Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n4-401 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46832 |
Resumo: | Avaliar o impacto de um vídeo educativo no conhecimento de estudantes de enfermagem sobre o procedimento da medida indireta da pressão arterial utilizando aparelho oscilométrico. Estudo quase-experimental, quantitativo, do tipo antes e depois, realizado com 42 estudantes de enfermagem, por meio do Google Forms. Um instrumento foi utilizado para avaliar o conhecimento teórico dos estudantes, antes e após a apresentação de um vídeo educativo sobre a temática. As variáveis analisadas foram: preparo do paciente e do ambiente, cuidados com o manguito, manutenção dos equipamentos e procedimento. As respostas dos estudantes foram classificadas como “Correta”, “Parcialmente Correta” e “Incorreta”. Os dados foram analisados através docálculo de frequências absolutas e relativas. Os estudantes demonstraram melhora no conhecimento sobre o intervalo de tempo entre as medidas da pressão arterial (81%) e a escolha do manguito (33,3%). O vídeo educativo teve impacto positivo no conhecimento dos estudantes. |
id |
VERACRUZ-0_310512afcf3c33cafb411a618d19efb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46832 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledgedeterminação da pressão arterialeducação em enfermagemfilme e vídeo educativotecnologia digitalhipertensão.Avaliar o impacto de um vídeo educativo no conhecimento de estudantes de enfermagem sobre o procedimento da medida indireta da pressão arterial utilizando aparelho oscilométrico. Estudo quase-experimental, quantitativo, do tipo antes e depois, realizado com 42 estudantes de enfermagem, por meio do Google Forms. Um instrumento foi utilizado para avaliar o conhecimento teórico dos estudantes, antes e após a apresentação de um vídeo educativo sobre a temática. As variáveis analisadas foram: preparo do paciente e do ambiente, cuidados com o manguito, manutenção dos equipamentos e procedimento. As respostas dos estudantes foram classificadas como “Correta”, “Parcialmente Correta” e “Incorreta”. Os dados foram analisados através docálculo de frequências absolutas e relativas. Os estudantes demonstraram melhora no conhecimento sobre o intervalo de tempo entre as medidas da pressão arterial (81%) e a escolha do manguito (33,3%). O vídeo educativo teve impacto positivo no conhecimento dos estudantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4683210.34117/bjdv8n4-401Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28887-28905Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28887-28905Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28887-289052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46832/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCividanes, Thamares AraujoOliveira, Isabela Menezes deCosta, Bárbara Caroliny PereiraSudré, Mayara Rocha SiqueiraDaniel, Ana Carolina Queiroz GodoyVeiga, Eugenia Velludo2022-06-22T19:45:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46832Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:37.840802Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge |
title |
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge |
spellingShingle |
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge Cividanes, Thamares Araujo determinação da pressão arterial educação em enfermagem filme e vídeo educativo tecnologia digital hipertensão. Cividanes, Thamares Araujo determinação da pressão arterial educação em enfermagem filme e vídeo educativo tecnologia digital hipertensão. |
title_short |
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge |
title_full |
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge |
title_fullStr |
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge |
title_full_unstemmed |
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge |
title_sort |
Vídeo educativo sobre a medida da pressão arterial: impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem / Educational video on blood pressure measurement: impact on nursing students' knowledge |
author |
Cividanes, Thamares Araujo |
author_facet |
Cividanes, Thamares Araujo Cividanes, Thamares Araujo Oliveira, Isabela Menezes de Costa, Bárbara Caroliny Pereira Sudré, Mayara Rocha Siqueira Daniel, Ana Carolina Queiroz Godoy Veiga, Eugenia Velludo Oliveira, Isabela Menezes de Costa, Bárbara Caroliny Pereira Sudré, Mayara Rocha Siqueira Daniel, Ana Carolina Queiroz Godoy Veiga, Eugenia Velludo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Isabela Menezes de Costa, Bárbara Caroliny Pereira Sudré, Mayara Rocha Siqueira Daniel, Ana Carolina Queiroz Godoy Veiga, Eugenia Velludo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cividanes, Thamares Araujo Oliveira, Isabela Menezes de Costa, Bárbara Caroliny Pereira Sudré, Mayara Rocha Siqueira Daniel, Ana Carolina Queiroz Godoy Veiga, Eugenia Velludo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
determinação da pressão arterial educação em enfermagem filme e vídeo educativo tecnologia digital hipertensão. |
topic |
determinação da pressão arterial educação em enfermagem filme e vídeo educativo tecnologia digital hipertensão. |
description |
Avaliar o impacto de um vídeo educativo no conhecimento de estudantes de enfermagem sobre o procedimento da medida indireta da pressão arterial utilizando aparelho oscilométrico. Estudo quase-experimental, quantitativo, do tipo antes e depois, realizado com 42 estudantes de enfermagem, por meio do Google Forms. Um instrumento foi utilizado para avaliar o conhecimento teórico dos estudantes, antes e após a apresentação de um vídeo educativo sobre a temática. As variáveis analisadas foram: preparo do paciente e do ambiente, cuidados com o manguito, manutenção dos equipamentos e procedimento. As respostas dos estudantes foram classificadas como “Correta”, “Parcialmente Correta” e “Incorreta”. Os dados foram analisados através docálculo de frequências absolutas e relativas. Os estudantes demonstraram melhora no conhecimento sobre o intervalo de tempo entre as medidas da pressão arterial (81%) e a escolha do manguito (33,3%). O vídeo educativo teve impacto positivo no conhecimento dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46832 10.34117/bjdv8n4-401 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46832 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46832/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28887-28905 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28887-28905 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28887-28905 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822180909891190786 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-401 |