Quando a criança perde o lugar: as infâncias e seus (des)lugares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milanez, Fernanda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/313
Resumo: Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado, situada no campo dos estudos da infância, cujas questões foram sendo esboçadas a partir de alguns cronotopos pinçados em experiências que envolveram remoções e deslocamentos provocados por desastres ambientais, que se firmaram como questões de investigação para o presente estudo. No que diz respeito às experiências de diferentes infâncias ou às memórias delas, busco compreender como as crianças restabelecem suas relações espaçotemporais nas situações de destruição ou reconstrução de seus territórios. Para tal, convidei interlocutores afetados pelo evento climático da região serrana1 em 2011, dispostos a revisitar locais onde moravam ou estudavam quando a chuva veio. Essa questão se coloca como o objetivo principal deste recorte da pesquisa, embora ainda não conclusiva, que conta com o aporte teórico de Mikhail Bakhtin a partir do seu conceito de cronotopo e de Walter Benjamin, em diálogo com seus conceitos e experiência, memória e infância.
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spelling Quando a criança perde o lugar: as infâncias e seus (des)lugaresWhen the child loses the place: the childhoods and their(dis)placesInfâncias; Cronotopo; Pesquisa; Crianças; Refugiados.Childhood; Chronotopes; Research; Children; Refugees.Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado, situada no campo dos estudos da infância, cujas questões foram sendo esboçadas a partir de alguns cronotopos pinçados em experiências que envolveram remoções e deslocamentos provocados por desastres ambientais, que se firmaram como questões de investigação para o presente estudo. No que diz respeito às experiências de diferentes infâncias ou às memórias delas, busco compreender como as crianças restabelecem suas relações espaçotemporais nas situações de destruição ou reconstrução de seus territórios. Para tal, convidei interlocutores afetados pelo evento climático da região serrana1 em 2011, dispostos a revisitar locais onde moravam ou estudavam quando a chuva veio. Essa questão se coloca como o objetivo principal deste recorte da pesquisa, embora ainda não conclusiva, que conta com o aporte teórico de Mikhail Bakhtin a partir do seu conceito de cronotopo e de Walter Benjamin, em diálogo com seus conceitos e experiência, memória e infância.This paper was taken from a PhD research conducted in the field of childhood studies, and the issues have been sketched out from chronotopes pinned on experiences involving removals and displacements caused by environmental disasters, which were established as research question for the present study. Concerning the experiences of different childhoods or their memories, I seek to understand how children reestablish their spatio-temporal relations in situations of destruction or reconstruction of their territories. To do so, I invited people affected by the climatic event of the mountainous Serrana region in 2011, who were willing to revisit places where they lived or studied when the rain came. This question is the main goal of the research, although not yet conclusive, which counts on the’s theoretical contribution of Mikhail Bakhtin, from his concept of chronotopes, and Walter Benjamin, in dialogue with his concepts about experience, memory and childhood.Vera CruzMilanez, Fernanda2017-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/31310.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art313Veras; v. 7, n. 2 (2017); 274-2842236-572910.14212/veras.vol7.n2.ano2017reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/313/PDFDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:58:00ZRevista
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