Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cividanes, Thamares Araujo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Isabela Menezes de, Costa, Bárbara Caroliny Pereira, Sudré, Mayara Rocha Siqueira, Daniel, Ana Carolina Queiroz Godoy, Veiga, Eugenia Velludo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n4-401
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46832
Resumo: Avaliar o impacto de um vídeo educativo no conhecimento de estudantes de enfermagem sobre o procedimento da medida indireta da pressão arterial utilizando aparelho oscilométrico. Estudo quase-experimental, quantitativo, do tipo antes e depois, realizado com 42 estudantes de enfermagem, por meio do Google Forms. Um instrumento foi utilizado para avaliar o conhecimento teórico dos estudantes, antes e após a apresentação de um vídeo educativo sobre a temática.  As variáveis analisadas foram: preparo do paciente e do ambiente, cuidados com o manguito, manutenção dos equipamentos e procedimento. As respostas dos estudantes foram classificadas como “Correta”, “Parcialmente Correta” e “Incorreta”. Os dados foram analisados através docálculo de frequências absolutas e relativas. Os estudantes demonstraram melhora no conhecimento sobre o intervalo de tempo entre as medidas da pressão arterial (81%) e a escolha do manguito (33,3%). O vídeo educativo teve impacto positivo no conhecimento dos estudantes.
id VERACRUZ-0_310512afcf3c33cafb411a618d19efb5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46832
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledgedeterminação da pressão arterialeducação em enfermagemfilme e vídeo educativotecnologia digitalhipertensão.Avaliar o impacto de um vídeo educativo no conhecimento de estudantes de enfermagem sobre o procedimento da medida indireta da pressão arterial utilizando aparelho oscilométrico. Estudo quase-experimental, quantitativo, do tipo antes e depois, realizado com 42 estudantes de enfermagem, por meio do Google Forms. Um instrumento foi utilizado para avaliar o conhecimento teórico dos estudantes, antes e após a apresentação de um vídeo educativo sobre a temática.  As variáveis analisadas foram: preparo do paciente e do ambiente, cuidados com o manguito, manutenção dos equipamentos e procedimento. As respostas dos estudantes foram classificadas como “Correta”, “Parcialmente Correta” e “Incorreta”. Os dados foram analisados através docálculo de frequências absolutas e relativas. Os estudantes demonstraram melhora no conhecimento sobre o intervalo de tempo entre as medidas da pressão arterial (81%) e a escolha do manguito (33,3%). O vídeo educativo teve impacto positivo no conhecimento dos estudantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4683210.34117/bjdv8n4-401Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28887-28905Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28887-28905Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28887-289052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46832/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCividanes, Thamares AraujoOliveira, Isabela Menezes deCosta, Bárbara Caroliny PereiraSudré, Mayara Rocha SiqueiraDaniel, Ana Carolina Queiroz GodoyVeiga, Eugenia Velludo2022-06-22T19:45:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46832Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:37.840802Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
title Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
spellingShingle Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
Cividanes, Thamares Araujo
determinação da pressão arterial
educação em enfermagem
filme e vídeo educativo
tecnologia digital
hipertensão.
Cividanes, Thamares Araujo
determinação da pressão arterial
educação em enfermagem
filme e vídeo educativo
tecnologia digital
hipertensão.
title_short Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
title_full Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
title_fullStr Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
title_full_unstemmed Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
title_sort Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
author Cividanes, Thamares Araujo
author_facet Cividanes, Thamares Araujo
Cividanes, Thamares Araujo
Oliveira, Isabela Menezes de
Costa, Bárbara Caroliny Pereira
Sudré, Mayara Rocha Siqueira
Daniel, Ana Carolina Queiroz Godoy
Veiga, Eugenia Velludo
Oliveira, Isabela Menezes de
Costa, Bárbara Caroliny Pereira
Sudré, Mayara Rocha Siqueira
Daniel, Ana Carolina Queiroz Godoy
Veiga, Eugenia Velludo
author_role author
author2 Oliveira, Isabela Menezes de
Costa, Bárbara Caroliny Pereira
Sudré, Mayara Rocha Siqueira
Daniel, Ana Carolina Queiroz Godoy
Veiga, Eugenia Velludo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cividanes, Thamares Araujo
Oliveira, Isabela Menezes de
Costa, Bárbara Caroliny Pereira
Sudré, Mayara Rocha Siqueira
Daniel, Ana Carolina Queiroz Godoy
Veiga, Eugenia Velludo
dc.subject.por.fl_str_mv determinação da pressão arterial
educação em enfermagem
filme e vídeo educativo
tecnologia digital
hipertensão.
topic determinação da pressão arterial
educação em enfermagem
filme e vídeo educativo
tecnologia digital
hipertensão.
description Avaliar o impacto de um vídeo educativo no conhecimento de estudantes de enfermagem sobre o procedimento da medida indireta da pressão arterial utilizando aparelho oscilométrico. Estudo quase-experimental, quantitativo, do tipo antes e depois, realizado com 42 estudantes de enfermagem, por meio do Google Forms. Um instrumento foi utilizado para avaliar o conhecimento teórico dos estudantes, antes e após a apresentação de um vídeo educativo sobre a temática.  As variáveis analisadas foram: preparo do paciente e do ambiente, cuidados com o manguito, manutenção dos equipamentos e procedimento. As respostas dos estudantes foram classificadas como “Correta”, “Parcialmente Correta” e “Incorreta”. Os dados foram analisados através docálculo de frequências absolutas e relativas. Os estudantes demonstraram melhora no conhecimento sobre o intervalo de tempo entre as medidas da pressão arterial (81%) e a escolha do manguito (33,3%). O vídeo educativo teve impacto positivo no conhecimento dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46832
10.34117/bjdv8n4-401
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46832
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46832/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28887-28905
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28887-28905
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28887-28905
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822180909891190786
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n4-401