O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portugal, Priscila Sant’Ana Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Júnior, Pedro dos Santos Portugal, Gomes, Celso Augusto dos Santos, Figueiredo, Carina Adriele Duarte de Melo, Guedes, Luiz Carlos Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3316
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre como as escolas do município de Elói Mendes e seus professores estão utilizando as tecnologias de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. Em um mundo cada vez mais voltado às novas tecnologias, o papel do professor passa a ser de um parceiro na construção da aprendizagem e na busca do conhecimento. Fazer com que os alunos se sintam parte desse mundo acadêmico poderá trazer resultados positivos, contribuindo para que possuam uma análise crítica e coerente de qualquer assunto e, para isso, faz-se necessário o uso de metodologias adequadas para tornar a tecnologia uma importante aliada. Para melhor conhecer este novo cenário foi realizada uma pesquisa exploratória para entender esses novos conceitos e um estudo de caso onde os professores de matemática do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Elói Mendes puderam demonstrar a sua realidade. Através deste estudo de caso foi possível visualizar que mesmo os professores não tendo uma formação voltada para essa nova forma metodológica, eles se consideram aptos para essa nova realidade. Observou-se também que todas as escolas pesquisadas encontram-se equipadas, não só com computadores, mas com vários outros aparelhos que englobam a tecnologia (calculadoras, vídeos, planilhas etc.) permitindo assim a sua aplicação no processo de ensino.
id VERACRUZ-0_32be9894fcb13c3df9a3ae8e31d9200a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3316
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MGEnsino. Aprendizagem. Matemática. Novas tecnologias.Este trabalho apresenta uma análise sobre como as escolas do município de Elói Mendes e seus professores estão utilizando as tecnologias de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. Em um mundo cada vez mais voltado às novas tecnologias, o papel do professor passa a ser de um parceiro na construção da aprendizagem e na busca do conhecimento. Fazer com que os alunos se sintam parte desse mundo acadêmico poderá trazer resultados positivos, contribuindo para que possuam uma análise crítica e coerente de qualquer assunto e, para isso, faz-se necessário o uso de metodologias adequadas para tornar a tecnologia uma importante aliada. Para melhor conhecer este novo cenário foi realizada uma pesquisa exploratória para entender esses novos conceitos e um estudo de caso onde os professores de matemática do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Elói Mendes puderam demonstrar a sua realidade. Através deste estudo de caso foi possível visualizar que mesmo os professores não tendo uma formação voltada para essa nova forma metodológica, eles se consideram aptos para essa nova realidade. Observou-se também que todas as escolas pesquisadas encontram-se equipadas, não só com computadores, mas com vários outros aparelhos que englobam a tecnologia (calculadoras, vídeos, planilhas etc.) permitindo assim a sua aplicação no processo de ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/331610.34117/bjdv5n9-144Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15704-15725Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15704-15725Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15704-157252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3316/3175Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortugal, Priscila Sant’Ana CostaJúnior, Pedro dos Santos PortugalGomes, Celso Augusto dos SantosFigueiredo, Carina Adriele Duarte de MeloGuedes, Luiz Carlos Vieira2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3316Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:13.642498Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG
title O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG
spellingShingle O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG
Portugal, Priscila Sant’Ana Costa
Ensino. Aprendizagem. Matemática. Novas tecnologias.
title_short O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG
title_full O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG
title_fullStr O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG
title_full_unstemmed O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG
title_sort O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG
author Portugal, Priscila Sant’Ana Costa
author_facet Portugal, Priscila Sant’Ana Costa
Júnior, Pedro dos Santos Portugal
Gomes, Celso Augusto dos Santos
Figueiredo, Carina Adriele Duarte de Melo
Guedes, Luiz Carlos Vieira
author_role author
author2 Júnior, Pedro dos Santos Portugal
Gomes, Celso Augusto dos Santos
Figueiredo, Carina Adriele Duarte de Melo
Guedes, Luiz Carlos Vieira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portugal, Priscila Sant’Ana Costa
Júnior, Pedro dos Santos Portugal
Gomes, Celso Augusto dos Santos
Figueiredo, Carina Adriele Duarte de Melo
Guedes, Luiz Carlos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Aprendizagem. Matemática. Novas tecnologias.
topic Ensino. Aprendizagem. Matemática. Novas tecnologias.
description Este trabalho apresenta uma análise sobre como as escolas do município de Elói Mendes e seus professores estão utilizando as tecnologias de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. Em um mundo cada vez mais voltado às novas tecnologias, o papel do professor passa a ser de um parceiro na construção da aprendizagem e na busca do conhecimento. Fazer com que os alunos se sintam parte desse mundo acadêmico poderá trazer resultados positivos, contribuindo para que possuam uma análise crítica e coerente de qualquer assunto e, para isso, faz-se necessário o uso de metodologias adequadas para tornar a tecnologia uma importante aliada. Para melhor conhecer este novo cenário foi realizada uma pesquisa exploratória para entender esses novos conceitos e um estudo de caso onde os professores de matemática do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Elói Mendes puderam demonstrar a sua realidade. Através deste estudo de caso foi possível visualizar que mesmo os professores não tendo uma formação voltada para essa nova forma metodológica, eles se consideram aptos para essa nova realidade. Observou-se também que todas as escolas pesquisadas encontram-se equipadas, não só com computadores, mas com vários outros aparelhos que englobam a tecnologia (calculadoras, vídeos, planilhas etc.) permitindo assim a sua aplicação no processo de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3316
10.34117/bjdv5n9-144
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3316
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3316/3175
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15704-15725
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15704-15725
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15704-15725
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645423533883392