Cartilha sobre cuidados com estomias intestinais: percepção do cliente e acompanhante acerca deste método educativo / Primer on Intestinal Stomach Care: customer and companion perception about this educational method

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Bruna do Carmo, Santos, Kerolaine Alexsandra Soares, Alves, Andreia do Amaral, Fortes, Gabriela Noronha, Fortes, Marcos Fraga, Oliveira, Patrícia Mineiro, Maia, Adria Leitão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24461
Resumo: Introdução: a confecção de um estoma causa inúmeras mudanças na vida de um paciente, podendo afetar negativamente a sua saúde física, psíquica, social e sexual. Desta forma, é indispensavél que esses indivíduos e seus familiares sejam dotados de conhecimentos, a fim de que desenvolvam competência para o autocuidado, independência, e distanciamento de agravos, e é nesse contexto que a utilização de ferramentas educativas que colaborem com a prática de enfermagem se mostram como um facilitador do processo ensino-aprendizagem. Objetivo: realizar aplicação de uma cartilha educativa de cuidados com estomias intestinais aos pacientes estomizados e seus acompanhantes, avaliando a sua percepção a respeito da importância do método para a minimização de complicações. Materiais e Métodos: estudo transversal, prospectivo, com finalidade fundamental e natureza experimental de verificação de ferramenta educativa, a partir das abordagens analítica, descritiva, quantitativa e qualitativa. Realizado com 32 entrevistados, sendo 16 pacientes estomizados e 16 acompanhantes, nas clínicas oncológica e médica do Hospital Regional do Baixo Amazonas, no período de dezembro de 2019 a março de 2020. Resultados: os pacientes e acompanhantes, em maioria, revelaram não possuir conhecimentos prévios consistentes acerca dos cuidados ao estomizado, contribuindo para inseguranças e práticas inadequadas. A aplicação de uma cartilha educativa de cuidados com estomias intestinais demonstrou impactos positivos no processo de educação em saúde, gerando satisfação pelo público pesquisado, confiança, reconhecimento de riscos e adoção de medidas adequadas de saúde, favoráveis à prevenção de complicações. Conclusão: a partir da análise da pesquisa verificou-se que há uma necessidade de maior empenho dos profissionais de saúde na educação de pacientes estomizados e de seus familiares, revelando que a utilização de uma de uma tecnologia educativa do tipo cartilha impressa se mostra como um instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem, permitindo o estímulo do autocuidado e redução de complicações.
id VERACRUZ-0_32829d25ae39fb48a345fdff5143629e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24461
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Cartilha sobre cuidados com estomias intestinais: percepção do cliente e acompanhante acerca deste método educativo / Primer on Intestinal Stomach Care: customer and companion perception about this educational methodeducação em saúdeenfermagemestomiaintegralidade em saúde.Introdução: a confecção de um estoma causa inúmeras mudanças na vida de um paciente, podendo afetar negativamente a sua saúde física, psíquica, social e sexual. Desta forma, é indispensavél que esses indivíduos e seus familiares sejam dotados de conhecimentos, a fim de que desenvolvam competência para o autocuidado, independência, e distanciamento de agravos, e é nesse contexto que a utilização de ferramentas educativas que colaborem com a prática de enfermagem se mostram como um facilitador do processo ensino-aprendizagem. Objetivo: realizar aplicação de uma cartilha educativa de cuidados com estomias intestinais aos pacientes estomizados e seus acompanhantes, avaliando a sua percepção a respeito da importância do método para a minimização de complicações. Materiais e Métodos: estudo transversal, prospectivo, com finalidade fundamental e natureza experimental de verificação de ferramenta educativa, a partir das abordagens analítica, descritiva, quantitativa e qualitativa. Realizado com 32 entrevistados, sendo 16 pacientes estomizados e 16 acompanhantes, nas clínicas oncológica e médica do Hospital Regional do Baixo Amazonas, no período de dezembro de 2019 a março de 2020. Resultados: os pacientes e acompanhantes, em maioria, revelaram não possuir conhecimentos prévios consistentes acerca dos cuidados ao estomizado, contribuindo para inseguranças e práticas inadequadas. A aplicação de uma cartilha educativa de cuidados com estomias intestinais demonstrou impactos positivos no processo de educação em saúde, gerando satisfação pelo público pesquisado, confiança, reconhecimento de riscos e adoção de medidas adequadas de saúde, favoráveis à prevenção de complicações. Conclusão: a partir da análise da pesquisa verificou-se que há uma necessidade de maior empenho dos profissionais de saúde na educação de pacientes estomizados e de seus familiares, revelando que a utilização de uma de uma tecnologia educativa do tipo cartilha impressa se mostra como um instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem, permitindo o estímulo do autocuidado e redução de complicações.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2446110.34117/bjdv7n2-171Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14225-14241Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14225-14241Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14225-142412525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24461/19538Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carla SousaSantos, Bruna do CarmoSantos, Kerolaine Alexsandra SoaresAlves, Andreia do AmaralFortes, Gabriela NoronhaFortes, Marcos FragaOliveira, Patrícia MineiroMaia, Adria Leitão2022-06-24T19:06:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24461Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:26.680219Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartilha sobre cuidados com estomias intestinais: percepção do cliente e acompanhante acerca deste método educativo / Primer on Intestinal Stomach Care: customer and companion perception about this educational method
title Cartilha sobre cuidados com estomias intestinais: percepção do cliente e acompanhante acerca deste método educativo / Primer on Intestinal Stomach Care: customer and companion perception about this educational method
spellingShingle Cartilha sobre cuidados com estomias intestinais: percepção do cliente e acompanhante acerca deste método educativo / Primer on Intestinal Stomach Care: customer and companion perception about this educational method
Silva, Carla Sousa
educação em saúde
enfermagem
estomia
integralidade em saúde.
title_short Cartilha sobre cuidados com estomias intestinais: percepção do cliente e acompanhante acerca deste método educativo / Primer on Intestinal Stomach Care: customer and companion perception about this educational method
title_full Cartilha sobre cuidados com estomias intestinais: percepção do cliente e acompanhante acerca deste método educativo / Primer on Intestinal Stomach Care: customer and companion perception about this educational method
title_fullStr Cartilha sobre cuidados com estomias intestinais: percepção do cliente e acompanhante acerca deste método educativo / Primer on Intestinal Stomach Care: customer and companion perception about this educational method
title_full_unstemmed Cartilha sobre cuidados com estomias intestinais: percepção do cliente e acompanhante acerca deste método educativo / Primer on Intestinal Stomach Care: customer and companion perception about this educational method
title_sort Cartilha sobre cuidados com estomias intestinais: percepção do cliente e acompanhante acerca deste método educativo / Primer on Intestinal Stomach Care: customer and companion perception about this educational method
author Silva, Carla Sousa
author_facet Silva, Carla Sousa
Santos, Bruna do Carmo
Santos, Kerolaine Alexsandra Soares
Alves, Andreia do Amaral
Fortes, Gabriela Noronha
Fortes, Marcos Fraga
Oliveira, Patrícia Mineiro
Maia, Adria Leitão
author_role author
author2 Santos, Bruna do Carmo
Santos, Kerolaine Alexsandra Soares
Alves, Andreia do Amaral
Fortes, Gabriela Noronha
Fortes, Marcos Fraga
Oliveira, Patrícia Mineiro
Maia, Adria Leitão
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Sousa
Santos, Bruna do Carmo
Santos, Kerolaine Alexsandra Soares
Alves, Andreia do Amaral
Fortes, Gabriela Noronha
Fortes, Marcos Fraga
Oliveira, Patrícia Mineiro
Maia, Adria Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv educação em saúde
enfermagem
estomia
integralidade em saúde.
topic educação em saúde
enfermagem
estomia
integralidade em saúde.
description Introdução: a confecção de um estoma causa inúmeras mudanças na vida de um paciente, podendo afetar negativamente a sua saúde física, psíquica, social e sexual. Desta forma, é indispensavél que esses indivíduos e seus familiares sejam dotados de conhecimentos, a fim de que desenvolvam competência para o autocuidado, independência, e distanciamento de agravos, e é nesse contexto que a utilização de ferramentas educativas que colaborem com a prática de enfermagem se mostram como um facilitador do processo ensino-aprendizagem. Objetivo: realizar aplicação de uma cartilha educativa de cuidados com estomias intestinais aos pacientes estomizados e seus acompanhantes, avaliando a sua percepção a respeito da importância do método para a minimização de complicações. Materiais e Métodos: estudo transversal, prospectivo, com finalidade fundamental e natureza experimental de verificação de ferramenta educativa, a partir das abordagens analítica, descritiva, quantitativa e qualitativa. Realizado com 32 entrevistados, sendo 16 pacientes estomizados e 16 acompanhantes, nas clínicas oncológica e médica do Hospital Regional do Baixo Amazonas, no período de dezembro de 2019 a março de 2020. Resultados: os pacientes e acompanhantes, em maioria, revelaram não possuir conhecimentos prévios consistentes acerca dos cuidados ao estomizado, contribuindo para inseguranças e práticas inadequadas. A aplicação de uma cartilha educativa de cuidados com estomias intestinais demonstrou impactos positivos no processo de educação em saúde, gerando satisfação pelo público pesquisado, confiança, reconhecimento de riscos e adoção de medidas adequadas de saúde, favoráveis à prevenção de complicações. Conclusão: a partir da análise da pesquisa verificou-se que há uma necessidade de maior empenho dos profissionais de saúde na educação de pacientes estomizados e de seus familiares, revelando que a utilização de uma de uma tecnologia educativa do tipo cartilha impressa se mostra como um instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem, permitindo o estímulo do autocuidado e redução de complicações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24461
10.34117/bjdv7n2-171
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24461
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24461/19538
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14225-14241
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14225-14241
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14225-14241
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645510443008000