Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n5-591 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48653 |
Resumo: | Esta dissertação intitulada Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM; levanta a problemática: Quais os fatores causadores da dificuldade no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, Tem como objetivo geral compreender os fatores determinantes para Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM. E objetivos específicos: Identificar os fatores que determinam ou influenciam no baixo rendimento do processo de ensino aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental II; Investigar empiricamente como ocorre o baixo rendimento dos educandos no processo de ensino aprendizagem da matemática; Verificar as consequências causadas pela ausência da família neste processo; Avaliar se as condições socioeconômicas interferem no processo de ensino aprendizagem. Que põe em discussão a importância de tal disciplina, bem como as causas que acarretam essa deficiência, também se questiona a participação da família em tal processo, sem esquecer é claro da atuação professor x aluno. Este trabalho está inserido dentro dos padrões dos discursos científicos. Sendo assim conta com tópicos explicitados. Neste também encontraremos todo um apanhado de informações que recolhemos durante a pesquisa bibliográfica que fizemos, em cima de alguns estudiosos e pesquisadores sobre o assunto, que nos deu suporte para apontar as causas e respostas para esta problemática. Este foi escolhido porque notamos que é um dos principais fatores que implicam no mau desempenho do aluno, não só nas disciplinas curriculares principalmente na matemática, mas no seu cotidiano como um todo. Sabendo que a Matemática tem presença obrigatória na vida de cada indivíduo, tivemos a preocupação em identificar as causas destes problemas para que assim nossos alunos pudessem assimilar com mais facilidade os conteúdos desta disciplina. Portanto tivemos que deixar de lado o pensamento errôneo de ensinar a Matemática apenas como um assunto curricular, que os alunos decorassem os assuntos, somente para passar de ano, mas sim colocar a Matemática como ferramenta de construção social. |
id |
VERACRUZ-0_2cb1ba5b209fc575754e9f06f2d5fcb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48653 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AMmatemáticadificuldadeensinoaprendizagem.Esta dissertação intitulada Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM; levanta a problemática: Quais os fatores causadores da dificuldade no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, Tem como objetivo geral compreender os fatores determinantes para Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM. E objetivos específicos: Identificar os fatores que determinam ou influenciam no baixo rendimento do processo de ensino aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental II; Investigar empiricamente como ocorre o baixo rendimento dos educandos no processo de ensino aprendizagem da matemática; Verificar as consequências causadas pela ausência da família neste processo; Avaliar se as condições socioeconômicas interferem no processo de ensino aprendizagem. Que põe em discussão a importância de tal disciplina, bem como as causas que acarretam essa deficiência, também se questiona a participação da família em tal processo, sem esquecer é claro da atuação professor x aluno. Este trabalho está inserido dentro dos padrões dos discursos científicos. Sendo assim conta com tópicos explicitados. Neste também encontraremos todo um apanhado de informações que recolhemos durante a pesquisa bibliográfica que fizemos, em cima de alguns estudiosos e pesquisadores sobre o assunto, que nos deu suporte para apontar as causas e respostas para esta problemática. Este foi escolhido porque notamos que é um dos principais fatores que implicam no mau desempenho do aluno, não só nas disciplinas curriculares principalmente na matemática, mas no seu cotidiano como um todo. Sabendo que a Matemática tem presença obrigatória na vida de cada indivíduo, tivemos a preocupação em identificar as causas destes problemas para que assim nossos alunos pudessem assimilar com mais facilidade os conteúdos desta disciplina. Portanto tivemos que deixar de lado o pensamento errôneo de ensinar a Matemática apenas como um assunto curricular, que os alunos decorassem os assuntos, somente para passar de ano, mas sim colocar a Matemática como ferramenta de construção social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4865310.34117/bjdv8n5-591Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41781-41804Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41781-41804Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41781-418042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48653/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marilene de LimaCosta, Arlindo2022-06-01T11:50:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48653Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:24.766585Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM |
title |
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM |
spellingShingle |
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM Ribeiro, Marilene de Lima matemática dificuldade ensino aprendizagem. Ribeiro, Marilene de Lima matemática dificuldade ensino aprendizagem. |
title_short |
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM |
title_full |
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM |
title_fullStr |
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM |
title_full_unstemmed |
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM |
title_sort |
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM |
author |
Ribeiro, Marilene de Lima |
author_facet |
Ribeiro, Marilene de Lima Ribeiro, Marilene de Lima Costa, Arlindo Costa, Arlindo |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Arlindo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Marilene de Lima Costa, Arlindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
matemática dificuldade ensino aprendizagem. |
topic |
matemática dificuldade ensino aprendizagem. |
description |
Esta dissertação intitulada Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM; levanta a problemática: Quais os fatores causadores da dificuldade no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, Tem como objetivo geral compreender os fatores determinantes para Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM. E objetivos específicos: Identificar os fatores que determinam ou influenciam no baixo rendimento do processo de ensino aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental II; Investigar empiricamente como ocorre o baixo rendimento dos educandos no processo de ensino aprendizagem da matemática; Verificar as consequências causadas pela ausência da família neste processo; Avaliar se as condições socioeconômicas interferem no processo de ensino aprendizagem. Que põe em discussão a importância de tal disciplina, bem como as causas que acarretam essa deficiência, também se questiona a participação da família em tal processo, sem esquecer é claro da atuação professor x aluno. Este trabalho está inserido dentro dos padrões dos discursos científicos. Sendo assim conta com tópicos explicitados. Neste também encontraremos todo um apanhado de informações que recolhemos durante a pesquisa bibliográfica que fizemos, em cima de alguns estudiosos e pesquisadores sobre o assunto, que nos deu suporte para apontar as causas e respostas para esta problemática. Este foi escolhido porque notamos que é um dos principais fatores que implicam no mau desempenho do aluno, não só nas disciplinas curriculares principalmente na matemática, mas no seu cotidiano como um todo. Sabendo que a Matemática tem presença obrigatória na vida de cada indivíduo, tivemos a preocupação em identificar as causas destes problemas para que assim nossos alunos pudessem assimilar com mais facilidade os conteúdos desta disciplina. Portanto tivemos que deixar de lado o pensamento errôneo de ensinar a Matemática apenas como um assunto curricular, que os alunos decorassem os assuntos, somente para passar de ano, mas sim colocar a Matemática como ferramenta de construção social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48653 10.34117/bjdv8n5-591 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48653 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48653/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41781-41804 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41781-41804 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41781-41804 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183677852909568 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-591 |