhecimento sobre o tema, que, no entanto, carece de informações e é pautado em crenças populares. Dessa forma, faz-se necessária uma abordagem do tema amamentação precocemente, visando aumentar o conhecimento dos adolescentes sobre o assunto, uma vez que a decisão de amamentar é tomada muito antes de se ter filhos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4396
10.34117/bjdv5n11-071
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4396
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4396/4126
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23666-23684
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23666-23684
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23666-23684
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645428923564032