Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marilene de Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Arlindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n5-591
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48653
Resumo: Esta dissertação intitulada Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM; levanta a problemática: Quais os fatores causadores da dificuldade no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, Tem como objetivo geral compreender os fatores determinantes para Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM. E objetivos específicos: Identificar os fatores que determinam ou influenciam no baixo rendimento do processo de ensino aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental II; Investigar empiricamente como ocorre o baixo rendimento dos educandos no processo de ensino aprendizagem da matemática; Verificar as consequências causadas pela ausência da família neste processo; Avaliar se as condições socioeconômicas interferem no processo de ensino aprendizagem. Que põe em discussão a importância de tal disciplina, bem como as causas que acarretam essa deficiência, também se questiona a participação da família em tal processo, sem esquecer é claro da atuação professor x aluno. Este trabalho está inserido dentro dos padrões dos discursos científicos. Sendo assim conta com tópicos explicitados. Neste também encontraremos todo um apanhado de informações que recolhemos durante a pesquisa bibliográfica que fizemos, em cima de alguns estudiosos e pesquisadores sobre o assunto, que nos deu suporte para apontar as causas e respostas para esta problemática. Este foi escolhido porque notamos que é um dos principais fatores que implicam no mau desempenho do aluno, não só nas disciplinas curriculares principalmente na matemática, mas no seu cotidiano como um todo. Sabendo que a Matemática tem presença obrigatória na vida de cada indivíduo, tivemos a preocupação em identificar as causas destes problemas para que assim nossos alunos pudessem assimilar com mais facilidade os conteúdos desta disciplina. Portanto tivemos que deixar de lado o pensamento errôneo de ensinar a Matemática apenas como um assunto curricular, que os alunos decorassem os assuntos, somente para passar de ano, mas sim colocar a Matemática como ferramenta de construção social.
id VERACRUZ-0_2cb1ba5b209fc575754e9f06f2d5fcb7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48653
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AMmatemáticadificuldadeensinoaprendizagem.Esta dissertação intitulada Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM; levanta a problemática: Quais os fatores causadores da dificuldade no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, Tem como objetivo geral compreender os fatores determinantes para Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM. E objetivos específicos: Identificar os fatores que determinam ou influenciam no baixo rendimento do processo de ensino aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental II; Investigar empiricamente como ocorre o baixo rendimento dos educandos no processo de ensino aprendizagem da matemática; Verificar as consequências causadas pela ausência da família neste processo; Avaliar se as condições socioeconômicas interferem no processo de ensino aprendizagem. Que põe em discussão a importância de tal disciplina, bem como as causas que acarretam essa deficiência, também se questiona a participação da família em tal processo, sem esquecer é claro da atuação professor x aluno. Este trabalho está inserido dentro dos padrões dos discursos científicos. Sendo assim conta com tópicos explicitados. Neste também encontraremos todo um apanhado de informações que recolhemos durante a pesquisa bibliográfica que fizemos, em cima de alguns estudiosos e pesquisadores sobre o assunto, que nos deu suporte para apontar as causas e respostas para esta problemática. Este foi escolhido porque notamos que é um dos principais fatores que implicam no mau desempenho do aluno, não só nas disciplinas curriculares principalmente na matemática, mas no seu cotidiano como um todo. Sabendo que a Matemática tem presença obrigatória na vida de cada indivíduo, tivemos a preocupação em identificar as causas destes problemas para que assim nossos alunos pudessem assimilar com mais facilidade os conteúdos desta disciplina. Portanto tivemos que deixar de lado o pensamento errôneo de ensinar a Matemática apenas como um assunto curricular, que os alunos decorassem os assuntos, somente para passar de ano, mas sim colocar a Matemática como ferramenta de construção social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4865310.34117/bjdv8n5-591Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41781-41804Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41781-41804Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41781-418042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48653/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marilene de LimaCosta, Arlindo2022-06-01T11:50:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48653Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:24.766585Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
title Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
spellingShingle Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
Ribeiro, Marilene de Lima
matemática
dificuldade
ensino
aprendizagem.
Ribeiro, Marilene de Lima
matemática
dificuldade
ensino
aprendizagem.
title_short Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
title_full Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
title_fullStr Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
title_full_unstemmed Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
title_sort Ensino aprendizagem: dificuldade no processo ensino- aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, no Município de Manicoré-AM / Education learning: difficulty in the teaching- learning process of mathematics in the 6th year of elementary school at school state Hermenegildo de Campos, in the Municipality of Manicore-AM
author Ribeiro, Marilene de Lima
author_facet Ribeiro, Marilene de Lima
Ribeiro, Marilene de Lima
Costa, Arlindo
Costa, Arlindo
author_role author
author2 Costa, Arlindo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marilene de Lima
Costa, Arlindo
dc.subject.por.fl_str_mv matemática
dificuldade
ensino
aprendizagem.
topic matemática
dificuldade
ensino
aprendizagem.
description Esta dissertação intitulada Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM; levanta a problemática: Quais os fatores causadores da dificuldade no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, Tem como objetivo geral compreender os fatores determinantes para Dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática no 6º do ensino fundamental da escola estadual Hermenegildo de Campos, localizada no município de Manicoré - AM. E objetivos específicos: Identificar os fatores que determinam ou influenciam no baixo rendimento do processo de ensino aprendizagem da matemática no 6º ano do ensino fundamental II; Investigar empiricamente como ocorre o baixo rendimento dos educandos no processo de ensino aprendizagem da matemática; Verificar as consequências causadas pela ausência da família neste processo; Avaliar se as condições socioeconômicas interferem no processo de ensino aprendizagem. Que põe em discussão a importância de tal disciplina, bem como as causas que acarretam essa deficiência, também se questiona a participação da família em tal processo, sem esquecer é claro da atuação professor x aluno. Este trabalho está inserido dentro dos padrões dos discursos científicos. Sendo assim conta com tópicos explicitados. Neste também encontraremos todo um apanhado de informações que recolhemos durante a pesquisa bibliográfica que fizemos, em cima de alguns estudiosos e pesquisadores sobre o assunto, que nos deu suporte para apontar as causas e respostas para esta problemática. Este foi escolhido porque notamos que é um dos principais fatores que implicam no mau desempenho do aluno, não só nas disciplinas curriculares principalmente na matemática, mas no seu cotidiano como um todo. Sabendo que a Matemática tem presença obrigatória na vida de cada indivíduo, tivemos a preocupação em identificar as causas destes problemas para que assim nossos alunos pudessem assimilar com mais facilidade os conteúdos desta disciplina. Portanto tivemos que deixar de lado o pensamento errôneo de ensinar a Matemática apenas como um assunto curricular, que os alunos decorassem os assuntos, somente para passar de ano, mas sim colocar a Matemática como ferramenta de construção social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48653
10.34117/bjdv8n5-591
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48653
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48653/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41781-41804
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41781-41804
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41781-41804
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183677852909568
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n5-591