O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3316 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise sobre como as escolas do município de Elói Mendes e seus professores estão utilizando as tecnologias de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. Em um mundo cada vez mais voltado às novas tecnologias, o papel do professor passa a ser de um parceiro na construção da aprendizagem e na busca do conhecimento. Fazer com que os alunos se sintam parte desse mundo acadêmico poderá trazer resultados positivos, contribuindo para que possuam uma análise crítica e coerente de qualquer assunto e, para isso, faz-se necessário o uso de metodologias adequadas para tornar a tecnologia uma importante aliada. Para melhor conhecer este novo cenário foi realizada uma pesquisa exploratória para entender esses novos conceitos e um estudo de caso onde os professores de matemática do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Elói Mendes puderam demonstrar a sua realidade. Através deste estudo de caso foi possível visualizar que mesmo os professores não tendo uma formação voltada para essa nova forma metodológica, eles se consideram aptos para essa nova realidade. Observou-se também que todas as escolas pesquisadas encontram-se equipadas, não só com computadores, mas com vários outros aparelhos que englobam a tecnologia (calculadoras, vídeos, planilhas etc.) permitindo assim a sua aplicação no processo de ensino. |
id |
VERACRUZ-0_32be9894fcb13c3df9a3ae8e31d9200a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3316 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MGEnsino. Aprendizagem. Matemática. Novas tecnologias.Este trabalho apresenta uma análise sobre como as escolas do município de Elói Mendes e seus professores estão utilizando as tecnologias de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. Em um mundo cada vez mais voltado às novas tecnologias, o papel do professor passa a ser de um parceiro na construção da aprendizagem e na busca do conhecimento. Fazer com que os alunos se sintam parte desse mundo acadêmico poderá trazer resultados positivos, contribuindo para que possuam uma análise crítica e coerente de qualquer assunto e, para isso, faz-se necessário o uso de metodologias adequadas para tornar a tecnologia uma importante aliada. Para melhor conhecer este novo cenário foi realizada uma pesquisa exploratória para entender esses novos conceitos e um estudo de caso onde os professores de matemática do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Elói Mendes puderam demonstrar a sua realidade. Através deste estudo de caso foi possível visualizar que mesmo os professores não tendo uma formação voltada para essa nova forma metodológica, eles se consideram aptos para essa nova realidade. Observou-se também que todas as escolas pesquisadas encontram-se equipadas, não só com computadores, mas com vários outros aparelhos que englobam a tecnologia (calculadoras, vídeos, planilhas etc.) permitindo assim a sua aplicação no processo de ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/331610.34117/bjdv5n9-144Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15704-15725Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15704-15725Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15704-157252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3316/3175Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortugal, Priscila Sant’Ana CostaJúnior, Pedro dos Santos PortugalGomes, Celso Augusto dos SantosFigueiredo, Carina Adriele Duarte de MeloGuedes, Luiz Carlos Vieira2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3316Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:13.642498Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG |
title |
O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG |
spellingShingle |
O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG Portugal, Priscila Sant’Ana Costa Ensino. Aprendizagem. Matemática. Novas tecnologias. |
title_short |
O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG |
title_full |
O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG |
title_fullStr |
O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG |
title_sort |
O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG |
author |
Portugal, Priscila Sant’Ana Costa |
author_facet |
Portugal, Priscila Sant’Ana Costa Júnior, Pedro dos Santos Portugal Gomes, Celso Augusto dos Santos Figueiredo, Carina Adriele Duarte de Melo Guedes, Luiz Carlos Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, Pedro dos Santos Portugal Gomes, Celso Augusto dos Santos Figueiredo, Carina Adriele Duarte de Melo Guedes, Luiz Carlos Vieira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portugal, Priscila Sant’Ana Costa Júnior, Pedro dos Santos Portugal Gomes, Celso Augusto dos Santos Figueiredo, Carina Adriele Duarte de Melo Guedes, Luiz Carlos Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Aprendizagem. Matemática. Novas tecnologias. |
topic |
Ensino. Aprendizagem. Matemática. Novas tecnologias. |
description |
Este trabalho apresenta uma análise sobre como as escolas do município de Elói Mendes e seus professores estão utilizando as tecnologias de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. Em um mundo cada vez mais voltado às novas tecnologias, o papel do professor passa a ser de um parceiro na construção da aprendizagem e na busca do conhecimento. Fazer com que os alunos se sintam parte desse mundo acadêmico poderá trazer resultados positivos, contribuindo para que possuam uma análise crítica e coerente de qualquer assunto e, para isso, faz-se necessário o uso de metodologias adequadas para tornar a tecnologia uma importante aliada. Para melhor conhecer este novo cenário foi realizada uma pesquisa exploratória para entender esses novos conceitos e um estudo de caso onde os professores de matemática do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Elói Mendes puderam demonstrar a sua realidade. Através deste estudo de caso foi possível visualizar que mesmo os professores não tendo uma formação voltada para essa nova forma metodológica, eles se consideram aptos para essa nova realidade. Observou-se também que todas as escolas pesquisadas encontram-se equipadas, não só com computadores, mas com vários outros aparelhos que englobam a tecnologia (calculadoras, vídeos, planilhas etc.) permitindo assim a sua aplicação no processo de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3316 10.34117/bjdv5n9-144 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3316 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3316/3175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15704-15725 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15704-15725 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15704-15725 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645423533883392 |