O biodiesel e a transesterificação de óleos e gorduras residuais (OGRS) via rota etílica: uma relevante temática para a inserção na educação ambiental / Biodiesel and transesterification of residual oils and fats (OGRS) via ethyl route: a relevant theme for the insertion in environmental education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Pâmela Ribeiro Lopes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lacerda, Daniel Bomfim, Silva, Luiz Eloi da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1596
Resumo: O artigo teve por objetivo geral “analisar o processo de transesterificação de óleos e gorduras residuais via rota etílica para a produção de biodiesel, utilizando-o como um instrumento temático para a inserção na Educação Ambiental”. Pesquisou-se sobre OGRs, biodiesel, rota etílica e Educação Ambiental. Sendo assim, se fez necessário abordar acerca do conceito e em alguns casos a gênese, evolução histórica e utilização. Quanto à metodologia, optou-se pela revisão bibliográfica e análise documental. A Educação Ambiental foi abordada a partir de um contexto teórico e normativo, apresentando-se como uma das referências legislativas, o arcabouço da Constituição Federal (CF). Em síntese, os diferentes fundamentos teóricos auxiliaram na contextualização do biodiesel e da Educação Ambiental. Neste sentido, foi possível analisar que a Educação ambiental, com seu caráter interdisciplinar demonstrou ser uma estratégia fundamental para a conscientização do cidadão em todos os níveis de ensino. A produção do biodiesel tornou-se indispensável para um viés sustentável, pois o diesel convencional possui um nível de poluição atmosférica elevado para a natureza, sendo que a geração desse biocombustível via rota etílica, pode ser considerado como uma rota verde, uma vez que os OGRs provavelmente teriam um destino ambientalmente incorreto.
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