As imagens do sistema genital humano em livros de biologia: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM): Images of the human genital system in biology books: an approach from the Cognitivist Theory of Multimedia Learning (CTML)
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50661 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar imagens inseridas no conteúdo de Sistema Genital Humano de Livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, através das perspectivas da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Os conteúdos da Anatomia Humana na disciplina de Biologia são considerados essenciais para a apropriação do autoconhecimento corporal, principalmente acerca do Sistema Genital Humano, por auxiliar na qualidade de vida e na prevenção de possíveis doenças. Mas diversos problemas encontrados em muitas unidades escolares dificulta a aprendizagem do estudante, como a ausência de modelos anatômicos. Assim, o conteúdo acaba sendo exposto de forma teórica e sem nenhuma atividade prática. Isso colabora para que o Livro Didático seja utilizado em demasia. Nele, existem imagens que podem colaborar com uma melhor aproximação do conteúdo de forma ilustrativa, mas por vezes, podem conter elementos estranhos e gerar problemas na aprendizagem, necessitando de parâmetros teórico-metodológicos para melhor analisá-las. A TCAM apresenta princípios que podem ser utilizados tanto para construir como para analisar recursos instrucionais multimídias, como forma de tornar diminuída a inserção de elementos desnecessários e equívocos conceituais dentro dos conteúdos educacionais, priorizando a carga cognitiva do estudante. A pesquisa foi de abordagem qualitativa de forma descritiva, mediante análise de imagens de dez Livros Didáticos aprovados pelo PNLD e que envolviam o conteúdo do Sistema Genital Humano. Constatou-se que os desvios mais recorrentes entre os exemplares foram os de Coerência e de Sinalização. Somado a isso, em um dos exemplares também houve desvio no princípio de Contiguidade Espacial. Apenas um dos livros se mostrou como totalmente satisfatório acerca dos três princípios da TCAM. É nítida a relevância de ser feita uma boa escolha dos exemplares e de avaliá-los antes da adoção para uso no âmbito educacional, reduzindo com isso as chances de construção de um conhecimento equivocado e sem significado para os estudantes. |
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Os conteúdos da Anatomia Humana na disciplina de Biologia são considerados essenciais para a apropriação do autoconhecimento corporal, principalmente acerca do Sistema Genital Humano, por auxiliar na qualidade de vida e na prevenção de possíveis doenças. Mas diversos problemas encontrados em muitas unidades escolares dificulta a aprendizagem do estudante, como a ausência de modelos anatômicos. Assim, o conteúdo acaba sendo exposto de forma teórica e sem nenhuma atividade prática. Isso colabora para que o Livro Didático seja utilizado em demasia. Nele, existem imagens que podem colaborar com uma melhor aproximação do conteúdo de forma ilustrativa, mas por vezes, podem conter elementos estranhos e gerar problemas na aprendizagem, necessitando de parâmetros teórico-metodológicos para melhor analisá-las. A TCAM apresenta princípios que podem ser utilizados tanto para construir como para analisar recursos instrucionais multimídias, como forma de tornar diminuída a inserção de elementos desnecessários e equívocos conceituais dentro dos conteúdos educacionais, priorizando a carga cognitiva do estudante. A pesquisa foi de abordagem qualitativa de forma descritiva, mediante análise de imagens de dez Livros Didáticos aprovados pelo PNLD e que envolviam o conteúdo do Sistema Genital Humano. Constatou-se que os desvios mais recorrentes entre os exemplares foram os de Coerência e de Sinalização. Somado a isso, em um dos exemplares também houve desvio no princípio de Contiguidade Espacial. Apenas um dos livros se mostrou como totalmente satisfatório acerca dos três princípios da TCAM. É nítida a relevância de ser feita uma boa escolha dos exemplares e de avaliá-los antes da adoção para uso no âmbito educacional, reduzindo com isso as chances de construção de um conhecimento equivocado e sem significado para os estudantes.A presente pesquisa tem como objetivo analisar imagens inseridas no conteúdo de Sistema Genital Humano de Livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, através das perspectivas da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Os conteúdos da Anatomia Humana na disciplina de Biologia são considerados essenciais para a apropriação do autoconhecimento corporal, principalmente acerca do Sistema Genital Humano, por auxiliar na qualidade de vida e na prevenção de possíveis doenças. Mas diversos problemas encontrados em muitas unidades escolares dificulta a aprendizagem do estudante, como a ausência de modelos anatômicos. Assim, o conteúdo acaba sendo exposto de forma teórica e sem nenhuma atividade prática. Isso colabora para que o Livro Didático seja utilizado em demasia. Nele, existem imagens que podem colaborar com uma melhor aproximação do conteúdo de forma ilustrativa, mas por vezes, podem conter elementos estranhos e gerar problemas na aprendizagem, necessitando de parâmetros teórico-metodológicos para melhor analisá-las. A TCAM apresenta princípios que podem ser utilizados tanto para construir como para analisar recursos instrucionais multimídias, como forma de tornar diminuída a inserção de elementos desnecessários e equívocos conceituais dentro dos conteúdos educacionais, priorizando a carga cognitiva do estudante. A pesquisa foi de abordagem qualitativa de forma descritiva, mediante análise de imagens de dez Livros Didáticos aprovados pelo PNLD e que envolviam o conteúdo do Sistema Genital Humano. Constatou-se que os desvios mais recorrentes entre os exemplares foram os de Coerência e de Sinalização. 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É nítida a relevância de ser feita uma boa escolha dos exemplares e de avaliá-los antes da adoção para uso no âmbito educacional, reduzindo com isso as chances de construção de um conhecimento equivocado e sem significado para os estudantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5066110.34117/bjdv8n7-333Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 54100-54119Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 54100-54119Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 54100-541192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50661/38052Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Vitor daNeves, Ricardo Ferreira dasSilva, Ewerton Fylipe de Araújo2022-07-28T12:49:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50661Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:09.748638Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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