Condução de ações educativas em saúde bucal por acadêmicos de enfermagem com crianças da primeira infância: relato de experiência / Conduction of educational actions in oral health by nursing academics with children of early childhood: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ié, Mirinda Fernando Cana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Uhatela, Wilsa Kaina Managem Fernandes, Felipe, Letícia Pereira, Joaquim, Davide Carlos, Benedito, Francisco Cezanildo Silva, de Sousa, Tamila Brenda Pinto, da Silva, Cosmo Helder Ferreira, Leite, Ana Caroline Rocha de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9034
Resumo: No contexto da educação em saúde bucal, processo a ser instituído desde a primeira infância, a participação do enfermeiro é essencial por ser atribuído a ele o cuidado cotidiano com a saúde oral e por ser ele um profissional que propicia a criação de espaços educativos em saúde na escola. O estudo objetivou relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na condução de ações educativas em saúde bucal com crianças da educação infantil. Trata-se de relato de experiência, desenvolvido na Escola de Educação Infantil Francisca Arruda de Pontes (Redenção – CE), no período de janeiro a agosto de 2018.  O relato resultou de encontros presenciais de acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) com crianças do infantil IV e V e seus professores. Os encontros envolveram a condução, pelos acadêmicos, de ações educativas voltadas à saúde bucal, as quais contemplaram desde a elaboração de desenhos à narração de histórias, confecção de mural e apresentação de teatro de fantoche. Para o tema conceito de saúde bucal e repercussão sistêmica, a percepção dos acadêmicos foi de que parte das crianças e professores conhecia o assunto abordado, incluindo a influência da saúde bucal sobre a saúde geral. Sobre os constituintes da cavidade oral, foi inesperado o conhecimento apresentado pelas crianças sobre cada um desses componentes. Em relação aos agentes causadores de doenças bucais, as crianças foram capazes de definir, identificar e “diagnosticar” a cárie entre seus amigos de turma. Sobre as doenças bucais, observou-se o desconhecimento das crianças sobre a gengivite, periodontite e halitose. Conclui-se que as ações educativas em saúde bucal conduzidas pelos acadêmicos de Enfermagem permitiram o aprendizado das crianças e professores, além dos próprios estudantes, quanto aos diferentes temas abordados. As metodologias usadas no processo revelaram o conhecimento das crianças sobre a maior parte dos assuntos retratados, além de terem proporcionado a problematização, discussão e reflexão de aspectos relacionados à saúde bucal. Para os acadêmicos, essa experiência colaborou positivamente com a sua formação acadêmica, profissional e de sujeito social.RESUMONo contexto da educação em saúde bucal, processo a ser instituído desde a primeira infância, a participação do enfermeiro é essencial por ser atribuído a ele o cuidado cotidiano com a saúde oral e por ser ele um profissional que propicia a criação de espaços educativos em saúde na escola. O estudo objetivou relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na condução de ações educativas em saúde bucal com crianças da educação infantil. Trata-se de relato de experiência, desenvolvido na Escola de Educação Infantil Francisca Arruda de Pontes (Redenção – CE), no período de janeiro a agosto de 2018.  O relato resultou de encontros presenciais de acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) com crianças do infantil IV e V e seus professores. Os encontros envolveram a condução, pelos acadêmicos, de ações educativas voltadas à saúde bucal, as quais contemplaram desde a elaboração de desenhos à narração de histórias, confecção de mural e apresentação de teatro de fantoche. Para o tema conceito de saúde bucal e repercussão sistêmica, a percepção dos acadêmicos foi de que parte das crianças e professores conhecia o assunto abordado, incluindo a influência da saúde bucal sobre a saúde geral. Sobre os constituintes da cavidade oral, foi inesperado o conhecimento apresentado pelas crianças sobre cada um desses componentes. Em relação aos agentes causadores de doenças bucais, as crianças foram capazes de definir, identificar e “diagnosticar” a cárie entre seus amigos de turma. Sobre as doenças bucais, observou-se o desconhecimento das crianças sobre a gengivite, periodontite e halitose. Conclui-se que as ações educativas em saúde bucal conduzidas pelos acadêmicos de Enfermagem permitiram o aprendizado das crianças e professores, além dos próprios estudantes, quanto aos diferentes temas abordados. As metodologias usadas no processo revelaram o conhecimento das crianças sobre a maior parte dos assuntos retratados, além de terem proporcionado a problematização, discussão e reflexão de aspectos relacionados à saúde bucal. Para os acadêmicos, essa experiência colaborou positivamente com a sua formação acadêmica, profissional e de sujeito social. Palavras-chave:  Educação em Saúde Bucal; Criança; Educação Infantil; Estudantes de Enfermagem.
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Trata-se de relato de experiência, desenvolvido na Escola de Educação Infantil Francisca Arruda de Pontes (Redenção – CE), no período de janeiro a agosto de 2018.  O relato resultou de encontros presenciais de acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) com crianças do infantil IV e V e seus professores. Os encontros envolveram a condução, pelos acadêmicos, de ações educativas voltadas à saúde bucal, as quais contemplaram desde a elaboração de desenhos à narração de histórias, confecção de mural e apresentação de teatro de fantoche. Para o tema conceito de saúde bucal e repercussão sistêmica, a percepção dos acadêmicos foi de que parte das crianças e professores conhecia o assunto abordado, incluindo a influência da saúde bucal sobre a saúde geral. Sobre os constituintes da cavidade oral, foi inesperado o conhecimento apresentado pelas crianças sobre cada um desses componentes. Em relação aos agentes causadores de doenças bucais, as crianças foram capazes de definir, identificar e “diagnosticar” a cárie entre seus amigos de turma. Sobre as doenças bucais, observou-se o desconhecimento das crianças sobre a gengivite, periodontite e halitose. Conclui-se que as ações educativas em saúde bucal conduzidas pelos acadêmicos de Enfermagem permitiram o aprendizado das crianças e professores, além dos próprios estudantes, quanto aos diferentes temas abordados. As metodologias usadas no processo revelaram o conhecimento das crianças sobre a maior parte dos assuntos retratados, além de terem proporcionado a problematização, discussão e reflexão de aspectos relacionados à saúde bucal. Para os acadêmicos, essa experiência colaborou positivamente com a sua formação acadêmica, profissional e de sujeito social.RESUMONo contexto da educação em saúde bucal, processo a ser instituído desde a primeira infância, a participação do enfermeiro é essencial por ser atribuído a ele o cuidado cotidiano com a saúde oral e por ser ele um profissional que propicia a criação de espaços educativos em saúde na escola. O estudo objetivou relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na condução de ações educativas em saúde bucal com crianças da educação infantil. Trata-se de relato de experiência, desenvolvido na Escola de Educação Infantil Francisca Arruda de Pontes (Redenção – CE), no período de janeiro a agosto de 2018.  O relato resultou de encontros presenciais de acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) com crianças do infantil IV e V e seus professores. Os encontros envolveram a condução, pelos acadêmicos, de ações educativas voltadas à saúde bucal, as quais contemplaram desde a elaboração de desenhos à narração de histórias, confecção de mural e apresentação de teatro de fantoche. Para o tema conceito de saúde bucal e repercussão sistêmica, a percepção dos acadêmicos foi de que parte das crianças e professores conhecia o assunto abordado, incluindo a influência da saúde bucal sobre a saúde geral. Sobre os constituintes da cavidade oral, foi inesperado o conhecimento apresentado pelas crianças sobre cada um desses componentes. Em relação aos agentes causadores de doenças bucais, as crianças foram capazes de definir, identificar e “diagnosticar” a cárie entre seus amigos de turma. Sobre as doenças bucais, observou-se o desconhecimento das crianças sobre a gengivite, periodontite e halitose. 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