O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv.v7i5.29764 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29764 |
Resumo: | A intenção deste texto é apresentar uma ação voltada para as relações das famílias para com o desenvolvimento infantil de suas crianças, fundamentada na perspectiva do Jogo Simbólico como desenvolvedor dessas relações. Os “Vingadores” foi uma das ações da Caravana da Educação da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed Manaus) que veio ao encontro da garantia do atendimento às crianças pequenas da Rede Municipal, através do contato com as múltiplas linguagens, fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Fundamentada pelos pressupostos o Jogo Simbólico, pelas orientações da Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil de Manaus e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução no 05/2009 CNE/CEB), a ideia foi oportunizar atividades motoras que ampliassem referências imaginárias das crianças, essencial para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da estruturação, da consciência corporal, da noção espaço-temporal na relação consigo, com o outro e com seu meio, sendo o lúdico o principal procedimento metodológico para a Educação Física Infantil na perspectiva do desenvolvimento integral. |
id |
VERACRUZ-0_2bfe60d4e62ad27ab480f2737c60d2f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29764 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of ManausEducaçãoEducação InfantilJogo SimbólicoFamília.A intenção deste texto é apresentar uma ação voltada para as relações das famílias para com o desenvolvimento infantil de suas crianças, fundamentada na perspectiva do Jogo Simbólico como desenvolvedor dessas relações. Os “Vingadores” foi uma das ações da Caravana da Educação da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed Manaus) que veio ao encontro da garantia do atendimento às crianças pequenas da Rede Municipal, através do contato com as múltiplas linguagens, fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Fundamentada pelos pressupostos o Jogo Simbólico, pelas orientações da Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil de Manaus e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução no 05/2009 CNE/CEB), a ideia foi oportunizar atividades motoras que ampliassem referências imaginárias das crianças, essencial para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da estruturação, da consciência corporal, da noção espaço-temporal na relação consigo, com o outro e com seu meio, sendo o lúdico o principal procedimento metodológico para a Educação Física Infantil na perspectiva do desenvolvimento integral.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2976410.34117/bjdv.v7i5.29764Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 48394-48410Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 48394-48410Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 48394-484102525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29764/23487Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomano, Alexandre PintoOliveira, Ana Paula Lima Carvalho deConegundes, Altemar VieiraColares, Elder José FreitasColares, Elder José FreitasFaria, Nátalie CancelliSilva, Renata Santos da2022-02-25T21:44:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29764Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:51.135288Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus |
title |
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus |
spellingShingle |
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus Romano, Alexandre Pinto Educação Educação Infantil Jogo Simbólico Família. Romano, Alexandre Pinto Educação Educação Infantil Jogo Simbólico Família. |
title_short |
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus |
title_full |
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus |
title_fullStr |
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus |
title_full_unstemmed |
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus |
title_sort |
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus |
author |
Romano, Alexandre Pinto |
author_facet |
Romano, Alexandre Pinto Romano, Alexandre Pinto Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de Conegundes, Altemar Vieira Colares, Elder José Freitas Faria, Nátalie Cancelli Silva, Renata Santos da Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de Conegundes, Altemar Vieira Colares, Elder José Freitas Faria, Nátalie Cancelli Silva, Renata Santos da |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de Conegundes, Altemar Vieira Colares, Elder José Freitas Faria, Nátalie Cancelli Silva, Renata Santos da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romano, Alexandre Pinto Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de Conegundes, Altemar Vieira Colares, Elder José Freitas Colares, Elder José Freitas Faria, Nátalie Cancelli Silva, Renata Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Infantil Jogo Simbólico Família. |
topic |
Educação Educação Infantil Jogo Simbólico Família. |
description |
A intenção deste texto é apresentar uma ação voltada para as relações das famílias para com o desenvolvimento infantil de suas crianças, fundamentada na perspectiva do Jogo Simbólico como desenvolvedor dessas relações. Os “Vingadores” foi uma das ações da Caravana da Educação da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed Manaus) que veio ao encontro da garantia do atendimento às crianças pequenas da Rede Municipal, através do contato com as múltiplas linguagens, fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Fundamentada pelos pressupostos o Jogo Simbólico, pelas orientações da Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil de Manaus e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução no 05/2009 CNE/CEB), a ideia foi oportunizar atividades motoras que ampliassem referências imaginárias das crianças, essencial para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da estruturação, da consciência corporal, da noção espaço-temporal na relação consigo, com o outro e com seu meio, sendo o lúdico o principal procedimento metodológico para a Educação Física Infantil na perspectiva do desenvolvimento integral. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29764 10.34117/bjdv.v7i5.29764 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29764 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29764/23487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 48394-48410 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 48394-48410 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 48394-48410 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183814602948608 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29764 |