O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romano, Alexandre Pinto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de, Conegundes, Altemar Vieira, Colares, Elder José Freitas, Faria, Nátalie Cancelli, Silva, Renata Santos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv.v7i5.29764
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29764
Resumo: A intenção deste texto é apresentar uma ação voltada para as relações das famílias para com o desenvolvimento infantil de suas crianças, fundamentada na perspectiva do Jogo Simbólico como desenvolvedor dessas relações. Os “Vingadores” foi uma das ações da Caravana da Educação da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed Manaus) que veio ao encontro da garantia do atendimento às crianças pequenas da Rede Municipal, através do contato com as múltiplas linguagens, fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Fundamentada pelos pressupostos o Jogo Simbólico, pelas orientações da Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil de Manaus e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução no 05/2009 CNE/CEB), a ideia foi oportunizar atividades motoras que ampliassem referências imaginárias das crianças, essencial para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da estruturação, da consciência corporal, da noção espaço-temporal na relação consigo, com o outro e com seu meio, sendo o lúdico o principal procedimento metodológico para a Educação Física Infantil na perspectiva do desenvolvimento integral.
id VERACRUZ-0_2bfe60d4e62ad27ab480f2737c60d2f0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29764
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of ManausEducaçãoEducação InfantilJogo SimbólicoFamília.A intenção deste texto é apresentar uma ação voltada para as relações das famílias para com o desenvolvimento infantil de suas crianças, fundamentada na perspectiva do Jogo Simbólico como desenvolvedor dessas relações. Os “Vingadores” foi uma das ações da Caravana da Educação da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed Manaus) que veio ao encontro da garantia do atendimento às crianças pequenas da Rede Municipal, através do contato com as múltiplas linguagens, fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Fundamentada pelos pressupostos o Jogo Simbólico, pelas orientações da Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil de Manaus e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução no 05/2009 CNE/CEB), a ideia foi oportunizar atividades motoras que ampliassem referências imaginárias das crianças, essencial para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da estruturação, da consciência corporal, da noção espaço-temporal na relação consigo, com o outro e com seu meio, sendo o lúdico o principal procedimento metodológico para a Educação Física Infantil na perspectiva do desenvolvimento integral.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2976410.34117/bjdv.v7i5.29764Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 48394-48410Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 48394-48410Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 48394-484102525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29764/23487Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomano, Alexandre PintoOliveira, Ana Paula Lima Carvalho deConegundes, Altemar VieiraColares, Elder José FreitasColares, Elder José FreitasFaria, Nátalie CancelliSilva, Renata Santos da2022-02-25T21:44:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29764Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:51.135288Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
title O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
spellingShingle O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
Romano, Alexandre Pinto
Educação
Educação Infantil
Jogo Simbólico
Família.
Romano, Alexandre Pinto
Educação
Educação Infantil
Jogo Simbólico
Família.
title_short O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
title_full O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
title_fullStr O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
title_full_unstemmed O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
title_sort O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus / The symbolic game and its contribution to children's daily life: Report of the experience of the caravan of early childhood education project of the Municipal Education Department of Manaus
author Romano, Alexandre Pinto
author_facet Romano, Alexandre Pinto
Romano, Alexandre Pinto
Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de
Conegundes, Altemar Vieira
Colares, Elder José Freitas
Faria, Nátalie Cancelli
Silva, Renata Santos da
Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de
Conegundes, Altemar Vieira
Colares, Elder José Freitas
Faria, Nátalie Cancelli
Silva, Renata Santos da
author_role author
author2 Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de
Conegundes, Altemar Vieira
Colares, Elder José Freitas
Faria, Nátalie Cancelli
Silva, Renata Santos da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romano, Alexandre Pinto
Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de
Conegundes, Altemar Vieira
Colares, Elder José Freitas
Colares, Elder José Freitas
Faria, Nátalie Cancelli
Silva, Renata Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Infantil
Jogo Simbólico
Família.
topic Educação
Educação Infantil
Jogo Simbólico
Família.
description A intenção deste texto é apresentar uma ação voltada para as relações das famílias para com o desenvolvimento infantil de suas crianças, fundamentada na perspectiva do Jogo Simbólico como desenvolvedor dessas relações. Os “Vingadores” foi uma das ações da Caravana da Educação da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed Manaus) que veio ao encontro da garantia do atendimento às crianças pequenas da Rede Municipal, através do contato com as múltiplas linguagens, fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Fundamentada pelos pressupostos o Jogo Simbólico, pelas orientações da Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil de Manaus e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução no 05/2009 CNE/CEB), a ideia foi oportunizar atividades motoras que ampliassem referências imaginárias das crianças, essencial para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da estruturação, da consciência corporal, da noção espaço-temporal na relação consigo, com o outro e com seu meio, sendo o lúdico o principal procedimento metodológico para a Educação Física Infantil na perspectiva do desenvolvimento integral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29764
10.34117/bjdv.v7i5.29764
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29764
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29764/23487
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 48394-48410
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 48394-48410
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 48394-48410
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183814602948608
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29764